Filmes found footage: fragmento e heterogêneos no laboratório da vanguarda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13154 |
Resumo: | A pesquisa concentra-‐se nos filmes found footage como uma das práticas de reemprego de imagens dentre outras recorrentes na contemporaneidade. Esta cinematografia, instalada como um campo específico do cinema avant-‐garde ou experimental, acessando o acervo audiovisual constituído principalmente a partir da experiência do cinema, estabelece, ao operar por desvio e através de variadas formas de elaboração de novos filmes, reflexões acerca da materialidade do suporte e da natureza de suas imagens. Este caráter híbrido que funde o suporte e o dado que carrega, tratados de maneira dissociada de seu uso prévio, é a especificidade dos filmes found footage. Essas novas formulações, agenciadas primordialmente pela operação da montagem, tornam-‐se objetos de discussão do binômio estética e política no sentido que, através dos gestos de suas realizações, expõem aspectos sobre a natureza ontológica da imagem cinematográfica, suas técnicas e modos de produção, pensados como uma rede de interações e confrontações.. Como corpus da pesquisa selecionamos um bloco de filmes da filmografia do realizador austríaco Peter Tscherkassky, por ele denominados Films from a Dark Room: a trilogia cinemascope, com L’ Arrivée (1998), Outer Space (1999), Dream Work (2001); e seu penúltimo filme, Instructions for a Light and Sound Machine (2005). |
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