As criaturas do mal na hagiografia dominicana: uma pedagogia do século XIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Tereza Renata Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28662
Resumo: O objetivo desta pesquisa é explorar as formas com que os hagiógrafos dominicanos percebiam o mal e suas criaturas e os mecanismos que utilizaram para formular tal concepção. Pretende-se também investigar se esta noção está inserida no discurso voltado para a cidade – no combate às heresias e a uma espiritualidade leiga. Para tanto serão analisadas duas compilações hagiográficas dominicanas produzidas no século XIII: a Legenda Áurea (c.1260) de Jacopo de Varazze e as Vitae Fratrum (1256- 1260), compiladas por Gerard de Frachet. Convém ressaltar que estes textos foram escolhidos por serem duas grandes compilações que testemunham as estratégias político-religiosas da Igreja e fazem parte do empreendimento eclesiástico de conservar a memória por escrito, como forma de manter o controle sobre as mudanças da sociedade e formas de pensamento vigentes. Parte-se do pressuposto de que a hagiografia foi um recurso utilizado pela instituição eclesiástica para atuar sobre a conduta dos fiéis. Nesse sentido, espera-se encontrar uma concepção que procura responder às inquietações dos citadinos do século XIII e, ao mesmo tempo, um discurso que pretende transmitir valores considerados aptos para a transformação do corpo social através, principalmente, da exemplaridade. Procurar-se-á investigar estas narrativas segundo os mecanismos próprios de sua composição, atentando para a forma de leitura proposta por estes mecanismos.
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spelling As criaturas do mal na hagiografia dominicana: uma pedagogia do século XIIIHagiografiaDominicanoBem e malIdade MédiaO objetivo desta pesquisa é explorar as formas com que os hagiógrafos dominicanos percebiam o mal e suas criaturas e os mecanismos que utilizaram para formular tal concepção. Pretende-se também investigar se esta noção está inserida no discurso voltado para a cidade – no combate às heresias e a uma espiritualidade leiga. Para tanto serão analisadas duas compilações hagiográficas dominicanas produzidas no século XIII: a Legenda Áurea (c.1260) de Jacopo de Varazze e as Vitae Fratrum (1256- 1260), compiladas por Gerard de Frachet. Convém ressaltar que estes textos foram escolhidos por serem duas grandes compilações que testemunham as estratégias político-religiosas da Igreja e fazem parte do empreendimento eclesiástico de conservar a memória por escrito, como forma de manter o controle sobre as mudanças da sociedade e formas de pensamento vigentes. Parte-se do pressuposto de que a hagiografia foi um recurso utilizado pela instituição eclesiástica para atuar sobre a conduta dos fiéis. Nesse sentido, espera-se encontrar uma concepção que procura responder às inquietações dos citadinos do século XIII e, ao mesmo tempo, um discurso que pretende transmitir valores considerados aptos para a transformação do corpo social através, principalmente, da exemplaridade. Procurar-se-á investigar estas narrativas segundo os mecanismos próprios de sua composição, atentando para a forma de leitura proposta por estes mecanismos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorL'objectif de cette recherche est d'explorer les façons dont les hagiographes dominicains comprenaient le mal et ses créatures et les mécanismes utilisés pour formuler cette conception. Nous avons également l'intention d'examiner si ce concept est intégré dans le discours à la ville - dans la lutte contre l'hérésie et une spiritualité laïque. À cette fin, nous allons analyser deux compilations hagiographiques dominicains produites dans le XIIIe siècle: la Légende dorée (c.1260) de Jacques de Voragine et les Vitae Fratrum (1256-1260), compilées par Gérard de Frachet. Il convient de noter que ces textes ont été choisis parce qu'ils sont deux grands recueils qui témoignent les stratégies politiques et religieux de l'Église et font partie de le projet ecclésiastique de conserver la mémoire par écrit, comme un moyen de contrôler les changements dans la société et des modes de pensée en vogue. Nous partons de l'hypothèse de que l'hagiographie est une ressource utilisée par l'institution ecclésiastique pour influencer le comportement des fidèles. En conséquence, nous attendons trouver une conception qui vise à répondre aux préoccupations des habitants de la ville du XIIIe siècle et dans le même temps, un discours qui vise à transmettre des valeurs que l‘Église croyait appropriés pour la transformation de la société, principalement à travers de l'exemplarité. Nous examinerons ces récits selon les mécanismes de leur propre composition, en notant la forme de la lecture proposée par ces mécanismes.212 p.Fróes, Vânia LeiteSilva, Andréia Cristina Lopes Frazão daFreitas, Edmar Checon deRocha, Tereza Renata Silva2023-05-03T10:26:16Z2023-05-03T10:26:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Tereza Renata Silva. As criaturas do mal na hagiografia dominicana: uma pedagogia do século XIII. 2011. 212 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28662pt_BRporCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-03T10:26:20Zoai:app.uff.br:1/28662Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-03T10:26:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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