Simulação do transporte unidimensional sem difusão de um poluente em atmosferas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19605 |
Resumo: | Neste trabalho é proposto um modelo hiperbólico para a descrição do transporte de um poluente numa atmosfera isotérmica. Equações de conservação de massa e momentum para a mistura ar-poluente, combinadas ao balanço de massa para o poluente, originam, após algumas hipóteses simplificadoras, um sistema de três equações diferenciais parciais não lineares acopladas, cujas incógnitas são os campos de massa específica e velocidade do ar e de concentração do poluente. A natureza deste problema matemático não permite, em geral, a obtenção de soluções no sentido clássico, com as equações diferenciais verificadas ponto a ponto, impondo uma extensão do espaço de soluções admissíveis, a fim de permitir a presença de descontinuidades satisfazendo um certo critério de seleção dado pelas condições de entropia, além de satisfazer uma formulação fraca das equações de conservação. A simulação dos fenômenos descritos anteriormente segue um conjunto de procedimentos sistemáticos constituído por três etapas a saber: a solução generalizada completa do Problema de Riemann associado, a construção de um esquema de Glimm para evolução temporal com condição inicial arbitrária e a fatoração do operador em uma parte hiperbólica e uma parte ordinária, que permite uma evolução no tempo com o termo não homogêneo, que representa a taxa de produção ou destruição do poluente devido à presença de reações químicas. Alguns resultados numéricos são apresentados como ilustração para a resposta tanto do modelo proposto como do procedimento numérico. Outros tipos de fonte ou sorvedouro (lineares ou não) de poluentes podem ser também tratados a partir do procedimento numérico descrito neste trabalho, sem que para isto haja aumento de dificuldade operacional. |
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Simulação do transporte unidimensional sem difusão de um poluente em atmosferasPoluição ambientalTransporte de poluentesAtmosfera isotérmicaProblema de RiemannOndas de choqueCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICANeste trabalho é proposto um modelo hiperbólico para a descrição do transporte de um poluente numa atmosfera isotérmica. Equações de conservação de massa e momentum para a mistura ar-poluente, combinadas ao balanço de massa para o poluente, originam, após algumas hipóteses simplificadoras, um sistema de três equações diferenciais parciais não lineares acopladas, cujas incógnitas são os campos de massa específica e velocidade do ar e de concentração do poluente. A natureza deste problema matemático não permite, em geral, a obtenção de soluções no sentido clássico, com as equações diferenciais verificadas ponto a ponto, impondo uma extensão do espaço de soluções admissíveis, a fim de permitir a presença de descontinuidades satisfazendo um certo critério de seleção dado pelas condições de entropia, além de satisfazer uma formulação fraca das equações de conservação. A simulação dos fenômenos descritos anteriormente segue um conjunto de procedimentos sistemáticos constituído por três etapas a saber: a solução generalizada completa do Problema de Riemann associado, a construção de um esquema de Glimm para evolução temporal com condição inicial arbitrária e a fatoração do operador em uma parte hiperbólica e uma parte ordinária, que permite uma evolução no tempo com o termo não homogêneo, que representa a taxa de produção ou destruição do poluente devido à presença de reações químicas. Alguns resultados numéricos são apresentados como ilustração para a resposta tanto do modelo proposto como do procedimento numérico. Outros tipos de fonte ou sorvedouro (lineares ou não) de poluentes podem ser também tratados a partir do procedimento numérico descrito neste trabalho, sem que para isto haja aumento de dificuldade operacional.Programa de Pós-graduação em Engenharia MecânicaEngenharia MecânicaCosta, Maria Laura MartinsCPF:12300989822http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787214P7Gama, Rogério Martins Saldanha daCPF:23214524522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787598E6Rachid, Felipe Bastos de FreitasCPF:90879800322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788565J8Tien, João Miguel Truong DinhCPF:00690076722http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787264Y9Silva, Carlos Alberto Biolchini da2021-03-10T20:47:55Z2006-08-182021-03-10T20:47:55Z2002-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19605porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:47:55Zoai:app.uff.br:1/19605Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:47.707334Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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