O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Joana Costa De Miranda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23690
Resumo: Nas duas últimas décadas, com a influência dos computadores no campo da arquitetura e do urbanismo, o arquiteto tem enfrentado um cenário de evolução tecnológica intensa e volátil que imprime em suas práticas de projeto profundas transformações. As instituições de ensino superior de arquitetura e urbanismo tentam acompanhar essa evolução. No entanto, têm apresentado indícios de defasagem em relação às novidades tecnológicas no que tange o ensino de projeto. Esta pesquisa busca analisar a inserção dos recursos digitais nas atividades de projetação arquitetônica no contexto do ensino superior e, assim, contribuir para a discussão sobre o papel da universidade na alfabetização digital do estudante em prol de uma formação profissional consonante com a realidade contemporânea. As considerações de caráter metodológico foram quantitativas e qualitativas e, como método, foi adotado o Estudo de Caso. Fazem parte dos principais recortes dessa pesquisa: a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro como recortes geográficos; o período entre 2009 e 2019 como recorte temporal; os ateliês de projeto foram considerados como cenário, os professores e alunos como população e; por fim, os programas digitais que serão analisados como ferramentas de apoio ao projeto foram o AutoCAD e o Revit. Para criar o embasamento teórico e identificar os elementos que pudessem consolidar a abordagem da pesquisa foi realizado o levantamento bibliográfico, com a ampliação contínua ao longo do estudo. Quanto a pesquisa empírica, a coleta das informações foi feita por meio de registros fotográficos, aplicações de questionários on-line e entrevistas in loco. A consolidação da análise e interpretação dos resultados da pesquisa foi realizada por meio dos dados coletados pela pesquisa empírica intercalados com o discurso dos respondentes e dos autores que foram consultados para embasamento da pesquisa teórica. Como resultado da pesquisa foi constatada que a defasagem de inserção tecnológica não é exclusiva somente às instituições foco de análise, mas abrangem o contexto nacional e internacional de ensino superior de arquitetura e urbanismo.
id UFF-2_2c4b54a0198644896ba7504548f07b16
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23690
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJArquiteturaEnsinoEvolução tecnológicaFerramentas digitaisProjetoArquiteturaTecnologiaEnsino do projetoFerramentas digitaisArchitectureTeachingTechnological evolutionDigital toolsDesignNas duas últimas décadas, com a influência dos computadores no campo da arquitetura e do urbanismo, o arquiteto tem enfrentado um cenário de evolução tecnológica intensa e volátil que imprime em suas práticas de projeto profundas transformações. As instituições de ensino superior de arquitetura e urbanismo tentam acompanhar essa evolução. No entanto, têm apresentado indícios de defasagem em relação às novidades tecnológicas no que tange o ensino de projeto. Esta pesquisa busca analisar a inserção dos recursos digitais nas atividades de projetação arquitetônica no contexto do ensino superior e, assim, contribuir para a discussão sobre o papel da universidade na alfabetização digital do estudante em prol de uma formação profissional consonante com a realidade contemporânea. As considerações de caráter metodológico foram quantitativas e qualitativas e, como método, foi adotado o Estudo de Caso. Fazem parte dos principais recortes dessa pesquisa: a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro como recortes geográficos; o período entre 2009 e 2019 como recorte temporal; os ateliês de projeto foram considerados como cenário, os professores e alunos como população e; por fim, os programas digitais que serão analisados como ferramentas de apoio ao projeto foram o AutoCAD e o Revit. Para criar o embasamento teórico e identificar os elementos que pudessem consolidar a abordagem da pesquisa foi realizado o levantamento bibliográfico, com a ampliação contínua ao longo do estudo. Quanto a pesquisa empírica, a coleta das informações foi feita por meio de registros fotográficos, aplicações de questionários on-line e entrevistas in loco. A consolidação da análise e interpretação dos resultados da pesquisa foi realizada por meio dos dados coletados pela pesquisa empírica intercalados com o discurso dos respondentes e dos autores que foram consultados para embasamento da pesquisa teórica. Como resultado da pesquisa foi constatada que a defasagem de inserção tecnológica não é exclusiva somente às instituições foco de análise, mas abrangem o contexto nacional e internacional de ensino superior de arquitetura e urbanismo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn the last two decades, with the influence of computers in the field of architecture and urbanism, the architect has faced a scenario of intense and volatile technological evolution that has profound transformations in his design practices. Higher Education Institutions of Architecture and Urbanism try to follow this evolution. However, they have shown signs of lag in relation to technological innovations regarding project teaching. This research seeks to analyze the insertion of digital resources in architectural design activities in the context of higher education and, thus, contribute to the discussion on the role of the university in the student's digital literacy in favor of professional training in line with contemporary reality. The methodological considerations were quantitative and qualitative and, as a method, the Case Study was adopted. They are part of the main excerpts of this research: the School of Architecture and Urbanism of the Federal Fluminense University and the Faculty of Architecture and Urbanism of the Federal University of Rio de Janeiro as geographical excerpts; the period between 2009 and 2019 as a time frame; the design studios were considered as a scenario, teachers and students as a population and; finally, the digital programs that will be analyzed as tools to support the project were AutoCAD and Revit. In order to create the theoretical basis and identify the elements that could consolidate the research approach, a bibliographic survey was carried out, with continuous expansion throughout the study. As for empirical research, information was collected through photographic records, online questionnaire applications and on-the-spot interviews. The consolidation of the analysis and interpretation of the research results was carried out through the data collected by the empirical research interspersed with the speech of the respondents and the authors who were consulted to support the theoretical research. As a result of the research, it was found that the gap in technological insertion is not exclusive only to the institutions that are the focus of analysis, but also covers the national and international context of higher education in architecture and urbanism.246 p.NiteróiDiniz, Luciana NemerFontenelle, MaríliaPássaro, AndrésQueiroz, Joana Costa De Miranda2021-11-18T18:01:40Z2021-11-18T18:01:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Joana Costa De Miranda. O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23690Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T18:01:40Zoai:app.uff.br:1/23690Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T18:01:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
title O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
spellingShingle O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
Queiroz, Joana Costa De Miranda
Arquitetura
Ensino
Evolução tecnológica
Ferramentas digitais
Projeto
Arquitetura
Tecnologia
Ensino do projeto
Ferramentas digitais
Architecture
Teaching
Technological evolution
Digital tools
Design
title_short O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
title_full O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
title_fullStr O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
title_full_unstemmed O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
title_sort O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ
author Queiroz, Joana Costa De Miranda
author_facet Queiroz, Joana Costa De Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Luciana Nemer
Fontenelle, Marília
Pássaro, Andrés
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Joana Costa De Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Ensino
Evolução tecnológica
Ferramentas digitais
Projeto
Arquitetura
Tecnologia
Ensino do projeto
Ferramentas digitais
Architecture
Teaching
Technological evolution
Digital tools
Design
topic Arquitetura
Ensino
Evolução tecnológica
Ferramentas digitais
Projeto
Arquitetura
Tecnologia
Ensino do projeto
Ferramentas digitais
Architecture
Teaching
Technological evolution
Digital tools
Design
description Nas duas últimas décadas, com a influência dos computadores no campo da arquitetura e do urbanismo, o arquiteto tem enfrentado um cenário de evolução tecnológica intensa e volátil que imprime em suas práticas de projeto profundas transformações. As instituições de ensino superior de arquitetura e urbanismo tentam acompanhar essa evolução. No entanto, têm apresentado indícios de defasagem em relação às novidades tecnológicas no que tange o ensino de projeto. Esta pesquisa busca analisar a inserção dos recursos digitais nas atividades de projetação arquitetônica no contexto do ensino superior e, assim, contribuir para a discussão sobre o papel da universidade na alfabetização digital do estudante em prol de uma formação profissional consonante com a realidade contemporânea. As considerações de caráter metodológico foram quantitativas e qualitativas e, como método, foi adotado o Estudo de Caso. Fazem parte dos principais recortes dessa pesquisa: a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro como recortes geográficos; o período entre 2009 e 2019 como recorte temporal; os ateliês de projeto foram considerados como cenário, os professores e alunos como população e; por fim, os programas digitais que serão analisados como ferramentas de apoio ao projeto foram o AutoCAD e o Revit. Para criar o embasamento teórico e identificar os elementos que pudessem consolidar a abordagem da pesquisa foi realizado o levantamento bibliográfico, com a ampliação contínua ao longo do estudo. Quanto a pesquisa empírica, a coleta das informações foi feita por meio de registros fotográficos, aplicações de questionários on-line e entrevistas in loco. A consolidação da análise e interpretação dos resultados da pesquisa foi realizada por meio dos dados coletados pela pesquisa empírica intercalados com o discurso dos respondentes e dos autores que foram consultados para embasamento da pesquisa teórica. Como resultado da pesquisa foi constatada que a defasagem de inserção tecnológica não é exclusiva somente às instituições foco de análise, mas abrangem o contexto nacional e internacional de ensino superior de arquitetura e urbanismo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-11-18T18:01:40Z
2021-11-18T18:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Joana Costa De Miranda. O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23690
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv QUEIROZ, Joana Costa De Miranda. O ateliê de projetos em tempos tecnológicos: o caso da EAU/UFF E FAU/UFRJ. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135300006215680