A internacionalização da educação na América Latina: uma análise das instituições de ensino superior lassalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Alice Gravelle
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26869
Resumo: É possível perceber no início do século XXI o crescimento de iniciativas universitárias em todo o mundo com o intuito de atender aos desafios da globalização, impulsionando o fenômeno da internacionalização da educação no nível terciário. Desse modo, esta pesquisa possui como objetivo analisar a internacionalização do ensino superior a nível de graduação na América Latina, com base em um estudo de caso da rede La Salle a partir da análise de três Instituições de Ensino Superior (IES) Lassalistas localizadas na região entre 2010 e 2020, a fim de compreender em que medida o processo de internacionalização pode ser um instrumento para promoção de uma educação de qualidade aliada à justiça social e à inclusão. As universidades selecionadas são aquelas que contabilizam o maior número total de alunos em cada um dos países com o maior número de IES Lassalistas na região: a mexicana Universidad La Salle México, a colombiana Universidad de La Salle – Bogotá e a brasileira Universidade La Salle Canoas. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar como as IES Lassalistas situadas na América Latina e Caribe efetivaram a internacionalização do ensino no âmbito da graduação entre 2010 e 2020 através da realização de uma análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) e aplicação de questionário aos coordenadores dos setores internacionais de cada uma delas, com uso da técnica de análise de conteúdo. Para tal, foi construído um instrumento analítico do processo de internacionalização da graduação a nível institucional, fundamentado no arcabouço teórico acerca do tema e nas práticas regionais para internacionalização. Por fim, questiona-se em que medida as práticas de internacionalização identificadas convergem com os Princípios Fundamentais Lassalistas de (I) Fé na Presença de Deus, (II) Respeito por todas as pessoas, (III) Comunidade Inclusiva, (IV) Educação de qualidade e (V) Preocupação com os pobres e justiça social. Esses princípios ressaltam a atenção dada ao caráter social das ações da rede e a preocupação com as comunidades nas quais estão inseridas suas instituições. Acredita-se que as estratégias de internacionalização da graduação nas IES Lassalistas são múltiplas e diversificadas e que suas políticas se tornaram mais estruturadas com o passar dos anos. Apesar das diferentes práticas adotadas por elas, é possível observar no processo de internacionalização das IES analisadas a dimensão Lassalista, visto que este se torna também um instrumento para promoção de uma educação de qualidade aliada à inclusão e à justiça social.
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Desse modo, esta pesquisa possui como objetivo analisar a internacionalização do ensino superior a nível de graduação na América Latina, com base em um estudo de caso da rede La Salle a partir da análise de três Instituições de Ensino Superior (IES) Lassalistas localizadas na região entre 2010 e 2020, a fim de compreender em que medida o processo de internacionalização pode ser um instrumento para promoção de uma educação de qualidade aliada à justiça social e à inclusão. As universidades selecionadas são aquelas que contabilizam o maior número total de alunos em cada um dos países com o maior número de IES Lassalistas na região: a mexicana Universidad La Salle México, a colombiana Universidad de La Salle – Bogotá e a brasileira Universidade La Salle Canoas. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar como as IES Lassalistas situadas na América Latina e Caribe efetivaram a internacionalização do ensino no âmbito da graduação entre 2010 e 2020 através da realização de uma análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) e aplicação de questionário aos coordenadores dos setores internacionais de cada uma delas, com uso da técnica de análise de conteúdo. Para tal, foi construído um instrumento analítico do processo de internacionalização da graduação a nível institucional, fundamentado no arcabouço teórico acerca do tema e nas práticas regionais para internacionalização. Por fim, questiona-se em que medida as práticas de internacionalização identificadas convergem com os Princípios Fundamentais Lassalistas de (I) Fé na Presença de Deus, (II) Respeito por todas as pessoas, (III) Comunidade Inclusiva, (IV) Educação de qualidade e (V) Preocupação com os pobres e justiça social. Esses princípios ressaltam a atenção dada ao caráter social das ações da rede e a preocupação com as comunidades nas quais estão inseridas suas instituições. Acredita-se que as estratégias de internacionalização da graduação nas IES Lassalistas são múltiplas e diversificadas e que suas políticas se tornaram mais estruturadas com o passar dos anos. Apesar das diferentes práticas adotadas por elas, é possível observar no processo de internacionalização das IES analisadas a dimensão Lassalista, visto que este se torna também um instrumento para promoção de uma educação de qualidade aliada à inclusão e à justiça social.It is possible to notice, in the beginning of the 21st century, the growth of university initiatives around the world aiming to attend the new challenges posed by globalization, which encouraged the process of internationalization of education at the tertiary level. Thus, this research aims to analyze the internationalization of higher education at the undergraduate level in Latin America, based on the analysis of three IES of the La Salle Network located in the region between 2010 and 2020, in order to understand whether the internationalization process can be an instrument for promoting quality education combined with social justice and inclusion. The universities selected are those with the highest total number of students in each of the countries with the highest number of Lasallian HEIs in the region: the Mexican Universidad La Salle Mexico, the Colombian Universidad de La Salle – Bogotá and the Brazilian Universidad La Salle Canoas. In this sense, this study aims to analyze how the HEIs of the La Salle network, located in Latin America and the Caribbean, effected the internationalization of education in the undergraduate level between 2010 and 2020 by carrying out a document analysis of Institutional Development Plans (PDIs) and application of a questionnaire coordinators of the international sectors of each one of them, using the content analysis technique. To this end, an analytical instrument of the undergraduate internationalization process was built at an institutional level, based on the theoretical framework on the subject and on regional practices for internationalization. Finally, it is questioned to what extent the identified internationalization strategies converge with the Lasallian Fundamental Principles of (I) Faith in the Presence of God, (II) Respect for all people, (III) Inclusive Community, (IV) Education of quality and (V) Concern for the poor and social justice. These principles underscore the attention given to the social nature of the network's actions and the concern with the communities in which its institutions are located. It is believed that the internationalization strategies at undergraduate level in Lasallian HEIs are multiple and diversified and that their policies have become more structured over the years. Despite the different practices adopted by them, it is possible to observe in the internationalization process of the analyzed HEIs the Lasallian dimension, as this also becomes an instrument for promoting quality education allied to inclusion and social justice.250 pAraújo, Margareth Martins deMenegat, JardelinoAraújo, Flávia Monteiro de BarrosChaves, Iduína Mont ́AlverneCoelho, Carlos Frederico de SouzaMérida, Esther CaldiñoVieira, Alice Gravelle2022-11-09T11:13:09Z2022-11-09T11:13:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVIEIRA, Alice Gravelle. A internacionalização da educação na América Latina: uma análise das instituições de ensino superior lassalistas. 2022. 250f. Tese (Doutorado e Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26869CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-09T11:13:13Zoai:app.uff.br:1/26869Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:07.091449Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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