Grafite: a intervenção estética urbana destas crônicas à deriva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31239 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central o grafite como expressão urbana. Alguns aspectos foram da maior importância para o entendimento desta arte que, cada vez mais, interfere na estética e na paisagem dos centros urbanos. A fim de entendê-lo na contemporaneidade, foi necessária uma busca histórica dos grafites. A proposta é estudar o grafite como a expressão urbana surgida a partir da década de 1960, que foi incorporada como um dos tripés de sustentação do movimento Hip-Hop. O acervo selecionado através de fotografias gerou a necessidade de uma classificação. Dentro dela, o grupo de grafites denominados “crônica social” recebeu destaque e análise, o que gerou uma abordagem ao assunto “crônica literária”, na procura de parâmetros justificadores dos grafites categorizados como “crônica social”. Espalhados por várias áreas da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, as propostas de leitura destas crônicas grafitadas são muitas, tendo como variante os percursos, a velocidade dos percursos e, mesmo, quem faz o percurso e as leituras. Daí a proposta de prática da “Deriva”, sugerida pelos Situacionistas, grupo liderado por Gui Debord, permitindo variadas análises e construções de leituras dos grafites que, por terem a efemeridade como uma de suas mais marcantes características de arte de rua, está sujeita a todo tipo de intervenção, inclusive o desaparecimento |
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Grafite: a intervenção estética urbana destas crônicas à derivaGraphite: intervention urban aesthetics of these chronic driftingHip-hopGrafiteCrônicaDerivaArte de ruaHip-hop (Cultura popular)Rio de Janeiro (RJ)Hip-hopGraphiteChronicDriftEste trabalho tem como tema central o grafite como expressão urbana. Alguns aspectos foram da maior importância para o entendimento desta arte que, cada vez mais, interfere na estética e na paisagem dos centros urbanos. A fim de entendê-lo na contemporaneidade, foi necessária uma busca histórica dos grafites. A proposta é estudar o grafite como a expressão urbana surgida a partir da década de 1960, que foi incorporada como um dos tripés de sustentação do movimento Hip-Hop. O acervo selecionado através de fotografias gerou a necessidade de uma classificação. Dentro dela, o grupo de grafites denominados “crônica social” recebeu destaque e análise, o que gerou uma abordagem ao assunto “crônica literária”, na procura de parâmetros justificadores dos grafites categorizados como “crônica social”. Espalhados por várias áreas da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, as propostas de leitura destas crônicas grafitadas são muitas, tendo como variante os percursos, a velocidade dos percursos e, mesmo, quem faz o percurso e as leituras. Daí a proposta de prática da “Deriva”, sugerida pelos Situacionistas, grupo liderado por Gui Debord, permitindo variadas análises e construções de leituras dos grafites que, por terem a efemeridade como uma de suas mais marcantes características de arte de rua, está sujeita a todo tipo de intervenção, inclusive o desaparecimentoThe main theme of this work is the graffiti as urban expression. Some aspects were very important for understanding this art that interfere most of all in the esthetics and in the landscape of the urban centers. It was necessary a historical research in order to understand the contemporaneous of the graffiti. The proposal is to study the graffiti as an urban expression arising from the decade of 1960, which was incorporated as one of the tripods of the Hip-Hop movement. The stock of photographs required a classification. In this classification the graffiti denominated as “social chronics” was detached and analyzed. The classification addressed to the subject “literary chronic”, in the search for parameters to justify the subject “social chronic”. There are many reading propose for this “graffiti chronics” distributed in the metropolitan area of Rio de Janeiro city. There are many reading proposes of these chronics according to the route, the speed of the course and according to whom pass through. Hence the proposed practice of "deriva", as suggested by “Situacionistas”, group led by Gui Debord, allowing constructions of various analyses and readings of graffiti that has the ephemeral as one of its most striking features of art on the streets, which is subject to all kinds of intervention, including the disappearance82 p.Ferraz, Sonia Maria Taddeihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788874H5Álvares, José Maurício SaldanhaGuimarães, Celso Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2570230476002996Albuquerque, Ivan Nogueira Cavalcanti de2023-11-25T19:26:30Z2023-11-25T19:26:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Ivan Nogueira Cavalcanti de. Grafite: a intervenção estética urbana destas crônicas à deriva. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31239CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-25T19:26:34Zoai:app.uff.br:1/31239Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:23.295165Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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