A escola na escala do bairro: políticas públicas urbano-culturais e o legado do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23814 |
Resumo: | O Programa Bairro Escola foi um projeto conduzido pela prefeitura de Nova Iguaçu de 2006 a 2010. O programa, baseado no Plano Municipal de Educação e Plano Plurianual Participativo, foi concebido como estratégia de mobilização social e promoção de cidadania nos bairros das escolas municipais participantes. O modelo de gestão adotado pelo programa se mostrou inovador, articulando diversas secretarias municipais de governo em torno de um projeto que envolvia a projeção da escola do bairro como irradiadora de atividades de integração da comunidade. A promoção de cidadania e participação ativa nas decisões da vida urbana são motes do programa, isto porque, este é baseado no conceito de cidade educadora que carrega em seu significado ideais dos anos 1970 de transformação da escola, do modo de ensinar e da própria noção de cidade – pensando-a enquanto um elemento educador. Analisados estudos sobre o programa e sobre a origem do conceito de cidades educadoras, nossa pesquisa buscou compreender o Bairro Escola através daqueles que não se encontravam representados nos estudos anteriores, os moradores dos bairros-escola de Nova Iguaçu. Para isso empreendemos entrevistas semi-estruturadas realizadas entre janeiro e fevereiro de 2016 para pensar o legado de tão grandioso programa após 10 anos de sua implementação. |
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O Programa Bairro Escola foi um projeto conduzido pela prefeitura de Nova Iguaçu de 2006 a 2010. O programa, baseado no Plano Municipal de Educação e Plano Plurianual Participativo, foi concebido como estratégia de mobilização social e promoção de cidadania nos bairros das escolas municipais participantes. O modelo de gestão adotado pelo programa se mostrou inovador, articulando diversas secretarias municipais de governo em torno de um projeto que envolvia a projeção da escola do bairro como irradiadora de atividades de integração da comunidade. A promoção de cidadania e participação ativa nas decisões da vida urbana são motes do programa, isto porque, este é baseado no conceito de cidade educadora que carrega em seu significado ideais dos anos 1970 de transformação da escola, do modo de ensinar e da própria noção de cidade – pensando-a enquanto um elemento educador. Analisados estudos sobre o programa e sobre a origem do conceito de cidades educadoras, nossa pesquisa buscou compreender o Bairro Escola através daqueles que não se encontravam representados nos estudos anteriores, os moradores dos bairros-escola de Nova Iguaçu. Para isso empreendemos entrevistas semi-estruturadas realizadas entre janeiro e fevereiro de 2016 para pensar o legado de tão grandioso programa após 10 anos de sua implementação. |
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