A prática de educação em saúde na escola: um ambiente de cuidado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Talita Marchióro de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2352
Resumo: A Educação em Saúde deve ser compreendida como atividade principal na promoção da saúde para desenvolver autonomia, responsabilidade das pessoas e comunidades, além de ser uma prática social crítica e transformadora. Os objetivos desta pesquisa foram promover a integração entre educação e saúde com professores, da turma do sexto (6º) ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda em Niterói-RJ, descrever e discutir a prática educativa em saúde realizada por professores desta turma. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem participativa, do tipo descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio do instrumento adaptado do Mapa Falante, sendo necessários três encontros para sua conclusão. A pesquisa foi realizada na sala de reunião dos professores da escola citada. Contou com 12 participantes, sendo 09 professores, 01 diretora, 01 coordenadora de turmas e 01 coordenadora pedagógica. Os dados foram analisados através da análise temática proposta por Minayo (2010). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário onde foi realizado o estudo, sob o parecer de número CAAE: 37709414.8.0000.5243. Considerando as práticas educativas em saúde realizadas por professores, percebe-se que a sua definição é um pouco equivocada entre os docentes. A saúde ainda não é entendida como algo abrangente e o meio ambiente é mais enfatizado. Alguns docentes entendem como questão de saúde a prevenção de uma doença, ou seja, se não há doença, o sujeito está saudável. Em relação as vertentes educacionais utilizadas na prática da educação em saúde, desenvolvida pelos professores participantes desse estudo, pode-se dizer que se imbricam, e são utilizadas de forma alternada, ora progressista, ora tradicional. A abordagem participativa neste estudo proporcionou a participação dos professores no sentido de estudar o problema de forma dinâmica, apontando para possíveis ações de saúde que levem a transformação da situação
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A pesquisa foi realizada na sala de reunião dos professores da escola citada. Contou com 12 participantes, sendo 09 professores, 01 diretora, 01 coordenadora de turmas e 01 coordenadora pedagógica. Os dados foram analisados através da análise temática proposta por Minayo (2010). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário onde foi realizado o estudo, sob o parecer de número CAAE: 37709414.8.0000.5243. Considerando as práticas educativas em saúde realizadas por professores, percebe-se que a sua definição é um pouco equivocada entre os docentes. A saúde ainda não é entendida como algo abrangente e o meio ambiente é mais enfatizado. Alguns docentes entendem como questão de saúde a prevenção de uma doença, ou seja, se não há doença, o sujeito está saudável. Em relação as vertentes educacionais utilizadas na prática da educação em saúde, desenvolvida pelos professores participantes desse estudo, pode-se dizer que se imbricam, e são utilizadas de forma alternada, ora progressista, ora tradicional. A abordagem participativa neste estudo proporcionou a participação dos professores no sentido de estudar o problema de forma dinâmica, apontando para possíveis ações de saúde que levem a transformação da situaçãoHealth Education must be seen as the main action in promoting health to develop autonomy, people and communities’ responsability, besides being a critical and changing social practice. The goals of this research were to promote integratation between education and health with teachers, of the 6th grade of elementary school of Antineia Silveira Miranda city school in Niterói- RJ, decribe and discuss the educational practice in health carried by such group’s teachers. It concerns a qualitative research with participatory approach, descriptive. Data col-lection happened through a talking map adapted too, thus requiring 03 meetings to accompli-shment. The research took place in the mentioned school teachers’ meeting room. It conside-red 12 participants, 09 teachers, 01 principal, 01 class cordinator and 01 pedagogical coordi-nator. The data were analized through thematic analysis proposed by Minayo (2010). The research was approved by the ethics in research comitee of the University Hospital where the study was carried out, under the CAAE number: 37709414.8.0000.5243. Considering the e-ducational practices in health carried by teachers, it is possible to see that definition is a little mistaken between teachers. Health is still not seen as something extensive and the environ-ment is more emphasized. Some teachers understandas a matter oh health preventing diseases, wich is, if there is no disease, the person is healthy. Regarding the educacioal used in the practice of education in health, developed by the teachers participating of ths research, we may say that they imbricate, and are used in a random way. Sometimes progressive, other times traditional. The cooperative approach in this study made it possible teachers’ participa-tion aiming at studying the issue in a dynamic way, pointing at possible actions of health that bring about a change in the situationSabóia, Vera MariaValente, Geilsa Soraia CavalcantiLuquez, Tatiane Marinz de SouzaSilva, Talita Marchióro de Lima2016-10-07T16:35:02Z2016-10-07T16:35:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Talita Marchióro de Lima. A prática de educação em saúde na escola: um ambiente de cuidado de enfermagem. 2016. 68 f. 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