Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartog, Mayara Raupp
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1599
Resumo: A concorrência acirrada sofrida pelos destinos faz com que estes desenvolvam diferentes estratégias para obterem sucesso no mercado. Com isso as estratégias de marketing de lugares e de imagem do destino passaram a ser relevantes ao planejamento das cidades, a fim destes conseguirem alcançar diversos públicos, como residentes, empresas e turistas. Este trabalho visou, portanto, estudar como a imagem do município de Macaé é percebida por meio das estratégias de marketing de lugares e como destino turístico, além de verificar se estas imagens beneficiam a cidade. Com a finalidade de atingir os objetivos do trabalho, foram realizados dois estudos por meio de uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. O estudo 1 foi conduzido com o uso da técnica free elicitation e o estudo 2 pela técnica de survey. Os resultados, trabalhados com auxílio do Software SPSS 17.0, indicaram que o município de Macaé é visto como destino, quase que exclusivamente, voltado ao segmento de negócios, mas que apresenta um potencial turístico de lazer a ser desenvolvido. Com relação ao marketing de lugares, a imagem da cidade é percebida negativamente, pois sua infra-estrutura foi considerada deficitária. Foram verificados, portanto, que as imagens percebidas de Macaé, não são favoráveis ao seu desenvolvimento sustentável
id UFF-2_3012ce78c166d5a15e4be24632404a85
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1599
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de MacaéMarketing de lugaresImagem do destino turísticoCidade de MacaéTurismoMacaé (RJ)City marketingTourist destination imageMacaé cityA concorrência acirrada sofrida pelos destinos faz com que estes desenvolvam diferentes estratégias para obterem sucesso no mercado. Com isso as estratégias de marketing de lugares e de imagem do destino passaram a ser relevantes ao planejamento das cidades, a fim destes conseguirem alcançar diversos públicos, como residentes, empresas e turistas. Este trabalho visou, portanto, estudar como a imagem do município de Macaé é percebida por meio das estratégias de marketing de lugares e como destino turístico, além de verificar se estas imagens beneficiam a cidade. Com a finalidade de atingir os objetivos do trabalho, foram realizados dois estudos por meio de uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. O estudo 1 foi conduzido com o uso da técnica free elicitation e o estudo 2 pela técnica de survey. Os resultados, trabalhados com auxílio do Software SPSS 17.0, indicaram que o município de Macaé é visto como destino, quase que exclusivamente, voltado ao segmento de negócios, mas que apresenta um potencial turístico de lazer a ser desenvolvido. Com relação ao marketing de lugares, a imagem da cidade é percebida negativamente, pois sua infra-estrutura foi considerada deficitária. Foram verificados, portanto, que as imagens percebidas de Macaé, não são favoráveis ao seu desenvolvimento sustentávelThe intense competition suffered by the destinations, causes them to develop different strategies to achieve success on the market share. Thus, the city marketing and destination image, began to be relevant to the cities’ planning, with the purpose of succeed to reach diverse stakeholders, as residents, companies and tourists. This research was therefore to study how the image of the city Macaé is perceived through the strategies of city marketing and as tourist destination, beyond verify if these images benefit the city. In order to achieve the objectives of the research, two studies were undertaken through a combination of qualitative and quantitative methods. The study 1 was conducted by using the free elicitation technique and the study 2 through the survey technique. The results, analyzed with the aid of SPSS 17.0 software, showed that the town of Macaé is perceived as a destination, almost exclusively, focused on the business segment, but which featuring a potential for leisure tourism to be developed. Regarding the city marketing, the city's image is perceived negatively, because its infrastructure was considered deficient. It were verified, therefore, that the images perceived of Macaé are not conducive to sustainable development of the cityMayer, Verônica FederVilela, Eduardo Antônio PachecoMarques, Osíris Ricardo BezerraHartog, Mayara Raupp2016-03-31T18:14:56Z2016-03-31T18:14:56Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1599CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-04T17:32:57Zoai:app.uff.br:1/1599Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-04T17:32:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
title Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
spellingShingle Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
Hartog, Mayara Raupp
Marketing de lugares
Imagem do destino turístico
Cidade de Macaé
Turismo
Macaé (RJ)
City marketing
Tourist destination image
Macaé city
title_short Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
title_full Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
title_fullStr Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
title_full_unstemmed Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
title_sort Desafios do turismo na capital nacional do petróleo: um estudo exploratório sobre a imagem do município de Macaé
author Hartog, Mayara Raupp
author_facet Hartog, Mayara Raupp
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Marques, Osíris Ricardo Bezerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartog, Mayara Raupp
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de lugares
Imagem do destino turístico
Cidade de Macaé
Turismo
Macaé (RJ)
City marketing
Tourist destination image
Macaé city
topic Marketing de lugares
Imagem do destino turístico
Cidade de Macaé
Turismo
Macaé (RJ)
City marketing
Tourist destination image
Macaé city
description A concorrência acirrada sofrida pelos destinos faz com que estes desenvolvam diferentes estratégias para obterem sucesso no mercado. Com isso as estratégias de marketing de lugares e de imagem do destino passaram a ser relevantes ao planejamento das cidades, a fim destes conseguirem alcançar diversos públicos, como residentes, empresas e turistas. Este trabalho visou, portanto, estudar como a imagem do município de Macaé é percebida por meio das estratégias de marketing de lugares e como destino turístico, além de verificar se estas imagens beneficiam a cidade. Com a finalidade de atingir os objetivos do trabalho, foram realizados dois estudos por meio de uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. O estudo 1 foi conduzido com o uso da técnica free elicitation e o estudo 2 pela técnica de survey. Os resultados, trabalhados com auxílio do Software SPSS 17.0, indicaram que o município de Macaé é visto como destino, quase que exclusivamente, voltado ao segmento de negócios, mas que apresenta um potencial turístico de lazer a ser desenvolvido. Com relação ao marketing de lugares, a imagem da cidade é percebida negativamente, pois sua infra-estrutura foi considerada deficitária. Foram verificados, portanto, que as imagens percebidas de Macaé, não são favoráveis ao seu desenvolvimento sustentável
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-31T18:14:56Z
2016-03-31T18:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1599
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838826602692608