A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Paula Alves das
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11125
Resumo: Este estudo propõe uma reflexão sobre a relação entre literatura e mercado na obra ficcional e crítica do escritor brasileiro Bernardo Carvalho. A pesquisa busca investigar o perfil de autor apresentado por Bernardo Carvalho à mídia em sua atuação como escritor “divulgador de sua obra” (SANTIAGO, 2008). Nosso objetivo é refletir sobre as demandas do mercado literário atual, observando suas estratégias de publicação, divulgação e venda. Nesse sentido, é essencial pensar no papel que a figura do autor tem desempenhado nesse processo: cada vez mais, o escritor é tido como uma celebridade, e os grandes eventos de incentivo à leitura (feiras literárias e bienais do livro) parecem reforçar essa ideia. Diante de tal situação, um escritor como Bernardo Carvalho é figura singular, uma vez que consegue obter sucesso tanto do público leitor quanto da crítica. Integram o corpus da dissertação os romances Teatro (1998), Nove noites (2002), Mongólia (2003), O filho da mãe (2009) e Reprodução (2013). Como parte do embasamento teórico, serão utilizadas entrevistas concedidas por Carvalho a suplementos literários, sites e blogs, bem como os textos não-ficcionais de sua autoria reunidos no volume O mundo fora dos eixos (2005). Para pensar as relações entre literatura e mercado, recorreremos também ao pensamento crítico de Zygmunt Bauman (2010, 2011, 2013), Lucia Helena (2010, 2012) Silviano Santiago (2008) e Beatriz Resende (2008), além de textos críticos e artigos acadêmicos sobre a obra de Bernardo Carvalho, como os trabalhos de Yara Frateschi Vieira (2004), Ana Lígia Almeida (2008) e Sílvia Regina Pinto (2006)
id UFF-2_2f6108a6dce3cbd303809a5792c2f8d5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11125
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo CarvalhoLiteratura brasileiraMercadoBernardo CarvalhoCrítica literáriaLiteratura brasileira; história e críticaCarvalho, Bernardo, 1960-Brazilian literatureMarketLiterary criticismEste estudo propõe uma reflexão sobre a relação entre literatura e mercado na obra ficcional e crítica do escritor brasileiro Bernardo Carvalho. A pesquisa busca investigar o perfil de autor apresentado por Bernardo Carvalho à mídia em sua atuação como escritor “divulgador de sua obra” (SANTIAGO, 2008). Nosso objetivo é refletir sobre as demandas do mercado literário atual, observando suas estratégias de publicação, divulgação e venda. Nesse sentido, é essencial pensar no papel que a figura do autor tem desempenhado nesse processo: cada vez mais, o escritor é tido como uma celebridade, e os grandes eventos de incentivo à leitura (feiras literárias e bienais do livro) parecem reforçar essa ideia. Diante de tal situação, um escritor como Bernardo Carvalho é figura singular, uma vez que consegue obter sucesso tanto do público leitor quanto da crítica. Integram o corpus da dissertação os romances Teatro (1998), Nove noites (2002), Mongólia (2003), O filho da mãe (2009) e Reprodução (2013). Como parte do embasamento teórico, serão utilizadas entrevistas concedidas por Carvalho a suplementos literários, sites e blogs, bem como os textos não-ficcionais de sua autoria reunidos no volume O mundo fora dos eixos (2005). Para pensar as relações entre literatura e mercado, recorreremos também ao pensamento crítico de Zygmunt Bauman (2010, 2011, 2013), Lucia Helena (2010, 2012) Silviano Santiago (2008) e Beatriz Resende (2008), além de textos críticos e artigos acadêmicos sobre a obra de Bernardo Carvalho, como os trabalhos de Yara Frateschi Vieira (2004), Ana Lígia Almeida (2008) e Sílvia Regina Pinto (2006)This study purposes to think about the relationship between literature and market in the ficcional and critical work of the Brazilian writer Bernardo Carvalho. The research intents to investigate the profile presented by Bernardo Carvalho to the media in his work of “promoter of his own books” (SANTIAGO, 2008). Our goal is to think about the demands of the today‟s literary market, observing Carvalhos‟s strategies of publishing, distribution and selling. This way, it‟s important to think about the role that the author‟s figure has played in this process: more and more, the writer is considered a celebrity, and the big literary events seem to reinforce this idea. In this situation, a writer like Bernardo Carvalho is a singular figure, because he can please public and critics. The novels Teatro (1998), Nove noites (2002), Mongólia (2003), O filho da mãe (2009) and Reprodução (2013) are part of the corpus of this dissertation. As part of the theoretical basis, we will use interviews with Bernardo Carvalho published in literary supplements, blog and sites, as well as Carvalho‟s non-ficctional texts published in O mundo fora dos eixos (2005). To think about the relationships between literature and market, we will also study texts of Zygmunt Bauman (2010, 2011, 2013), Lucia Helena (2010, 2012) Silviano Santiago (2008) and Beatriz Resende (2008), in addition to critical texts and academic papers about the work of Bernardo Carvalho, as the texts of Yara Frateschi Vieira (2004), Ana Lígia Almeida (2008) and Sílvia Regina Pinto (2006)101f.Helena, LuciaFigueiredo, EurídiceOliveira, Paulo César Silva deChagas, Paula Alves das2019-09-06T18:13:32Z2019-09-06T18:13:32Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11125openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:10:18Zoai:app.uff.br:1/11125Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T19:10:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
title A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
spellingShingle A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
Chagas, Paula Alves das
Literatura brasileira
Mercado
Bernardo Carvalho
Crítica literária
Literatura brasileira; história e crítica
Carvalho, Bernardo, 1960-
Brazilian literature
Market
Literary criticism
title_short A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
title_full A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
title_fullStr A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
title_full_unstemmed A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
title_sort A relação entre arte e mercado na obra ficcional e crítica de Bernardo Carvalho
author Chagas, Paula Alves das
author_facet Chagas, Paula Alves das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Helena, Lucia
Figueiredo, Eurídice
Oliveira, Paulo César Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Paula Alves das
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Mercado
Bernardo Carvalho
Crítica literária
Literatura brasileira; história e crítica
Carvalho, Bernardo, 1960-
Brazilian literature
Market
Literary criticism
topic Literatura brasileira
Mercado
Bernardo Carvalho
Crítica literária
Literatura brasileira; história e crítica
Carvalho, Bernardo, 1960-
Brazilian literature
Market
Literary criticism
description Este estudo propõe uma reflexão sobre a relação entre literatura e mercado na obra ficcional e crítica do escritor brasileiro Bernardo Carvalho. A pesquisa busca investigar o perfil de autor apresentado por Bernardo Carvalho à mídia em sua atuação como escritor “divulgador de sua obra” (SANTIAGO, 2008). Nosso objetivo é refletir sobre as demandas do mercado literário atual, observando suas estratégias de publicação, divulgação e venda. Nesse sentido, é essencial pensar no papel que a figura do autor tem desempenhado nesse processo: cada vez mais, o escritor é tido como uma celebridade, e os grandes eventos de incentivo à leitura (feiras literárias e bienais do livro) parecem reforçar essa ideia. Diante de tal situação, um escritor como Bernardo Carvalho é figura singular, uma vez que consegue obter sucesso tanto do público leitor quanto da crítica. Integram o corpus da dissertação os romances Teatro (1998), Nove noites (2002), Mongólia (2003), O filho da mãe (2009) e Reprodução (2013). Como parte do embasamento teórico, serão utilizadas entrevistas concedidas por Carvalho a suplementos literários, sites e blogs, bem como os textos não-ficcionais de sua autoria reunidos no volume O mundo fora dos eixos (2005). Para pensar as relações entre literatura e mercado, recorreremos também ao pensamento crítico de Zygmunt Bauman (2010, 2011, 2013), Lucia Helena (2010, 2012) Silviano Santiago (2008) e Beatriz Resende (2008), além de textos críticos e artigos acadêmicos sobre a obra de Bernardo Carvalho, como os trabalhos de Yara Frateschi Vieira (2004), Ana Lígia Almeida (2008) e Sílvia Regina Pinto (2006)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-09-06T18:13:32Z
2019-09-06T18:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11125
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838703438004224