Estágio supervisionado em Serviço Social: questões para o debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alda Maria Salvador De Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11588
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como na produção do Serviço Social o tema estágio supervisionado vem sendo apresentado. Para tal, elencamos tendências apresentadas nas publicações dos últimos cinco anos a partir da realização de análise das produções teóricas da Revista Temporalis, a saber, de 2013 até 2018 por compreender que neste período a discussão sobre estágio vem sendo amadurecida teoricamente. A escolha desta revista se deu pelo fato de que, ela está vinculada a uma instituição de ensino e pesquisa, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e como entidade representativa no campo hegemônico da profissão contribui para a socialização de conhecimentos. Optamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica. Desta forma, nosso trabalho apresenta a formação profissional em serviço social no Brasil enquanto um país capitalista dependente fazendo uma discussão panorâmica do processo de mercantilização da educação superior. Em um segundo momento percorremos o caminho da formação profissional discutindo o projeto ético- político. O trajeto escolhido foi revisitar o currículo mínimo de 1982 até a elaboração das diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996. Ao entramos no campo de pesquisa buscamos trazer o debate contemporâneo acerca do estágio supervisionado. Desta forma, elencamos as tendências que foram localizadas nas publicações da Revista Temporalis que tratam sobre a supervisão de estágio.
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