Adequação de um amortecedor hidráulico de mola a gás a uma muleta canadense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leisson Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8676
Resumo: As tecnologias assistivas possibilitam que pessoas com disfunções de variados níveis recuperem suas habilidades e possam se reinserir de forma ativa no meio social. O uso de muletas canadense como estratégia de locomoção permanente ou transitória se mostra um desafio para o usuário, pois os membros superiores não são preparados para receber cargas oriundas da deambulação assistida, provocando dor e lesões de vários níveis em toda a sua estrutura com maior incidência sobre as articulações. O surgimento de lesões pode inviabilizar o uso do recurso, impossibilitando a locomoção. Diferentes metodologias de desenvolvimento e análise vem sendo empregadas na tentativa de conceber dispositivos que alterem os comportamentos dinâmicos das cargas durante a marcha, no entanto se mostram rudimentares pela baixa efetividade de resposta. A proposta deste estudo se fundamenta no desenvolvimento e analise experimental de um sistema de amortecimento a partir de um amortecedor hidráulico de mola a gás, que permita ser incorporado a uma muleta comercial com observância aos preceitos dispostos na norma (ISO11334-1, 2007) que regulamenta a fabricação de muletas. Testes foram realizados para obter as informações características do sistema massa-mola-amortecedor. Os resultados apontam que ocorrerá um deslocamento de 5mm no amortecedor, com um usuário de 75kg andando a 1,55m/s, dentre outras condições, e indica as premissas para a escolha de um amortecedor a partir de um catálogo de um fabricante a ser adaptado a uma muleta
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