As práticas alfabetizadoras e as classes populares: contextos, relatos e imagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1514 |
Resumo: | O objetivo principal da presente pesquisa é a desmistificação dos diversos rótulos que as classes populares recebem. Para isso, é realizada uma análise histórica, que pretende contextualizar a realidade atual através da compreensão do processo de formação da localidade investigada. Dada a desmistificação e a problematização das questões peculiares encontradas, ecoa fortemente a questão da violência e de suas causas. Interessa averiguar como os processos de alfabetização acontecem em contextos violentos, compreendendo os desafios e percebendo as potências latentes. A relação entre as orientações das instâncias maiores relacionadas a alfabetização e as práticas alfabetizadoras, bem como a comunicação ou não das mesmas com as classes populares, também se faz sondar |
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As práticas alfabetizadoras e as classes populares: contextos, relatos e imagensAlfabetizaçãoCotidianos violentosClasses popularesPedagogiaClasses popularesAlfabetizaçãoAspecto socialLiteracyViolent everydayPopular classesO objetivo principal da presente pesquisa é a desmistificação dos diversos rótulos que as classes populares recebem. Para isso, é realizada uma análise histórica, que pretende contextualizar a realidade atual através da compreensão do processo de formação da localidade investigada. Dada a desmistificação e a problematização das questões peculiares encontradas, ecoa fortemente a questão da violência e de suas causas. Interessa averiguar como os processos de alfabetização acontecem em contextos violentos, compreendendo os desafios e percebendo as potências latentes. A relação entre as orientações das instâncias maiores relacionadas a alfabetização e as práticas alfabetizadoras, bem como a comunicação ou não das mesmas com as classes populares, também se faz sondarThe main objective of this research is the demystification of the many labels that the popular classes receive. For this, a historical analysis, which aims to contextualize the current reality by understanding the formation process of the investigated localition is performed. Given the demystification and critical appraisal of the unique issues encountered, which strongly echoes the issue of violence and its causes. Interested to find out how literacy processes happens in violent contexts, understanding the challenges and realizing the latent powers. The relationship between the orientations of the largest instances related to literacy and the methods literacy teachers practice, as well as communication or not the same with the popular classes, it is also probingAngra dos ReisSilva, Rodrigo Torquato daJulião, Elionaldo FernandesGonçalves, Anderson Xavier TibauReis, Mariana de Mello2016-03-18T14:28:06Z2016-03-18T14:28:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1514Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T22:28:42Zoai:app.uff.br:1/1514Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:00.887126Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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