Programa de educação permanente: estratégia de ensino para fiscais sanitários nas inspeções em drogarias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcela Bella
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26394
Resumo: Introdução: este estudo apresentou, como problema, inconsistências nos relatórios de inspeção sanitária da microrregião Leopoldina/Cataguases - MG. Objetivo: analisar os relatórios sanitários que contemplam as Boas Práticas de Dispensação em Drogarias e Farmácias para a elaboração de um Programa de Educação Permanente em Vigilância Sanitária (VISA). Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, de caráter exploratório, longitudinal. O cenário da pesquisa foram as VISA dos municípios da região de saúde Leopoldina/Cataguases - MG, composto por dez municípios. O estudo analisou os relatórios de inspeção sanitária elaborados nos anos de 2017, 2018 e 2019, nas inspeções em drogarias na região de saúde Leopoldina/Cataguases. A pesquisa foi submetida ao CEP/UFF, tendo sido aprovado conforme Parecer Consubstanciado de Aprovação nº 4.312.957. Como técnicas de coleta de dados, foi utilizada a análise documental dos relatórios de inspeção sanitária. Aplicou-se um roteiro produzido para a pesquisa de modo a verificar as questões existentes nos relatórios elaborados pelos fiscais. Resultados: foram identificadas inconsistências nos relatórios, baixo percentual de aplicação das questões selecionadas do roteiro padronizado da SES, e diferença entre a elaboração por fiscais farmacêuticos e não farmacêuticos. Discussão: as equipes que fiscalizavam drogarias nos 10 municípios possuíam uma diversidade em sua constituição quanto a formação profissional e quantitativo que inspecionavam esses estabelecimentos, tendo o porte do município grande influência nessa constituição. A multiprofissionalidade se destacou entre as equipes estudadas. Na avaliação dos relatórios, as divergências encontradas nas inspeções com a presença ou não do farmacêutico trouxe impactos significativos no resultado final dos documentos da vigilância sanitária. Conclusão: A partir dos resultados dos dados obtidos e analisados, foi proposto um produto de ensino. O desenvolvimento da oficina com a utilização de metodologias ativas nas oficinas contribuiu para minimizar a falta de definição de equipe mínima e perfil profissional definidos pela Anvisa para inspeções em drogarias. Produto: o Programa de Educação Permanente em Vigilância Sanitária em Drogarias foi construído partir das necessidades dos fiscais identificadas através da metodologia do Arco de Maguerez, utilizando um vídeo construído para representar a identificação da realidade, sendo o disparador da oficina. Assim, utilizou-se a problematização para a construção de soluções que contribuíssem na qualificação do trabalho das vigilâncias sanitárias em drogarias na microrregião Leopoldina/Cataguases.
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O estudo analisou os relatórios de inspeção sanitária elaborados nos anos de 2017, 2018 e 2019, nas inspeções em drogarias na região de saúde Leopoldina/Cataguases. A pesquisa foi submetida ao CEP/UFF, tendo sido aprovado conforme Parecer Consubstanciado de Aprovação nº 4.312.957. Como técnicas de coleta de dados, foi utilizada a análise documental dos relatórios de inspeção sanitária. Aplicou-se um roteiro produzido para a pesquisa de modo a verificar as questões existentes nos relatórios elaborados pelos fiscais. Resultados: foram identificadas inconsistências nos relatórios, baixo percentual de aplicação das questões selecionadas do roteiro padronizado da SES, e diferença entre a elaboração por fiscais farmacêuticos e não farmacêuticos. Discussão: as equipes que fiscalizavam drogarias nos 10 municípios possuíam uma diversidade em sua constituição quanto a formação profissional e quantitativo que inspecionavam esses estabelecimentos, tendo o porte do município grande influência nessa constituição. A multiprofissionalidade se destacou entre as equipes estudadas. Na avaliação dos relatórios, as divergências encontradas nas inspeções com a presença ou não do farmacêutico trouxe impactos significativos no resultado final dos documentos da vigilância sanitária. Conclusão: A partir dos resultados dos dados obtidos e analisados, foi proposto um produto de ensino. O desenvolvimento da oficina com a utilização de metodologias ativas nas oficinas contribuiu para minimizar a falta de definição de equipe mínima e perfil profissional definidos pela Anvisa para inspeções em drogarias. Produto: o Programa de Educação Permanente em Vigilância Sanitária em Drogarias foi construído partir das necessidades dos fiscais identificadas através da metodologia do Arco de Maguerez, utilizando um vídeo construído para representar a identificação da realidade, sendo o disparador da oficina. Assim, utilizou-se a problematização para a construção de soluções que contribuíssem na qualificação do trabalho das vigilâncias sanitárias em drogarias na microrregião Leopoldina/Cataguases.Introduction: this study presented as a problem inconsistency in the sanitary inspection reports of the Leopoldina/Cataguases - MG microregion. Objective: To analyze the health reports that contemplate the Good Dispensing Practices in Drugstores and Pharmacies for the elaboration of a Permanent Education Program in Health Surveillance (VISA). Methodology: this is a quantitative, exploratory, longitudinal study. The research scenario was the VISAS of the municipalities in the Leopoldina/Cataguases - MG health region, comprising 10 municipalities. The study analyzed the health inspection reports prepared in 2017, 2018 and 2019, in inspections in drugstores in the Leopoldina/Cataguases Health Region. The research was submitted to CEP/UFF, having been approved according to the Substantiated Opinion of Approval nº 4.312.957. As data collection techniques, documental analysis of the generated sanitary inspection reports were used. A script elaborated for the research was applied and through it the existing questions were verified in the reports prepared by the inspectors. From the results of the data obtained and analyzed, a teaching product was proposed. Results: inconsistencies were identified in the reports and a low percentage of application of the selected questions from the SES standardized script and a difference between preparation by pharmaceutical and non-pharmacist inspectors. Discussion: the teams that inspected drugstores in the 10 municipalities had a diversity in their constitution regarding the professional and quantitative training that inspected these establishments, with the size of the municipality having a great influence on this constitution. Multiprofessionalism stood out among the teams studied. In evaluating the reports, the divergences found in the inspections with the presence or absence of the pharmacist had significant impacts on the final result of the health surveillance documents. Conclusion: Based on the results of the data obtained and analyzed, a teaching product was proposed. The development of the workshop with the use of active methodologies in the workshops helped to minimize the lack of definition of the minimum team and professional profile defined by Anvisa for inspections in drugstores. Product: the Permanent Education Program in Sanitary Surveillance in Drugstores was built from the needs of inspectors identified through the Arco de Maguerez methodology, using a video built to represent the identification of reality, being the trigger of the workshop. Thus, problematization was used to build solutions that would contribute to the qualification of the work of sanitary surveillance in drugstores in the Leopoldina/Cataguases microregion.122 f.Cordeiro, Benedito Carloshttp://lattes.cnpq.br/9505562733069677Souza, Ândrea Cardoso dehttp://lattes.cnpq.br/6380156627165808Silva, Sílvia Lanziotti Azevedo dahttp://lattes.cnpq.br/5006674551853577http://lattes.cnpq.br/6837735622989485Lopes, Marcela Bella2022-10-05T17:59:33Z2022-10-05T17:59:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Marcela Bella. Programa de educação permanente: estratégia de ensino para fiscais sanitários nas inspeções em drogarias. 2021. 122 f. 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