Charles Baudelaire e Murilo Mendes: uma poética do olfato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33247 |
Resumo: | O presente projeto tem como intenção investigar o aparecimento do odor1 e quais suas relações possíveis nas obras de Charles Baudelaire e Murilo Mendes para um transbordamento do sujeito poético nas esferas da corporeidade e despersonificação, bem como suas possíveis extensões para a melancolia e a memória e da distinção desta quanto à reminiscência. Propõe-se, deste modo, averiguar como, por meio dos odores, se dão as relações entre o concreto e o abstrato até o ponto de pensar o corporal, o incorpóreo, a vaporização do sujeito e da forma poética e a questão da corporificação do odor, presente em alguns poemas selecionados dos autores citados. Para isto, o conceito de potência de Giorgio Agamben será indispensável. No que se refere à sinestesia será observada não a figura de linguagem, mas o efeito sinestésico-corporal que recuperaria uma imagem da memória a fim de realizá-la, torná-la concreta, por meio da elaboração do que chamaremos de imagens olfativas. Arrematando os tópicos dispostos, este estudo intenta compreender o olfato como potência poética e pensar os caminhos entre memória e reminiscência que levarão, por meio dos odores, o sujeito ao estado melancólico e à busca pela concretização do que faz falta. |
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Charles Baudelaire e Murilo Mendes: uma poética do olfatoBaudelaireMurilo MendesMelancoliaMemóriaOlfatoPoesiaReminiscênciaPoesiaMemóriaMelancoliaBaudelaire, Charles, 1821-1867Mendes, Murilo, 1901-1975BaudelaireMurilo MendesMelancolíaMemoriaOlorPoesíaReminiscenciaO presente projeto tem como intenção investigar o aparecimento do odor1 e quais suas relações possíveis nas obras de Charles Baudelaire e Murilo Mendes para um transbordamento do sujeito poético nas esferas da corporeidade e despersonificação, bem como suas possíveis extensões para a melancolia e a memória e da distinção desta quanto à reminiscência. Propõe-se, deste modo, averiguar como, por meio dos odores, se dão as relações entre o concreto e o abstrato até o ponto de pensar o corporal, o incorpóreo, a vaporização do sujeito e da forma poética e a questão da corporificação do odor, presente em alguns poemas selecionados dos autores citados. Para isto, o conceito de potência de Giorgio Agamben será indispensável. No que se refere à sinestesia será observada não a figura de linguagem, mas o efeito sinestésico-corporal que recuperaria uma imagem da memória a fim de realizá-la, torná-la concreta, por meio da elaboração do que chamaremos de imagens olfativas. Arrematando os tópicos dispostos, este estudo intenta compreender o olfato como potência poética e pensar os caminhos entre memória e reminiscência que levarão, por meio dos odores, o sujeito ao estado melancólico e à busca pela concretização do que faz falta.Este proyecto pretende investigar la aparición del olor y sus posibles relaciones en las obras de Charles Baudelaire y Murilo Mendes con un desbordamiento del sujeto poético en las esferas de la corporeidad y la despersonificación, así como sus posibles extensiones a la melancolía y la memoria y la distinción entre esta última y la reminiscencia. Se propone, por tanto, investigar cómo, a través de los olores, se produce la relación entre lo concreto y lo abstracto hasta el punto de pensar en lo corpóreo, lo incorpóreo, la vaporización del sujeto y la forma poética y la cuestión de la personificación del olor, presente en algunos poemas seleccionados de los autores mencionados. Para ello, el concepto de potencia de Giorgio Agamben será indispensable. En cuanto a la sinestesia, nos fijaremos no en la figura retórica, sino en el efecto sinestésico-corporal que recupera una imagen de la memoria para realizarla, concretarla, mediante la elaboración de lo que llamaremos imágenes olfativas. En conclusión, este estudio pretende entender el olor como un poder poético y pensar en los caminos entre la memoria y la reminiscencia que conducirán al sujeto, a través de los olores, a un estado melancólico y a la búsqueda del cumplimiento de lo que falta.127 p.Pedrosa, CeliaLeal, Paula GlenadelNavarro, Roberto José BozzettiRosa, Débora dos Santos Silva2024-07-12T13:27:14Z2024-07-12T13:27:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Débora dos Santos Silva. Charles Baudelaire e Murilo Mendes: uma poética do olfato. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33247CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-12T13:27:18Zoai:app.uff.br:1/33247Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:10.677533Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente projeto tem como intenção investigar o aparecimento do odor1 e quais suas relações possíveis nas obras de Charles Baudelaire e Murilo Mendes para um transbordamento do sujeito poético nas esferas da corporeidade e despersonificação, bem como suas possíveis extensões para a melancolia e a memória e da distinção desta quanto à reminiscência. Propõe-se, deste modo, averiguar como, por meio dos odores, se dão as relações entre o concreto e o abstrato até o ponto de pensar o corporal, o incorpóreo, a vaporização do sujeito e da forma poética e a questão da corporificação do odor, presente em alguns poemas selecionados dos autores citados. Para isto, o conceito de potência de Giorgio Agamben será indispensável. No que se refere à sinestesia será observada não a figura de linguagem, mas o efeito sinestésico-corporal que recuperaria uma imagem da memória a fim de realizá-la, torná-la concreta, por meio da elaboração do que chamaremos de imagens olfativas. Arrematando os tópicos dispostos, este estudo intenta compreender o olfato como potência poética e pensar os caminhos entre memória e reminiscência que levarão, por meio dos odores, o sujeito ao estado melancólico e à busca pela concretização do que faz falta. |
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