Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Kelly Gioia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7274
Resumo: O presente relatório apresenta as etapas de elaboração do jogo Monstrológico que foi projetado com o objetivo de auxiliar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em alunos de turmas do 1º ao 3º ano da educação básica. A iniciativa de pensar em um jogo pedagógico que pudesse propiciar às crianças, em um ambiente de sala de aula, momentos de ludicidade e situações de estímulo à criatividade e à interação foi uma estratégia para oportunizar a aprendizagem. Desta forma, na medida em que os alunos precisam enfrentar desafios para resolver os problemas propostos, eles elaboram a sua própria lógica, aprimoram as suas habilidades e adquirem o conhecimento de forma divertida. O Monstrológico é composto por duas atividades distintas: uma voltada para os conceitos matemáticos fundamentais e a outra para as operações matemáticas. Através deste material, o professor tem a possiblidade de reforçar os conteúdos trabalhados e explorar as potencialidades de cada aluno. Este recurso é um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, pois trata-se de um suporte para o professor e um facilitador para a construção do conhecimento
id UFF-2_2ee267dc1905862b225dd81d44fe726c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7274
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básicaJogo pedagógicoRaciocínio lógico-matematicoEnsino-aprendizagemDesenvolvimento de produtoJogo educativoEducação básicaPedagogical gameLogical-mathematical reasoningTeaching-learningO presente relatório apresenta as etapas de elaboração do jogo Monstrológico que foi projetado com o objetivo de auxiliar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em alunos de turmas do 1º ao 3º ano da educação básica. A iniciativa de pensar em um jogo pedagógico que pudesse propiciar às crianças, em um ambiente de sala de aula, momentos de ludicidade e situações de estímulo à criatividade e à interação foi uma estratégia para oportunizar a aprendizagem. Desta forma, na medida em que os alunos precisam enfrentar desafios para resolver os problemas propostos, eles elaboram a sua própria lógica, aprimoram as suas habilidades e adquirem o conhecimento de forma divertida. O Monstrológico é composto por duas atividades distintas: uma voltada para os conceitos matemáticos fundamentais e a outra para as operações matemáticas. Através deste material, o professor tem a possiblidade de reforçar os conteúdos trabalhados e explorar as potencialidades de cada aluno. Este recurso é um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, pois trata-se de um suporte para o professor e um facilitador para a construção do conhecimentoThe present report presents the steps of elaboration of the Monstrológico game that was designed with the purpose of assisting the process of development logical-mathematical reasoning in students of classes from the 1st to 3rd year of basic education. The initiative of thinking in a pedagogical game that could provide children in a classroom environment with moments of playfulness and situations of stimulation of creativity and interaction was a strategy to create an opportunity of learning. In this way, to the extent that, students have to face challenges to solve the problems proposed, they elaborate their own logic, enhance their skills and acquire knowledge in a fun way. Monstrológico consists of two distinct activities: one focused on fundamental mathematical concepts and the other on mathematical operations. Through this material, the teacher has the possibility of reinforcing the content worked and explore the potentiality of each student. This resource is an important instrument for the teaching-learning process, as it is a support for the teacher and a facilitator for the construction of knowledgeNiteróiGonçalves, Ricardo PereiraLima, Renata VilanovaPereira, Regina Célia de SouzaSampaio, Kelly Gioia2018-08-30T12:35:45Z2018-08-30T12:35:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7274Aluno de GraduaçãoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-23T18:28:01Zoai:app.uff.br:1/7274Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:17.565733Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
title Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
spellingShingle Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
Sampaio, Kelly Gioia
Jogo pedagógico
Raciocínio lógico-matematico
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de produto
Jogo educativo
Educação básica
Pedagogical game
Logical-mathematical reasoning
Teaching-learning
title_short Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
title_full Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
title_fullStr Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
title_full_unstemmed Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
title_sort Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
author Sampaio, Kelly Gioia
author_facet Sampaio, Kelly Gioia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Ricardo Pereira
Lima, Renata Vilanova
Pereira, Regina Célia de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Kelly Gioia
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo pedagógico
Raciocínio lógico-matematico
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de produto
Jogo educativo
Educação básica
Pedagogical game
Logical-mathematical reasoning
Teaching-learning
topic Jogo pedagógico
Raciocínio lógico-matematico
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de produto
Jogo educativo
Educação básica
Pedagogical game
Logical-mathematical reasoning
Teaching-learning
description O presente relatório apresenta as etapas de elaboração do jogo Monstrológico que foi projetado com o objetivo de auxiliar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em alunos de turmas do 1º ao 3º ano da educação básica. A iniciativa de pensar em um jogo pedagógico que pudesse propiciar às crianças, em um ambiente de sala de aula, momentos de ludicidade e situações de estímulo à criatividade e à interação foi uma estratégia para oportunizar a aprendizagem. Desta forma, na medida em que os alunos precisam enfrentar desafios para resolver os problemas propostos, eles elaboram a sua própria lógica, aprimoram as suas habilidades e adquirem o conhecimento de forma divertida. O Monstrológico é composto por duas atividades distintas: uma voltada para os conceitos matemáticos fundamentais e a outra para as operações matemáticas. Através deste material, o professor tem a possiblidade de reforçar os conteúdos trabalhados e explorar as potencialidades de cada aluno. Este recurso é um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, pois trata-se de um suporte para o professor e um facilitador para a construção do conhecimento
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-08-30T12:35:45Z
2018-08-30T12:35:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7274
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7274
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823588813045760