A influência das marcas corporais no processo seletivo hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Júlia Schupp Escandarane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9991
Resumo: Ao longo do tempo, os meios de hospedagem foram evoluindo de hospedarias mais simples a uma grande diversidade de empreendimentos, desde albergues a grandes redes hoteleiras. Com isso, padrões e protocolos passam a ser estabelecidos, assim como o perfil desejado dos candidatos aos postos de trabalho. Ao analisarmos os processos seletivos, percebemos a predominância na escolha de um perfil específico, que chamaremos neste trabalho de neutro. Segundo Cardoso (2008), esse perfil de profissional teria um tipo de aparência considerada socialmente aceitável, para gerar empatia com o hóspede. Contudo, atualmente, verifica-se que uma parte dos ingressantes do curso de hotelaria não se encaixam nesse padrão e podem enfrentar problemas para ingressar no mercado hoteleiro. Diante de tal questão, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: em que medida, as características da aparência, ainda são exigências para ingressar na hotelaria? Assim, o objetivo é analisar se algumas marcas corporais (piercings, tatuagens, alargadores, cabelos coloridos, cacheados, crespos, blackpower e dreadlocks) influenciam os processos seletivos hoteleiros. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa bibliográfica dos assuntos pertinentes e de dois levantamentos dados. O primeiro foi um questionário com alunos dos cursos de Hotelaria e Turismo divulgado na rede social Facebook e na via de comunicação Whatsapp e o segundo foi uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas individuais. Os resultados indicam que os meios hoteleiros ainda estão se atualizando quanto ao fator aparência na hora da contratação, e que mesmo nos dias de hoje, ainda se mostra importante para alguns meios de hospedagem
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