DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luiz Otávio Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28225
Resumo: Este trabalho monográfico se propõe a debater os empreendimentos intelectuais e ações políticas de Darcy Ribeiro (1922-1997) tensionando dois campos que perpassaram toda a sua trajetória, a Antropologia e a Educação. Ao cotejar estas duas disciplinas, o objetivo reside em responder à seguinte hipótese: Darcy Ribeiro é pioneiro da Antropologia da Educação no Brasil. O método utilizado para a consecução do texto foi um levantamento bibliográfico ancorado nas premissas da etnografia documental, e estruturado em três eixos temáticos fundamentais. O primeiro, explicitar como ocorreu a aproximação da antropologia e a educação. O segundo, mostrar o sentido político-intelectual na relação entre ciências sociais e o campo educacional na experiência brasileira. O terceiro, cotejar estas dinâmicas com o itinerário intelectual e político de Darcy Ribeiro, uma vez que ele foi um ator central nesse cenário. Nesta análise tripartida subjaz um objetivo secundário: precaver como os registros podem contribuir na construção de uma (auto)representação idealizada. Isto porque Darcy Ribeiro, ainda em vida, produziu um vasto material autobiográfico visando controlar as narrativas a respeito da sua trajetória para a construção da sua memória póstuma. Estes registros, por sua vez, constituem a fonte de análise primária das investigações acerca do legado darcyniano. As obras analisadas foram: ‘A Universidade Necessária. Estudos Sobre o Brasil e a América Latina’ (1969); ‘UnB: Invenção e descaminho’ (1978); ‘Nossa escola é uma calamidade’ (1984); ‘O livro dos CIEPs’ (1986) e ‘Universidade de Brasília: projeto de organização, pronunciamento de educadores e cientistas e Lei n° 3.998 de 15 de dezembro de 1961’ (2011); textos em que Darcy Ribeiro discutiu educação de forma restrita. O recorte desta investigação busca confrontar a Antropologia e a Educação na trajetória de Darcy Ribeiro de uma forma não ilustrativa em sua biografia. Portanto, a pesquisa visa lançar um novo enfoque interpretativo sob um autor largamente debatido em diferentes ramos das ciências humanas, e de suma importância na institucionalização das ciências sociais e educação no Brasil.
id UFF-2_2a840280be49e89ec1e77fd3e1745a9a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28225
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUALDarcy Ribeiro; Antropologia da Educação; Política; Trajetória Intelectual; Ciências SociaisDarcy Ribeiro; Anthropology of Education; Politics; Intellectual Trajectory; Social SciencesEste trabalho monográfico se propõe a debater os empreendimentos intelectuais e ações políticas de Darcy Ribeiro (1922-1997) tensionando dois campos que perpassaram toda a sua trajetória, a Antropologia e a Educação. Ao cotejar estas duas disciplinas, o objetivo reside em responder à seguinte hipótese: Darcy Ribeiro é pioneiro da Antropologia da Educação no Brasil. O método utilizado para a consecução do texto foi um levantamento bibliográfico ancorado nas premissas da etnografia documental, e estruturado em três eixos temáticos fundamentais. O primeiro, explicitar como ocorreu a aproximação da antropologia e a educação. O segundo, mostrar o sentido político-intelectual na relação entre ciências sociais e o campo educacional na experiência brasileira. O terceiro, cotejar estas dinâmicas com o itinerário intelectual e político de Darcy Ribeiro, uma vez que ele foi um ator central nesse cenário. Nesta análise tripartida subjaz um objetivo secundário: precaver como os registros podem contribuir na construção de uma (auto)representação idealizada. Isto porque Darcy Ribeiro, ainda em vida, produziu um vasto material autobiográfico visando controlar as narrativas a respeito da sua trajetória para a construção da sua memória póstuma. Estes registros, por sua vez, constituem a fonte de análise primária das investigações acerca do legado darcyniano. As obras analisadas foram: ‘A Universidade Necessária. Estudos Sobre o Brasil e a América Latina’ (1969); ‘UnB: Invenção e descaminho’ (1978); ‘Nossa escola é uma calamidade’ (1984); ‘O livro dos CIEPs’ (1986) e ‘Universidade de Brasília: projeto de organização, pronunciamento de educadores e cientistas e Lei n° 3.998 de 15 de dezembro de 1961’ (2011); textos em que Darcy Ribeiro discutiu educação de forma restrita. O recorte desta investigação busca confrontar a Antropologia e a Educação na trajetória de Darcy Ribeiro de uma forma não ilustrativa em sua biografia. Portanto, a pesquisa visa lançar um novo enfoque interpretativo sob um autor largamente debatido em diferentes ramos das ciências humanas, e de suma importância na institucionalização das ciências sociais e educação no Brasil.This monographic work aims to discuss the intellectual enterprises and political actions of Darcy Ribeiro (1922-1997) tensioning two fields that went through his entire trajectory, Anthropology and Education. When itemising these two disciplines, the objective is to answer the following hypothesis: Is Darcy Ribeiro a pioneer of The Anthropology of Education in Brazil. The method used to achieve the text was a bibliographic survey anchored in the premises of documentary ethnography, and structured in three fundamental thematic axes. The first, explaining how the approximation of Anthropology and Education occurred. The second, to show the political-intellectual sense in the relationship between social sciences and the educational field in the brazilian experience. The third, to commin these dynamics with the intellectual and political itinerary of Darcy Ribeiro, since he was a central actor in this scenario. In this tripartite analysis, a secondary objective underlies: to watch over how records can contribute to the construction of an idealized (self)representation. This is because Darcy Ribeiro, still in life, produced a vast autobiographical material in order to control the narratives about his trajectory for the construction of his posthumous memory. These records, in turn, constitute the primary source of analysis of investigations into darcynian legacy. The works analyzed were: 'The Necessary University. Studies on Brazil and Latin America' (1969); 'UnB: Invention and Mispath' (1978); 'Our school is a calamity' (1984); 'The book of CIEPs' (1986) and 'University of Brasilia: organization project, pronouncement of educators and scientists and Law n°. 3,998 of December 15, 1961' (2011); texts in which Darcy Ribeiro discussed education in a restricted way. The clipping of this investigation seeks to confront anthropology and education in the trajectory of Darcy Ribeiro in a non-illustrative way in his biography. Therefore, the research aims to launch a new interpretative approach under an author widely debated in different branches of the human sciences, and of paramount importance in the institutionalization of social sciences and education in Brazil.85Paiva, A. L. S.http://lattes.cnpq.br/0993142677246044Fernandes, R.B.http://lattes.cnpq.br/8021613526346249Scotto, G.http://lattes.cnpq.br/4148205819933960Rodrigues, Luiz Otávio Pereira2023-03-15T18:48:18Z2023-03-15T18:48:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Luiz Otávio Pereira. Darcy Ribeiro e a Antropologia da educação no Brasil: um itinerário político intelectual. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28225CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-15T18:48:22Zoai:app.uff.br:1/28225Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-15T18:48:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
title DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
spellingShingle DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
Rodrigues, Luiz Otávio Pereira
Darcy Ribeiro; Antropologia da Educação; Política; Trajetória Intelectual; Ciências Sociais
Darcy Ribeiro; Anthropology of Education; Politics; Intellectual Trajectory; Social Sciences
title_short DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
title_full DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
title_fullStr DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
title_full_unstemmed DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
title_sort DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL
author Rodrigues, Luiz Otávio Pereira
author_facet Rodrigues, Luiz Otávio Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, A. L. S.
http://lattes.cnpq.br/0993142677246044
Fernandes, R.B.
http://lattes.cnpq.br/8021613526346249
Scotto, G.
http://lattes.cnpq.br/4148205819933960
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luiz Otávio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Darcy Ribeiro; Antropologia da Educação; Política; Trajetória Intelectual; Ciências Sociais
Darcy Ribeiro; Anthropology of Education; Politics; Intellectual Trajectory; Social Sciences
topic Darcy Ribeiro; Antropologia da Educação; Política; Trajetória Intelectual; Ciências Sociais
Darcy Ribeiro; Anthropology of Education; Politics; Intellectual Trajectory; Social Sciences
description Este trabalho monográfico se propõe a debater os empreendimentos intelectuais e ações políticas de Darcy Ribeiro (1922-1997) tensionando dois campos que perpassaram toda a sua trajetória, a Antropologia e a Educação. Ao cotejar estas duas disciplinas, o objetivo reside em responder à seguinte hipótese: Darcy Ribeiro é pioneiro da Antropologia da Educação no Brasil. O método utilizado para a consecução do texto foi um levantamento bibliográfico ancorado nas premissas da etnografia documental, e estruturado em três eixos temáticos fundamentais. O primeiro, explicitar como ocorreu a aproximação da antropologia e a educação. O segundo, mostrar o sentido político-intelectual na relação entre ciências sociais e o campo educacional na experiência brasileira. O terceiro, cotejar estas dinâmicas com o itinerário intelectual e político de Darcy Ribeiro, uma vez que ele foi um ator central nesse cenário. Nesta análise tripartida subjaz um objetivo secundário: precaver como os registros podem contribuir na construção de uma (auto)representação idealizada. Isto porque Darcy Ribeiro, ainda em vida, produziu um vasto material autobiográfico visando controlar as narrativas a respeito da sua trajetória para a construção da sua memória póstuma. Estes registros, por sua vez, constituem a fonte de análise primária das investigações acerca do legado darcyniano. As obras analisadas foram: ‘A Universidade Necessária. Estudos Sobre o Brasil e a América Latina’ (1969); ‘UnB: Invenção e descaminho’ (1978); ‘Nossa escola é uma calamidade’ (1984); ‘O livro dos CIEPs’ (1986) e ‘Universidade de Brasília: projeto de organização, pronunciamento de educadores e cientistas e Lei n° 3.998 de 15 de dezembro de 1961’ (2011); textos em que Darcy Ribeiro discutiu educação de forma restrita. O recorte desta investigação busca confrontar a Antropologia e a Educação na trajetória de Darcy Ribeiro de uma forma não ilustrativa em sua biografia. Portanto, a pesquisa visa lançar um novo enfoque interpretativo sob um autor largamente debatido em diferentes ramos das ciências humanas, e de suma importância na institucionalização das ciências sociais e educação no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T18:48:18Z
2023-03-15T18:48:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Luiz Otávio Pereira. Darcy Ribeiro e a Antropologia da educação no Brasil: um itinerário político intelectual. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28225
identifier_str_mv RODRIGUES, Luiz Otávio Pereira. Darcy Ribeiro e a Antropologia da educação no Brasil: um itinerário político intelectual. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838876313583616