Cinquenta anos da pílula anticoncepcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Bernadete
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4823
Resumo: Este projeto é uma tentativa de observar o comportamento de alunos do ensino médio e da sociedade local e/ou próxima, com relação ao uso da pílula anticoncepcional de forma a considerar pontos como idade e escolaridade. O trabalho se desenvolve com base em outros projetos citados na bibliografia, que formam uma espécie de censo ao redor do país onde uma questão é abordada: “Para que fim existe afinal a pílula?”. A partir dessa ideia, o licenciando fez uma pesquisa para obter dados onde pudesse basear sua metodologia por meio de um questionário que fornecesse dados, debates, conversas, dúvidas etc. As discrepâncias nas respostas dos entrevistados não foi exatamente surpresa. Devido às diferentes faixas etárias, regiões e escolaridades dos entrevistados, já era esperado que não houvesse linearidade, já que se trata de recolhimento de dados de seres humanos. O que pode ser observado, e até admirado, são as respostas particulares de acordo com fatores que indicariam o óbvio. Por exemplo, uma aluna de nível superior que desconhece os efeitos causados pelo anticoncepcional oral combinado (ACO) no organismo humano. Os artigos, os livros e as revistas consultados trazem dados estatísticos sobre adolescentes de todo o país que fazem uso indevido do ACO por motivos diversos, e durante as entrevistas, o licenciando observou que mesmo com a evolução da tecnologia e acessibilidade da mesma, as pesquisas bibliográficas têm certa razão. Além disso, foram poucas as pessoas entrevistadas que conheciam a história da pílula, sabiam de sua transformação ao longo dos anos ou ainda têm consciência de seus efeitos colaterais, por exemplo. Esse resultado permite acreditar que se faz urgente a conscientização primeiro por parte da família e depois pela escola. Com o intuito de informar e de esclarecer a geração atual podemos evitar danos desnecessários à geração futura
id UFF-2_3249cf3ddf2b77a84163bfae63507383
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4823
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cinquenta anos da pílula anticoncepcionalAnticoncepcionalEnsino médioEnsino transversalAnticoncepcionalEnsino de químicaEducação sexualSexualidadeAdolescenteContracepctionSecondary educationTeaching crossEste projeto é uma tentativa de observar o comportamento de alunos do ensino médio e da sociedade local e/ou próxima, com relação ao uso da pílula anticoncepcional de forma a considerar pontos como idade e escolaridade. O trabalho se desenvolve com base em outros projetos citados na bibliografia, que formam uma espécie de censo ao redor do país onde uma questão é abordada: “Para que fim existe afinal a pílula?”. A partir dessa ideia, o licenciando fez uma pesquisa para obter dados onde pudesse basear sua metodologia por meio de um questionário que fornecesse dados, debates, conversas, dúvidas etc. As discrepâncias nas respostas dos entrevistados não foi exatamente surpresa. Devido às diferentes faixas etárias, regiões e escolaridades dos entrevistados, já era esperado que não houvesse linearidade, já que se trata de recolhimento de dados de seres humanos. O que pode ser observado, e até admirado, são as respostas particulares de acordo com fatores que indicariam o óbvio. Por exemplo, uma aluna de nível superior que desconhece os efeitos causados pelo anticoncepcional oral combinado (ACO) no organismo humano. Os artigos, os livros e as revistas consultados trazem dados estatísticos sobre adolescentes de todo o país que fazem uso indevido do ACO por motivos diversos, e durante as entrevistas, o licenciando observou que mesmo com a evolução da tecnologia e acessibilidade da mesma, as pesquisas bibliográficas têm certa razão. Além disso, foram poucas as pessoas entrevistadas que conheciam a história da pílula, sabiam de sua transformação ao longo dos anos ou ainda têm consciência de seus efeitos colaterais, por exemplo. Esse resultado permite acreditar que se faz urgente a conscientização primeiro por parte da família e depois pela escola. Com o intuito de informar e de esclarecer a geração atual podemos evitar danos desnecessários à geração futuraThis project is an attempt to observe the behavior of high school students and local and / or next society, regarding the use of the contraceptive pill in order to consider points such as age and education. The work is developed based on other projects cited in the bibliography, which form a kind of census around the country where a particular issue is addressed: "To what purpose is there though the pill?". From that idea, the licensing did a search for obtain data which could have based its methodology by means of a questionnaire to provide data, debates, conversations, questions, etc. The discrepancies in the responses of the interviewees was not exactly surprised. Due to the different age groups, regions and educational background of the respondents, it was expected that there would be no linearity, since it is collecting data from humans. What can be observed, and even admired, are the particular responses according to factors that indicate the obvious. For example, a student of higher education that ignores the effects caused by the combined oral contraceptive (ACO) in the human body. Articles, books and magazines bring researched statistics on teens across the country who make bad use of ACO for various reasons, and during interviews, the licensing noted that even with the evolution of technology and accessibility thereof, research bibliographical have a point. Moreover, few people interviewed who know the history of the pill, know about its transformation over the years or as little aware of their side effects, for example. This result allows us to believe that awareness is urgent first by family and then by the school. Aiming to inform and enlighten the present generation can avoid unnecessary damage to the future generationNascimento Filho, Armando Pereira doSelles, Jairo PaesAlves, Odivaldo CambraiaLopes, Maria Bernadete2017-10-09T17:33:31Z2017-10-09T17:33:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4823http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:03:09Zoai:app.uff.br:1/4823Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:04.306089Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
title Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
spellingShingle Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
Lopes, Maria Bernadete
Anticoncepcional
Ensino médio
Ensino transversal
Anticoncepcional
Ensino de química
Educação sexual
Sexualidade
Adolescente
Contracepction
Secondary education
Teaching cross
title_short Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
title_full Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
title_fullStr Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
title_full_unstemmed Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
title_sort Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
author Lopes, Maria Bernadete
author_facet Lopes, Maria Bernadete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento Filho, Armando Pereira do
Selles, Jairo Paes
Alves, Odivaldo Cambraia
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Bernadete
dc.subject.por.fl_str_mv Anticoncepcional
Ensino médio
Ensino transversal
Anticoncepcional
Ensino de química
Educação sexual
Sexualidade
Adolescente
Contracepction
Secondary education
Teaching cross
topic Anticoncepcional
Ensino médio
Ensino transversal
Anticoncepcional
Ensino de química
Educação sexual
Sexualidade
Adolescente
Contracepction
Secondary education
Teaching cross
description Este projeto é uma tentativa de observar o comportamento de alunos do ensino médio e da sociedade local e/ou próxima, com relação ao uso da pílula anticoncepcional de forma a considerar pontos como idade e escolaridade. O trabalho se desenvolve com base em outros projetos citados na bibliografia, que formam uma espécie de censo ao redor do país onde uma questão é abordada: “Para que fim existe afinal a pílula?”. A partir dessa ideia, o licenciando fez uma pesquisa para obter dados onde pudesse basear sua metodologia por meio de um questionário que fornecesse dados, debates, conversas, dúvidas etc. As discrepâncias nas respostas dos entrevistados não foi exatamente surpresa. Devido às diferentes faixas etárias, regiões e escolaridades dos entrevistados, já era esperado que não houvesse linearidade, já que se trata de recolhimento de dados de seres humanos. O que pode ser observado, e até admirado, são as respostas particulares de acordo com fatores que indicariam o óbvio. Por exemplo, uma aluna de nível superior que desconhece os efeitos causados pelo anticoncepcional oral combinado (ACO) no organismo humano. Os artigos, os livros e as revistas consultados trazem dados estatísticos sobre adolescentes de todo o país que fazem uso indevido do ACO por motivos diversos, e durante as entrevistas, o licenciando observou que mesmo com a evolução da tecnologia e acessibilidade da mesma, as pesquisas bibliográficas têm certa razão. Além disso, foram poucas as pessoas entrevistadas que conheciam a história da pílula, sabiam de sua transformação ao longo dos anos ou ainda têm consciência de seus efeitos colaterais, por exemplo. Esse resultado permite acreditar que se faz urgente a conscientização primeiro por parte da família e depois pela escola. Com o intuito de informar e de esclarecer a geração atual podemos evitar danos desnecessários à geração futura
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-10-09T17:33:31Z
2017-10-09T17:33:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4823
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823697713954816