Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15794 |
Resumo: | Esta pesquisa procurou conhecer as estratégias adotadas pelos estudantes da EJA ao resolverem problemas do cotidiano que envolvessem o conceito matemático de proporcionalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, sob a ótica Etnomatemática, cujos dados foram colhidos através da observação de duas turmas de EJA de nono ano, da aplicação de um questionário de sondagem sociocultural e de uma atividade com quatro questões relacionadas ao cotidiano contendo proporcionalidade. Encontramos alguns caminhos adotados pelos estudantes participantes da pesquisa ao resolverem problemas matemáticos de proporção, além de dificuldades de compreensão de texto e interpretação |
id |
UFF-2_34602f1868319a82fa70373284039db3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15794 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidadeEducação matemáticaEtnomatemáticaEJAProporcionalidadeEtnomatemáticaEducação de adultosMathematical educationEthnomathematicalEJAProportionalityEsta pesquisa procurou conhecer as estratégias adotadas pelos estudantes da EJA ao resolverem problemas do cotidiano que envolvessem o conceito matemático de proporcionalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, sob a ótica Etnomatemática, cujos dados foram colhidos através da observação de duas turmas de EJA de nono ano, da aplicação de um questionário de sondagem sociocultural e de uma atividade com quatro questões relacionadas ao cotidiano contendo proporcionalidade. Encontramos alguns caminhos adotados pelos estudantes participantes da pesquisa ao resolverem problemas matemáticos de proporção, além de dificuldades de compreensão de texto e interpretaçãoThis research attempted to know the strategies adopted by EJA students to solve daily problems that could involve the mathematical concept of proportionality. Its attends of a qualitative research of ethnographic type, under the Ethnomathematical optic, whose data were collected through the observation of two ninth grade EJA classes, the application of a sociocultural exploration questionnaire, and an activity four questions related to everyday containing proportionality. We found some ways adopted by the research participant students to solve mathematical problems of proportion, beyond of difficulties of text comprehension and interpretation73 f.Fantinato, Maria Cecília Castello BrancoFreitas, Adriano VargasPereira, Pedro CarlosLeal, Marisa Beatriz Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/1556772493042867http://lattes.cnpq.br/8341268660622707http://lattes.cnpq.br/8341268660622707http://lattes.cnpq.br/3969587952386949http://lattes.cnpq.br/2097222516450760http://lattes.cnpq.br/6151093519229838Sá, Marcelo Oliveira de2020-11-04T16:36:24Z2020-11-04T16:36:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁ, Marcelo Oliveira de. Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15794http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T18:12:06Zoai:app.uff.br:1/15794Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:43.032828Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade |
title |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade |
spellingShingle |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade Sá, Marcelo Oliveira de Educação matemática Etnomatemática EJA Proporcionalidade Etnomatemática Educação de adultos Mathematical education Ethnomathematical EJA Proportionality |
title_short |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade |
title_full |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade |
title_fullStr |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade |
title_full_unstemmed |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade |
title_sort |
Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade |
author |
Sá, Marcelo Oliveira de |
author_facet |
Sá, Marcelo Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fantinato, Maria Cecília Castello Branco Freitas, Adriano Vargas Pereira, Pedro Carlos Leal, Marisa Beatriz Bezerra http://lattes.cnpq.br/1556772493042867 http://lattes.cnpq.br/8341268660622707 http://lattes.cnpq.br/8341268660622707 http://lattes.cnpq.br/3969587952386949 http://lattes.cnpq.br/2097222516450760 http://lattes.cnpq.br/6151093519229838 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Marcelo Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Etnomatemática EJA Proporcionalidade Etnomatemática Educação de adultos Mathematical education Ethnomathematical EJA Proportionality |
topic |
Educação matemática Etnomatemática EJA Proporcionalidade Etnomatemática Educação de adultos Mathematical education Ethnomathematical EJA Proportionality |
description |
Esta pesquisa procurou conhecer as estratégias adotadas pelos estudantes da EJA ao resolverem problemas do cotidiano que envolvessem o conceito matemático de proporcionalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, sob a ótica Etnomatemática, cujos dados foram colhidos através da observação de duas turmas de EJA de nono ano, da aplicação de um questionário de sondagem sociocultural e de uma atividade com quatro questões relacionadas ao cotidiano contendo proporcionalidade. Encontramos alguns caminhos adotados pelos estudantes participantes da pesquisa ao resolverem problemas matemáticos de proporção, além de dificuldades de compreensão de texto e interpretação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-04T16:36:24Z 2020-11-04T16:36:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ, Marcelo Oliveira de. Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15794 |
identifier_str_mv |
SÁ, Marcelo Oliveira de. Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823600608477184 |