O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolckau, Mariana Bellot
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25214
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o direito à educação no Brasil contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender essa política pública, sua abrangência e possível relação com a diminuição de matrículas nos cursos presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, cujos procedimentos de pesquisa foram: levantamento bibliográfico, levantamento de fontes primárias (documentos e dados estatísticos do ENCCEJA) e a realização de oito entrevistas. Contatou-se o crescimento de inscrições no ENCCEJA de um lado, o declínio de matrículas na EJA do outro e o fechamento de escolas da modalidade no centro dessa problemática. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a facilidade para a obtenção do certificado via em ENCCEJA, a dificuldade para conciliar o trabalho e estudo e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos alunos da modalidade na escola são as principais razões para a escolha dos participantes pelo ENCCEJA e não pela EJA. Conclui-se que as deliberações da atual conjuntura política e econômica vêm contribuindo para que o ENCCEJA se estabeleça como principal política pública educacional para a EJA.
id UFF-2_3579ebc287f79db8d2131b4d97d4f400
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25214
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de JaneiroEducação de Jovens e AdultosENCCEJACertificaçãoCompetênciasPolíticas públicasEducação de adultosPolítica públicaYouth and adult educationENCCEJACertificationSkillsPublic policiesO presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o direito à educação no Brasil contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender essa política pública, sua abrangência e possível relação com a diminuição de matrículas nos cursos presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, cujos procedimentos de pesquisa foram: levantamento bibliográfico, levantamento de fontes primárias (documentos e dados estatísticos do ENCCEJA) e a realização de oito entrevistas. Contatou-se o crescimento de inscrições no ENCCEJA de um lado, o declínio de matrículas na EJA do outro e o fechamento de escolas da modalidade no centro dessa problemática. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a facilidade para a obtenção do certificado via em ENCCEJA, a dificuldade para conciliar o trabalho e estudo e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos alunos da modalidade na escola são as principais razões para a escolha dos participantes pelo ENCCEJA e não pela EJA. Conclui-se que as deliberações da atual conjuntura política e econômica vêm contribuindo para que o ENCCEJA se estabeleça como principal política pública educacional para a EJA.The present monographic work has as its research object the Youth and Adult Education (EJA) and the right to education in contemporary Brazil. This work aims to analyze the National Examination for the Certification of Youth and Adult Skills (ENCCEJA) in the state of Rio de Janeiro, in order to understand this public policy, its scope and possible relationship with the decrease in enrollments in on-site courses of the Youth and Adult Education (EJA) in the state. This is a qualitative and quantitative study, whose research procedures were: bibliographic survey, survey of primary sources (documents and statistical data from ENCCEJA) and eight interviews. The growth of enrollments in ENCCEJA on the one hand, the decline of enrollments in EJA on the other and the closing of schools of the modality at the center of this problem were contacted. The results obtained in the research demonstrate that the ease of obtaining the certificate via ENCCEJA, the difficulty in reconciling work and study and the absence of adequate public policies to guarantee not only access, but also the permanence of students of the modality in school are the main reasons for the choice of participants by ENCCEJA and not by EJA. It is concluded that the deliberations of the current political and economic situation have contributed to the establishment of ENCCEJA as the main public educational policy for EJA.Ventura, Jaqueline PereiraAlmeida, Sandra Maciel deBolckau, Mariana Bellot2022-06-14T15:12:55Z2022-06-14T15:12:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25214CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-14T15:12:59Zoai:app.uff.br:1/25214Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-14T15:12:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
title O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
spellingShingle O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
Bolckau, Mariana Bellot
Educação de Jovens e Adultos
ENCCEJA
Certificação
Competências
Políticas públicas
Educação de adultos
Política pública
Youth and adult education
ENCCEJA
Certification
Skills
Public policies
title_short O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
title_full O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
title_fullStr O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
title_sort O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
author Bolckau, Mariana Bellot
author_facet Bolckau, Mariana Bellot
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Jaqueline Pereira
Almeida, Sandra Maciel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolckau, Mariana Bellot
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
ENCCEJA
Certificação
Competências
Políticas públicas
Educação de adultos
Política pública
Youth and adult education
ENCCEJA
Certification
Skills
Public policies
topic Educação de Jovens e Adultos
ENCCEJA
Certificação
Competências
Políticas públicas
Educação de adultos
Política pública
Youth and adult education
ENCCEJA
Certification
Skills
Public policies
description O presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o direito à educação no Brasil contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender essa política pública, sua abrangência e possível relação com a diminuição de matrículas nos cursos presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, cujos procedimentos de pesquisa foram: levantamento bibliográfico, levantamento de fontes primárias (documentos e dados estatísticos do ENCCEJA) e a realização de oito entrevistas. Contatou-se o crescimento de inscrições no ENCCEJA de um lado, o declínio de matrículas na EJA do outro e o fechamento de escolas da modalidade no centro dessa problemática. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a facilidade para a obtenção do certificado via em ENCCEJA, a dificuldade para conciliar o trabalho e estudo e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos alunos da modalidade na escola são as principais razões para a escolha dos participantes pelo ENCCEJA e não pela EJA. Conclui-se que as deliberações da atual conjuntura política e econômica vêm contribuindo para que o ENCCEJA se estabeleça como principal política pública educacional para a EJA.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14T15:12:55Z
2022-06-14T15:12:55Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25214
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838732086149120