As ideias linguísticas em quatro gramáticas da geração NGB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21885 |
Resumo: | Objetiva-se, neste trabalho, observar o papel desempenhado pelo texto oficial da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) no ensino da língua portuguesa no Brasil desde sua implanta-ção, em 1959, até os dias de hoje. Para isso, foram selecionadas para compor o corpus desta pesquisa quatro gramáticas publicadas entre a quarta e a sexta décadas do século XX e que foram adaptadas ao texto oficial por decisão de seus autores, a saber, Carlos Henrique da Ro-cha Lima, Evanildo Cavalcante Bechara, Celso Ferreira da Cunha e Gladstone Chaves de Me-lo. Dessa forma, pretende-se demonstrar, sob a perspectiva da Historiografia Linguística, o que levou ao cenário de necessidade de uma simplificação e unificação dos termos gramaticais então utilizados; e de que forma os autores selecionados, representativos de sua época, cujos trabalhos foram amplamente utilizados no ensino e na pesquisa da língua portuguesa, influen-ciaram (e influenciam) a sociedade como um todo no contato com suas obras. Tem-se por obje-tivo também demonstrar que o recurso científico da metalinguagem faz parte do fazer linguís-tico e, se bem utilizado, só poderá trazer enriquecimento aos estudos da língua. A par disso, enseja-se voltar um olhar atento à pesquisa historiográfica, revelar sua metodologia, seus prin-cípios e os caminhos traçados pela Historiografia Linguística até alcançar o status científico de que goza atualmente. Sendo assim, será observado como os autores das gramáticas do corpus lidam com assuntos primordiais do ensino da gramática, como a fonética, a ortografia, a mor-fologia, a sintaxe e a estilística. Levam-se em consideração as ciências da linguagem que en-volvem o fazer linguístico e tem-se, como objetivo geral, a intenção de demonstrar que uma revisão do texto da NGB, consoante o desenvolvimento ocorrido em todas as ciências que perfazem o saber linguístico, possa ser de grande valia para o ensino da língua portuguesa no Brasil de nossos dias, a par de reconhecer a Historiografia Linguística como a abordagem cien-tífica mais eficiente para a legitimação desta pesquisa no âmbito acadêmico |
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As ideias linguísticas em quatro gramáticas da geração NGBNomenclatura Gramatical Brasileira (NGB)Historiografia linguísticaMetalinguagemHistoriografia lingüísticaEnsino da língua portuguesaBrazilian Grammatical Nomenclature (NGB)Linguistic historiographyMetalanguageObjetiva-se, neste trabalho, observar o papel desempenhado pelo texto oficial da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) no ensino da língua portuguesa no Brasil desde sua implanta-ção, em 1959, até os dias de hoje. Para isso, foram selecionadas para compor o corpus desta pesquisa quatro gramáticas publicadas entre a quarta e a sexta décadas do século XX e que foram adaptadas ao texto oficial por decisão de seus autores, a saber, Carlos Henrique da Ro-cha Lima, Evanildo Cavalcante Bechara, Celso Ferreira da Cunha e Gladstone Chaves de Me-lo. Dessa forma, pretende-se demonstrar, sob a perspectiva da Historiografia Linguística, o que levou ao cenário de necessidade de uma simplificação e unificação dos termos gramaticais então utilizados; e de que forma os autores selecionados, representativos de sua época, cujos trabalhos foram amplamente utilizados no ensino e na pesquisa da língua portuguesa, influen-ciaram (e influenciam) a sociedade como um todo no contato com suas obras. Tem-se por obje-tivo também demonstrar que o recurso científico da metalinguagem faz parte do fazer linguís-tico e, se bem utilizado, só poderá trazer enriquecimento aos estudos da língua. A par disso, enseja-se voltar um olhar atento à pesquisa historiográfica, revelar sua metodologia, seus prin-cípios e os caminhos traçados pela Historiografia Linguística até alcançar o status científico de que goza atualmente. Sendo assim, será observado como os autores das gramáticas do corpus lidam com assuntos primordiais do ensino da gramática, como a fonética, a ortografia, a mor-fologia, a sintaxe e a estilística. Levam-se em consideração as ciências da linguagem que en-volvem o fazer linguístico e tem-se, como objetivo geral, a intenção de demonstrar que uma revisão do texto da NGB, consoante o desenvolvimento ocorrido em todas as ciências que perfazem o saber linguístico, possa ser de grande valia para o ensino da língua portuguesa no Brasil de nossos dias, a par de reconhecer a Historiografia Linguística como a abordagem cien-tífica mais eficiente para a legitimação desta pesquisa no âmbito acadêmicoThe objective of this work is to observe the role played by the official text of the Brazilian Grammatical Nomenclature (NGB) in the teaching of the Portuguese language in Brazil since its implementation, in 1959, until today. To this end, four grammars published between the fourth and sixth decades of the twentieth century were selected to compose the corpus of this research and were adapted to the official text by decision of their authors, namely, Carlos Henrique da Rocha Lima, Evanildo Cavalcante Bechara, Celso Ferreira da Cunha and Glads-tone Chaves de Melo. Thus, it is intended to demonstrate, from the perspective of Linguistic Historiography, what led to the scenario of the need for a simplification and unification of the grammatical terms then used; and how the selected authors, representative of their time, whose works were widely used in teaching and researching the Portuguese language, influen-ced (and influence) society as a whole in contact with their works. The objective is also to demonstrate that the scientific resource of metalanguage is part of linguistic making and, if used well, it can only bring enrichment to language studies. At the same time, it is desirable to take a close look at historiographical research, to reveal its methodology, its principles and the paths traced by Linguistic Historiography until reaching the scientific status it currently en-joys. Thus, it will be observed how the authors of the grammars of the corpus deal with pri-mordial subjects of the teaching of grammar, such as phonetics, spelling, morphology, syntax and stylistics. Language sciences that involve linguistic practice are taken into account and the general objective is to demonstrate that a revision of the NGB text, depending on the deve-lopment that has occurred in all sciences that make up linguistic knowledge, can be of great value for the teaching of the Portuguese language in Brazil today, in addition to recognizing Linguistic Historiography as the most efficient scientific approach to legitimize this research in the academic field104 f.Cavaliere, RicardoSilva, Edila Vianna daValente, André CrimPinto, Deise Luci2021-05-05T19:25:47Z2021-05-05T19:25:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Deise Luci. As ideias linguísticas em quatro gramáticas da geração NGB. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Instituto de Letra, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21885CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-11T22:51:17Zoai:app.uff.br:1/21885Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:43.261328Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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