A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Alessandro Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31611
Resumo: A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, em resposta à obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A vacinação era uma medida sanitária importante, mas foi recebida com resistência por parte da população, que acreditava que a vacina era prejudicial à saúde. Os manifestantes, liderados por populares e médicos, protestaram contra a vacinação, bloqueando ruas e queimando prédios públicos. O governo federal enviou tropas para reprimir os protestos, e a revolta foi sufocada em poucos dias. Fazendo um paralelo a Revolta da Vacina e os atos golpistas de 2023, marcados por uma série de manifestações realizadas no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, encontramos semelhanças e diferenças ressaltadas na discussão e na conclusão desta Monografia. Entre as semelhanças, apontamos que ambos os eventos expressavam a insatisfação popular com o governo, que em ambos os casos os insurgentes foram manipulados politicamente. Quanto às diferenças, a Revolta da Vacina foi motivada por uma questão sanitária, enquanto os atos golpistas de 2023 foram motivados, principalmente, por uma disputa política, ainda que uma questão sanitária - a pandemia da COVID-19, tenha atravessado esta disputa.
id UFF-2_3349d402987b4bbd55500e99f3c9b018
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31611
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hojeRevolta da VacinaAtos golpistasFake newsCOVID-19Revolta da Vacina Obrigatória, 1904ConservadorismoNegacionismo científicoPandemiaIdeologia políticaA Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, em resposta à obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A vacinação era uma medida sanitária importante, mas foi recebida com resistência por parte da população, que acreditava que a vacina era prejudicial à saúde. Os manifestantes, liderados por populares e médicos, protestaram contra a vacinação, bloqueando ruas e queimando prédios públicos. O governo federal enviou tropas para reprimir os protestos, e a revolta foi sufocada em poucos dias. Fazendo um paralelo a Revolta da Vacina e os atos golpistas de 2023, marcados por uma série de manifestações realizadas no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, encontramos semelhanças e diferenças ressaltadas na discussão e na conclusão desta Monografia. Entre as semelhanças, apontamos que ambos os eventos expressavam a insatisfação popular com o governo, que em ambos os casos os insurgentes foram manipulados politicamente. Quanto às diferenças, a Revolta da Vacina foi motivada por uma questão sanitária, enquanto os atos golpistas de 2023 foram motivados, principalmente, por uma disputa política, ainda que uma questão sanitária - a pandemia da COVID-19, tenha atravessado esta disputa.20 f.Andrade, Luiz Antonio BotelhoSchulz, Filippe Henrique PivetaValladão, Sofia CorrêaSilva, Bárbara Santos daSantiago, Alessandro Fernandes2023-12-20T20:18:01Z2023-12-20T20:18:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTIAGO, Alessandro Fernandes. A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31611CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-20T20:18:06Zoai:app.uff.br:1/31611Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:27.872114Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
title A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
spellingShingle A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
Santiago, Alessandro Fernandes
Revolta da Vacina
Atos golpistas
Fake news
COVID-19
Revolta da Vacina Obrigatória, 1904
Conservadorismo
Negacionismo científico
Pandemia
Ideologia política
title_short A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
title_full A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
title_fullStr A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
title_full_unstemmed A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
title_sort A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje
author Santiago, Alessandro Fernandes
author_facet Santiago, Alessandro Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Luiz Antonio Botelho
Schulz, Filippe Henrique Piveta
Valladão, Sofia Corrêa
Silva, Bárbara Santos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Alessandro Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Revolta da Vacina
Atos golpistas
Fake news
COVID-19
Revolta da Vacina Obrigatória, 1904
Conservadorismo
Negacionismo científico
Pandemia
Ideologia política
topic Revolta da Vacina
Atos golpistas
Fake news
COVID-19
Revolta da Vacina Obrigatória, 1904
Conservadorismo
Negacionismo científico
Pandemia
Ideologia política
description A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, em resposta à obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A vacinação era uma medida sanitária importante, mas foi recebida com resistência por parte da população, que acreditava que a vacina era prejudicial à saúde. Os manifestantes, liderados por populares e médicos, protestaram contra a vacinação, bloqueando ruas e queimando prédios públicos. O governo federal enviou tropas para reprimir os protestos, e a revolta foi sufocada em poucos dias. Fazendo um paralelo a Revolta da Vacina e os atos golpistas de 2023, marcados por uma série de manifestações realizadas no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, encontramos semelhanças e diferenças ressaltadas na discussão e na conclusão desta Monografia. Entre as semelhanças, apontamos que ambos os eventos expressavam a insatisfação popular com o governo, que em ambos os casos os insurgentes foram manipulados politicamente. Quanto às diferenças, a Revolta da Vacina foi motivada por uma questão sanitária, enquanto os atos golpistas de 2023 foram motivados, principalmente, por uma disputa política, ainda que uma questão sanitária - a pandemia da COVID-19, tenha atravessado esta disputa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T20:18:01Z
2023-12-20T20:18:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTIAGO, Alessandro Fernandes. A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31611
identifier_str_mv SANTIAGO, Alessandro Fernandes. A Revolta da Vacina e o movimento negacionista e antivacina nos dias de hoje. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823580282880000