Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7274 |
Resumo: | O presente relatório apresenta as etapas de elaboração do jogo Monstrológico que foi projetado com o objetivo de auxiliar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em alunos de turmas do 1º ao 3º ano da educação básica. A iniciativa de pensar em um jogo pedagógico que pudesse propiciar às crianças, em um ambiente de sala de aula, momentos de ludicidade e situações de estímulo à criatividade e à interação foi uma estratégia para oportunizar a aprendizagem. Desta forma, na medida em que os alunos precisam enfrentar desafios para resolver os problemas propostos, eles elaboram a sua própria lógica, aprimoram as suas habilidades e adquirem o conhecimento de forma divertida. O Monstrológico é composto por duas atividades distintas: uma voltada para os conceitos matemáticos fundamentais e a outra para as operações matemáticas. Através deste material, o professor tem a possiblidade de reforçar os conteúdos trabalhados e explorar as potencialidades de cada aluno. Este recurso é um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, pois trata-se de um suporte para o professor e um facilitador para a construção do conhecimento |
id |
UFF-2_2ee267dc1905862b225dd81d44fe726c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7274 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básicaJogo pedagógicoRaciocínio lógico-matematicoEnsino-aprendizagemDesenvolvimento de produtoJogo educativoEducação básicaPedagogical gameLogical-mathematical reasoningTeaching-learningO presente relatório apresenta as etapas de elaboração do jogo Monstrológico que foi projetado com o objetivo de auxiliar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em alunos de turmas do 1º ao 3º ano da educação básica. A iniciativa de pensar em um jogo pedagógico que pudesse propiciar às crianças, em um ambiente de sala de aula, momentos de ludicidade e situações de estímulo à criatividade e à interação foi uma estratégia para oportunizar a aprendizagem. Desta forma, na medida em que os alunos precisam enfrentar desafios para resolver os problemas propostos, eles elaboram a sua própria lógica, aprimoram as suas habilidades e adquirem o conhecimento de forma divertida. O Monstrológico é composto por duas atividades distintas: uma voltada para os conceitos matemáticos fundamentais e a outra para as operações matemáticas. Através deste material, o professor tem a possiblidade de reforçar os conteúdos trabalhados e explorar as potencialidades de cada aluno. Este recurso é um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, pois trata-se de um suporte para o professor e um facilitador para a construção do conhecimentoThe present report presents the steps of elaboration of the Monstrológico game that was designed with the purpose of assisting the process of development logical-mathematical reasoning in students of classes from the 1st to 3rd year of basic education. The initiative of thinking in a pedagogical game that could provide children in a classroom environment with moments of playfulness and situations of stimulation of creativity and interaction was a strategy to create an opportunity of learning. In this way, to the extent that, students have to face challenges to solve the problems proposed, they elaborate their own logic, enhance their skills and acquire knowledge in a fun way. Monstrológico consists of two distinct activities: one focused on fundamental mathematical concepts and the other on mathematical operations. Through this material, the teacher has the possibility of reinforcing the content worked and explore the potentiality of each student. This resource is an important instrument for the teaching-learning process, as it is a support for the teacher and a facilitator for the construction of knowledgeNiteróiGonçalves, Ricardo PereiraLima, Renata VilanovaPereira, Regina Célia de SouzaSampaio, Kelly Gioia2018-08-30T12:35:45Z2018-08-30T12:35:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7274Aluno de GraduaçãoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-23T18:28:01Zoai:app.uff.br:1/7274Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:17.565733Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica |
title |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica |
spellingShingle |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica Sampaio, Kelly Gioia Jogo pedagógico Raciocínio lógico-matematico Ensino-aprendizagem Desenvolvimento de produto Jogo educativo Educação básica Pedagogical game Logical-mathematical reasoning Teaching-learning |
title_short |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica |
title_full |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica |
title_fullStr |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica |
title_full_unstemmed |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica |
title_sort |
Monstrológico: jogo pedagógico voltado para o raciocínio lógico-matemático em turmas do 1º ao 3º ano da educação básica |
author |
Sampaio, Kelly Gioia |
author_facet |
Sampaio, Kelly Gioia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Ricardo Pereira Lima, Renata Vilanova Pereira, Regina Célia de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Kelly Gioia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo pedagógico Raciocínio lógico-matematico Ensino-aprendizagem Desenvolvimento de produto Jogo educativo Educação básica Pedagogical game Logical-mathematical reasoning Teaching-learning |
topic |
Jogo pedagógico Raciocínio lógico-matematico Ensino-aprendizagem Desenvolvimento de produto Jogo educativo Educação básica Pedagogical game Logical-mathematical reasoning Teaching-learning |
description |
O presente relatório apresenta as etapas de elaboração do jogo Monstrológico que foi projetado com o objetivo de auxiliar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em alunos de turmas do 1º ao 3º ano da educação básica. A iniciativa de pensar em um jogo pedagógico que pudesse propiciar às crianças, em um ambiente de sala de aula, momentos de ludicidade e situações de estímulo à criatividade e à interação foi uma estratégia para oportunizar a aprendizagem. Desta forma, na medida em que os alunos precisam enfrentar desafios para resolver os problemas propostos, eles elaboram a sua própria lógica, aprimoram as suas habilidades e adquirem o conhecimento de forma divertida. O Monstrológico é composto por duas atividades distintas: uma voltada para os conceitos matemáticos fundamentais e a outra para as operações matemáticas. Através deste material, o professor tem a possiblidade de reforçar os conteúdos trabalhados e explorar as potencialidades de cada aluno. Este recurso é um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, pois trata-se de um suporte para o professor e um facilitador para a construção do conhecimento |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-08-30T12:35:45Z 2018-08-30T12:35:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7274 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7274 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823588813045760 |