Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4416 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou averiguar estudos que correlacionassem os currículos da modalidade EaD com as necessidades do mercado de trabalho, a fim de facilitar o desenvolvimento empresarial através da gestão do conhecimento. Objetivou-se observar a correspondência entre os currículos de EaD e o atendimento das competências profissionais solicitadas pelo mercado de trabalho. A metodologia adotada foi um estudo bibliográfico que utilizou o acervo da Scielo (Scientific Electronic Library Online), para a coleta de artigos importantes para este estudo. Foram analisados 319 artigos publicados entre os anos de 1999 a 2015, que, em sequência, foram separados de acordo com o interesse da pesquisa. Tendo como referência as palavras-chaves ligadas aos objetivos determinados no estudo, foram selecionados 39 artigos para uma análise apurada. Foi realizada uma análise secundária dos dados coletados e a análise de conteúdo, para redução das passagens e paráfrases menos relevantes. Foi averiguado que o tema em questão é pouco estudado na área de EaD e seu impacto para o desenvolvimento de um parâmetro regional que não foi aplicado ainda. |
id |
UFF-2_3053ff3310cbd5ee6dc1ec394188adfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4416 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dadosEaDCompetênciasGrades curricularesMercado de trabalhoEducação a distânciaCurrículoCompetênciaMercado de trabalhoDistance educationSkillsCurriculaLabor marketEsta pesquisa buscou averiguar estudos que correlacionassem os currículos da modalidade EaD com as necessidades do mercado de trabalho, a fim de facilitar o desenvolvimento empresarial através da gestão do conhecimento. Objetivou-se observar a correspondência entre os currículos de EaD e o atendimento das competências profissionais solicitadas pelo mercado de trabalho. A metodologia adotada foi um estudo bibliográfico que utilizou o acervo da Scielo (Scientific Electronic Library Online), para a coleta de artigos importantes para este estudo. Foram analisados 319 artigos publicados entre os anos de 1999 a 2015, que, em sequência, foram separados de acordo com o interesse da pesquisa. Tendo como referência as palavras-chaves ligadas aos objetivos determinados no estudo, foram selecionados 39 artigos para uma análise apurada. Foi realizada uma análise secundária dos dados coletados e a análise de conteúdo, para redução das passagens e paráfrases menos relevantes. Foi averiguado que o tema em questão é pouco estudado na área de EaD e seu impacto para o desenvolvimento de um parâmetro regional que não foi aplicado ainda.This research aimed to investigate studies that correlate the curricula of distance education mode to the needs of the labor market in order to facilitate business development through knowledge management. This study aimed to observe the correspondence between the curricula of distance education and care of professional skills required by the labor market. The methodology was a bibliographical study that used the Scielo acquis (Scientific Electronic Library Online), to collect important items for this study. We analyzed 319 articles published between the years 1999-2015, which, in sequence, were separated according to the interests of research. With reference keywords related to certain objectives in the study were selected 39 articles for detailed analysis. A secondary analysis of data collected and the analysis of content, to reduce less relevant passages and paraphrases was held. It was ascertained that the subject in question is understudied in distance education area and its impact on the development of a regional parameter has not been implemented yet.Universidade Federal FluminenseNiteróiDomingos, Maria de Lurdes CostaQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesSilva, Diogo Pereira daMendes, Jader Costa2017-09-05T12:37:29Z2017-09-05T12:37:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4416Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:34Zoai:app.uff.br:1/4416Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:18.588955Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados |
title |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados |
spellingShingle |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados Mendes, Jader Costa EaD Competências Grades curriculares Mercado de trabalho Educação a distância Currículo Competência Mercado de trabalho Distance education Skills Curricula Labor market |
title_short |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados |
title_full |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados |
title_fullStr |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados |
title_full_unstemmed |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados |
title_sort |
Como os aspectos curriculares em EaD têm atendido às competências exigidas no mercado de trabalho: um levantamento de dados |
author |
Mendes, Jader Costa |
author_facet |
Mendes, Jader Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, Maria de Lurdes Costa Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves Silva, Diogo Pereira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Jader Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EaD Competências Grades curriculares Mercado de trabalho Educação a distância Currículo Competência Mercado de trabalho Distance education Skills Curricula Labor market |
topic |
EaD Competências Grades curriculares Mercado de trabalho Educação a distância Currículo Competência Mercado de trabalho Distance education Skills Curricula Labor market |
description |
Esta pesquisa buscou averiguar estudos que correlacionassem os currículos da modalidade EaD com as necessidades do mercado de trabalho, a fim de facilitar o desenvolvimento empresarial através da gestão do conhecimento. Objetivou-se observar a correspondência entre os currículos de EaD e o atendimento das competências profissionais solicitadas pelo mercado de trabalho. A metodologia adotada foi um estudo bibliográfico que utilizou o acervo da Scielo (Scientific Electronic Library Online), para a coleta de artigos importantes para este estudo. Foram analisados 319 artigos publicados entre os anos de 1999 a 2015, que, em sequência, foram separados de acordo com o interesse da pesquisa. Tendo como referência as palavras-chaves ligadas aos objetivos determinados no estudo, foram selecionados 39 artigos para uma análise apurada. Foi realizada uma análise secundária dos dados coletados e a análise de conteúdo, para redução das passagens e paráfrases menos relevantes. Foi averiguado que o tema em questão é pouco estudado na área de EaD e seu impacto para o desenvolvimento de um parâmetro regional que não foi aplicado ainda. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-09-05T12:37:29Z 2017-09-05T12:37:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4416 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4416 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823633307271168 |