Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jader Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4416
Resumo: Esta pesquisa buscou averiguar estudos que correlacionassem os currículos da modalidade EaD com as necessidades do mercado de trabalho, a fim de facilitar o desenvolvimento empresarial através da gestão do conhecimento. Objetivou-se observar a correspondência entre os currículos de EaD e o atendimento das competências profissionais solicitadas pelo mercado de trabalho. A metodologia adotada foi um estudo bibliográfico que utilizou o acervo da Scielo (Scientific Electronic Library Online), para a coleta de artigos importantes para este estudo. Foram analisados 319 artigos publicados entre os anos de 1999 a 2015, que, em sequência, foram separados de acordo com o interesse da pesquisa. Tendo como referência as palavras-chaves ligadas aos objetivos determinados no estudo, foram selecionados 39 artigos para uma análise apurada. Foi realizada uma análise secundária dos dados coletados e a análise de conteúdo, para redução das passagens e paráfrases menos relevantes. Foi averiguado que o tema em questão é pouco estudado na área de EaD e seu impacto para o desenvolvimento de um parâmetro regional que não foi aplicado ainda.
id UFF-2_3053ff3310cbd5ee6dc1ec394188adfc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4416
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dadosEaDCompetênciasGrades curricularesMercado de trabalhoEducação a distânciaCurrículoCompetênciaMercado de trabalhoDistance educationSkillsCurriculaLabor marketEsta pesquisa buscou averiguar estudos que correlacionassem os currículos da modalidade EaD com as necessidades do mercado de trabalho, a fim de facilitar o desenvolvimento empresarial através da gestão do conhecimento. Objetivou-se observar a correspondência entre os currículos de EaD e o atendimento das competências profissionais solicitadas pelo mercado de trabalho. A metodologia adotada foi um estudo bibliográfico que utilizou o acervo da Scielo (Scientific Electronic Library Online), para a coleta de artigos importantes para este estudo. Foram analisados 319 artigos publicados entre os anos de 1999 a 2015, que, em sequência, foram separados de acordo com o interesse da pesquisa. Tendo como referência as palavras-chaves ligadas aos objetivos determinados no estudo, foram selecionados 39 artigos para uma análise apurada. Foi realizada uma análise secundária dos dados coletados e a análise de conteúdo, para redução das passagens e paráfrases menos relevantes. Foi averiguado que o tema em questão é pouco estudado na área de EaD e seu impacto para o desenvolvimento de um parâmetro regional que não foi aplicado ainda.This research aimed to investigate studies that correlate the curricula of distance education mode to the needs of the labor market in order to facilitate business development through knowledge management. This study aimed to observe the correspondence between the curricula of distance education and care of professional skills required by the labor market. The methodology was a bibliographical study that used the Scielo acquis (Scientific Electronic Library Online), to collect important items for this study. We analyzed 319 articles published between the years 1999-2015, which, in sequence, were separated according to the interests of research. With reference keywords related to certain objectives in the study were selected 39 articles for detailed analysis. A secondary analysis of data collected and the analysis of content, to reduce less relevant passages and paraphrases was held. It was ascertained that the subject in question is understudied in distance education area and its impact on the development of a regional parameter has not been implemented yet.Universidade Federal FluminenseNiteróiDomingos, Maria de Lurdes CostaQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesSilva, Diogo Pereira daMendes, Jader Costa2017-09-05T12:37:29Z2017-09-05T12:37:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4416Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:34Zoai:app.uff.br:1/4416Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:18.588955Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
title Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
spellingShingle Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
Mendes, Jader Costa
EaD
Competências
Grades curriculares
Mercado de trabalho
Educação a distância
Currículo
Competência
Mercado de trabalho
Distance education
Skills
Curricula
Labor market
title_short Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
title_full Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
title_fullStr Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
title_full_unstemmed Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
title_sort Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
author Mendes, Jader Costa
author_facet Mendes, Jader Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Maria de Lurdes Costa
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Silva, Diogo Pereira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Jader Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
Competências
Grades curriculares
Mercado de trabalho
Educação a distância
Currículo
Competência
Mercado de trabalho
Distance education
Skills
Curricula
Labor market
topic EaD
Competências
Grades curriculares
Mercado de trabalho
Educação a distância
Currículo
Competência
Mercado de trabalho
Distance education
Skills
Curricula
Labor market
description Esta pesquisa buscou averiguar estudos que correlacionassem os currículos da modalidade EaD com as necessidades do mercado de trabalho, a fim de facilitar o desenvolvimento empresarial através da gestão do conhecimento. Objetivou-se observar a correspondência entre os currículos de EaD e o atendimento das competências profissionais solicitadas pelo mercado de trabalho. A metodologia adotada foi um estudo bibliográfico que utilizou o acervo da Scielo (Scientific Electronic Library Online), para a coleta de artigos importantes para este estudo. Foram analisados 319 artigos publicados entre os anos de 1999 a 2015, que, em sequência, foram separados de acordo com o interesse da pesquisa. Tendo como referência as palavras-chaves ligadas aos objetivos determinados no estudo, foram selecionados 39 artigos para uma análise apurada. Foi realizada uma análise secundária dos dados coletados e a análise de conteúdo, para redução das passagens e paráfrases menos relevantes. Foi averiguado que o tema em questão é pouco estudado na área de EaD e seu impacto para o desenvolvimento de um parâmetro regional que não foi aplicado ainda.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-09-05T12:37:29Z
2017-09-05T12:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4416
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4416
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823633307271168