Agregador de materiais para a prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Tadeu Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12506
Resumo: O principal problema que motiva este projeto se refere à quantidade de jogos que podem ser identificados com facilidade na internet, classificados de forma simples e não intuitiva. Este problema dificulta a busca e identificação de um jogo que possa ser aplicado a determinado conteúdo e, devido ao grande tempo de pesquisa e análise para a seleção, acarreta uso menor do que deveria. Tendo em vista a dificuldade que há em identificar jogos na internet que realmente venham suprir as necessidades e que sejam relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, faz-se necessário criar um repositório de jogos educativos, de nome Agregador de Materiais para a Prática Educativa (AMAPE), onde cada jogo está vinculado a uma ficha de cadastro que contém informações essenciais, como: faixa etária, restrições e riscos, especificações e alguns aspectos cognitivos, entre outras informações que permitem ao educador realizar diversas formas de pesquisa para que assim possam ser obtidos resultados mais significativos. Este modelo permite acoplar a essas pesquisas, novos resultados que podem agregar valor para os professores e alunos no dia a dia. O projeto será disponibilizado na internet, onde será possível ter acesso a informações dos jogos classificados para auxiliar as aulas e torna-las cada vez mais dinâmicas e atrativas, levando ainda em consideração as contribuições que os jogos possuem para o engajamento dos alunos.
id UFF-2_304f96b39f1d6c66fe4a31b17082438d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12506
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Agregador de materiais para a prática educativaComputaçãoO principal problema que motiva este projeto se refere à quantidade de jogos que podem ser identificados com facilidade na internet, classificados de forma simples e não intuitiva. Este problema dificulta a busca e identificação de um jogo que possa ser aplicado a determinado conteúdo e, devido ao grande tempo de pesquisa e análise para a seleção, acarreta uso menor do que deveria. Tendo em vista a dificuldade que há em identificar jogos na internet que realmente venham suprir as necessidades e que sejam relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, faz-se necessário criar um repositório de jogos educativos, de nome Agregador de Materiais para a Prática Educativa (AMAPE), onde cada jogo está vinculado a uma ficha de cadastro que contém informações essenciais, como: faixa etária, restrições e riscos, especificações e alguns aspectos cognitivos, entre outras informações que permitem ao educador realizar diversas formas de pesquisa para que assim possam ser obtidos resultados mais significativos. Este modelo permite acoplar a essas pesquisas, novos resultados que podem agregar valor para os professores e alunos no dia a dia. O projeto será disponibilizado na internet, onde será possível ter acesso a informações dos jogos classificados para auxiliar as aulas e torna-las cada vez mais dinâmicas e atrativas, levando ainda em consideração as contribuições que os jogos possuem para o engajamento dos alunos.The main problem of this project is the high quantity of games that can be identified in the internet but aren’t well classified or are classified in non-intuitive ways. This problem makes finding these games a lot harder, also making it harder to be applied for an specific purpose, like educational purposes, because of the long time needed to find and analyze the right game. Noticing this showed the necessity to have a repository for these educational games, and that’s where AMAPE (Material Aggregator for Educational Purposes) came from. In AMAPE, each game is attached to a registry of essential informations about the game, like: age group, restrictions and risks, cognitive aspects and unique specifications. This model aims at helping teachers and students to find new results that can aggregate to their future. The project is available in the internet, where everyone can have access to all the information about the games, as well as using it in classes.Paiva, Daniel Costa deOliveira, Victor Tadeu Silva de2019-12-12T15:36:23Z2019-12-12T15:36:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12506Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-02T21:48:38Zoai:app.uff.br:1/12506Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-02T21:48:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Agregador de materiais para a prática educativa
title Agregador de materiais para a prática educativa
spellingShingle Agregador de materiais para a prática educativa
Oliveira, Victor Tadeu Silva de
Computação
title_short Agregador de materiais para a prática educativa
title_full Agregador de materiais para a prática educativa
title_fullStr Agregador de materiais para a prática educativa
title_full_unstemmed Agregador de materiais para a prática educativa
title_sort Agregador de materiais para a prática educativa
author Oliveira, Victor Tadeu Silva de
author_facet Oliveira, Victor Tadeu Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Daniel Costa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Tadeu Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Computação
topic Computação
description O principal problema que motiva este projeto se refere à quantidade de jogos que podem ser identificados com facilidade na internet, classificados de forma simples e não intuitiva. Este problema dificulta a busca e identificação de um jogo que possa ser aplicado a determinado conteúdo e, devido ao grande tempo de pesquisa e análise para a seleção, acarreta uso menor do que deveria. Tendo em vista a dificuldade que há em identificar jogos na internet que realmente venham suprir as necessidades e que sejam relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, faz-se necessário criar um repositório de jogos educativos, de nome Agregador de Materiais para a Prática Educativa (AMAPE), onde cada jogo está vinculado a uma ficha de cadastro que contém informações essenciais, como: faixa etária, restrições e riscos, especificações e alguns aspectos cognitivos, entre outras informações que permitem ao educador realizar diversas formas de pesquisa para que assim possam ser obtidos resultados mais significativos. Este modelo permite acoplar a essas pesquisas, novos resultados que podem agregar valor para os professores e alunos no dia a dia. O projeto será disponibilizado na internet, onde será possível ter acesso a informações dos jogos classificados para auxiliar as aulas e torna-las cada vez mais dinâmicas e atrativas, levando ainda em consideração as contribuições que os jogos possuem para o engajamento dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-12T15:36:23Z
2019-12-12T15:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12506
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12506
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838857703456768