Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D´Alessandro, Fabíola Dias Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22532
Resumo: O presente trabalho tem como objeto nuclear a análise sobre a efetividade da tutela jurídica frente à exploração ilegal dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade e a necessidade de elaboração de um regime adequado para proteção destes em solo brasileiro . Nesse contexto, o desenvolvimento do presente estudo se deu a partir de pesquisa bibliográfica em obras de autores do Direito, da Sociologia e da Antropologia. Inicialmente, será realizada uma construção de um cenário hi stórico dos povos indígenas desde a época colonial até os dias atuais, com fundamento na Constituição Federal de 1988 e em tratados e convenções internacionais. Em sequência, através de uma análise do arcabouço legislativo nacional, internacional será deba tida a proteção jurídica ao patrimônio cultural e aos conhecimentos tradicionais indígenas, bem como o retrocesso na proteção de tais conhecimentos com o advento da Lei nº 13.123/2015. Em sequência, será demonstrado como o crescimento da biopirataria culmi nou na violação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Adiante, o estudo elencará a necessidade de adoção de um regime sui generis para a tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade , em função da ineficácia da proteção real izada pelo sistema patentário. Por fim, realizaremos um estudo de caso, no qual as patentes sobre a Andiroba e o Cupuaçu serão analisadas. Para tanto, utiliza se o método crítico dialético, com uma visão multidisciplinar, mediante análise qualitativa e quantitativa.
id UFF-2_35f05faa880e7a9e85406d7fc58159d3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22532
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileiraBiodiversidadePovos indígenasPatentesRegime jurídico sui generisProteção do patrimônio culturalTutela jurisdicionalO presente trabalho tem como objeto nuclear a análise sobre a efetividade da tutela jurídica frente à exploração ilegal dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade e a necessidade de elaboração de um regime adequado para proteção destes em solo brasileiro . Nesse contexto, o desenvolvimento do presente estudo se deu a partir de pesquisa bibliográfica em obras de autores do Direito, da Sociologia e da Antropologia. Inicialmente, será realizada uma construção de um cenário hi stórico dos povos indígenas desde a época colonial até os dias atuais, com fundamento na Constituição Federal de 1988 e em tratados e convenções internacionais. Em sequência, através de uma análise do arcabouço legislativo nacional, internacional será deba tida a proteção jurídica ao patrimônio cultural e aos conhecimentos tradicionais indígenas, bem como o retrocesso na proteção de tais conhecimentos com o advento da Lei nº 13.123/2015. Em sequência, será demonstrado como o crescimento da biopirataria culmi nou na violação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Adiante, o estudo elencará a necessidade de adoção de um regime sui generis para a tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade , em função da ineficácia da proteção real izada pelo sistema patentário. Por fim, realizaremos um estudo de caso, no qual as patentes sobre a Andiroba e o Cupuaçu serão analisadas. Para tanto, utiliza se o método crítico dialético, com uma visão multidisciplinar, mediante análise qualitativa e quantitativa.De Carli, Ana AliceAvzaradel, Pedro Curvello SaavedraCastro, Carla Appollinario deD´Alessandro, Fabíola Dias Guimarães2021-07-12T14:13:21Z2021-07-12T14:13:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfD'ALESSANDRO, Fabíola Dias Guimarães. Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22532Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-09T00:16:14Zoai:app.uff.br:1/22532Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-09T00:16:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
title Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
spellingShingle Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
D´Alessandro, Fabíola Dias Guimarães
Biodiversidade
Povos indígenas
Patentes
Regime jurídico sui generis
Proteção do patrimônio cultural
Tutela jurisdicional
title_short Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
title_full Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
title_fullStr Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
title_full_unstemmed Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
title_sort Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira
author D´Alessandro, Fabíola Dias Guimarães
author_facet D´Alessandro, Fabíola Dias Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Carli, Ana Alice
Avzaradel, Pedro Curvello Saavedra
Castro, Carla Appollinario de
dc.contributor.author.fl_str_mv D´Alessandro, Fabíola Dias Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Povos indígenas
Patentes
Regime jurídico sui generis
Proteção do patrimônio cultural
Tutela jurisdicional
topic Biodiversidade
Povos indígenas
Patentes
Regime jurídico sui generis
Proteção do patrimônio cultural
Tutela jurisdicional
description O presente trabalho tem como objeto nuclear a análise sobre a efetividade da tutela jurídica frente à exploração ilegal dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade e a necessidade de elaboração de um regime adequado para proteção destes em solo brasileiro . Nesse contexto, o desenvolvimento do presente estudo se deu a partir de pesquisa bibliográfica em obras de autores do Direito, da Sociologia e da Antropologia. Inicialmente, será realizada uma construção de um cenário hi stórico dos povos indígenas desde a época colonial até os dias atuais, com fundamento na Constituição Federal de 1988 e em tratados e convenções internacionais. Em sequência, através de uma análise do arcabouço legislativo nacional, internacional será deba tida a proteção jurídica ao patrimônio cultural e aos conhecimentos tradicionais indígenas, bem como o retrocesso na proteção de tais conhecimentos com o advento da Lei nº 13.123/2015. Em sequência, será demonstrado como o crescimento da biopirataria culmi nou na violação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Adiante, o estudo elencará a necessidade de adoção de um regime sui generis para a tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade , em função da ineficácia da proteção real izada pelo sistema patentário. Por fim, realizaremos um estudo de caso, no qual as patentes sobre a Andiroba e o Cupuaçu serão analisadas. Para tanto, utiliza se o método crítico dialético, com uma visão multidisciplinar, mediante análise qualitativa e quantitativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-12T14:13:21Z
2021-07-12T14:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv D'ALESSANDRO, Fabíola Dias Guimarães. Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22532
Aluno de Graduação
identifier_str_mv D'ALESSANDRO, Fabíola Dias Guimarães. Tutela dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em terra brasileira. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135352956157952