Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galerani, Guilherme Heleno
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32022
Resumo: A intenção desta pesquisa é usar os principais conceitos apresentados por Edgar Morin no livro O Cinema ou o Homem Imaginário, como um mapa dentro de um universo de pesquisa extenso e multidisciplinar. Com isso o caminho que percorremos apresenta um ponto de interesse central: o conflito e o encontro entre a objetividade e subjetividade no cinema. Começamos a partir do conceito de "duplo" para esboçar possíveis explicações sobre a relação do ser humano com a imagem e qual o papel da magia dentro disso. Seguimos entendendo como a magia passa de expressão religiosa e compreensão da realidade, para ser primordialmente parte da ficção. Em seguida nos debruçamos sobre as características dos primeiros cinemas que preservam as formas culturais descritas nos capítulos anteriores. Por fim entramos na descrição que Morin faz da relação de projeção e identificação estabelecida pelo espectador de cinema.
id UFF-2_36e8e3338230ce594641dcaa39e558b5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32022
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Edgar Morin e a visão mágica no audiovisualCinemaMagiaImagemCinemaMagiaPrehistoric ArtCinemaImageMagicA intenção desta pesquisa é usar os principais conceitos apresentados por Edgar Morin no livro O Cinema ou o Homem Imaginário, como um mapa dentro de um universo de pesquisa extenso e multidisciplinar. Com isso o caminho que percorremos apresenta um ponto de interesse central: o conflito e o encontro entre a objetividade e subjetividade no cinema. Começamos a partir do conceito de "duplo" para esboçar possíveis explicações sobre a relação do ser humano com a imagem e qual o papel da magia dentro disso. Seguimos entendendo como a magia passa de expressão religiosa e compreensão da realidade, para ser primordialmente parte da ficção. Em seguida nos debruçamos sobre as características dos primeiros cinemas que preservam as formas culturais descritas nos capítulos anteriores. Por fim entramos na descrição que Morin faz da relação de projeção e identificação estabelecida pelo espectador de cinema.The intention of this research is to use the main concepts presented by Edgar Morin in the book "The Cinema or The Imaginary Man" as a map within an extensive and multidisciplinary research universe. Thus, the path we traverse presents a central point of interest: the conflict and encounter between objectivity and subjectivity in cinema. We start from the concept of the "double" to outline possible explanations about the relationship between human beings and images and the role of magic within this context. We proceed to understand how magic transitions from religious expression and understanding of reality to becoming an essential part of fiction. Next, we delve into the characteristics of the early cinemas that preserve the cultural forms described in the previous chapters. Finally, we enter Morin's description of the projection and identification relationship established by the cinema viewer.38 p.Arreguy, Marília EtienneNúñez, FabiánLima, Roberto RobalinhoOOGalerani, Guilherme Heleno2024-01-23T13:06:11Z2024-01-23T13:06:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALERANI, Guilherme Heleno. Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32022CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-23T13:06:15Zoai:app.uff.br:1/32022Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-23T13:06:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
title Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
spellingShingle Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
Galerani, Guilherme Heleno
Cinema
Magia
Imagem
Cinema
Magia
Prehistoric Art
Cinema
Image
Magic
title_short Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
title_full Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
title_fullStr Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
title_full_unstemmed Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
title_sort Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
author Galerani, Guilherme Heleno
author_facet Galerani, Guilherme Heleno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arreguy, Marília Etienne
Núñez, Fabián
Lima, Roberto Robalinho
OO
dc.contributor.author.fl_str_mv Galerani, Guilherme Heleno
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Magia
Imagem
Cinema
Magia
Prehistoric Art
Cinema
Image
Magic
topic Cinema
Magia
Imagem
Cinema
Magia
Prehistoric Art
Cinema
Image
Magic
description A intenção desta pesquisa é usar os principais conceitos apresentados por Edgar Morin no livro O Cinema ou o Homem Imaginário, como um mapa dentro de um universo de pesquisa extenso e multidisciplinar. Com isso o caminho que percorremos apresenta um ponto de interesse central: o conflito e o encontro entre a objetividade e subjetividade no cinema. Começamos a partir do conceito de "duplo" para esboçar possíveis explicações sobre a relação do ser humano com a imagem e qual o papel da magia dentro disso. Seguimos entendendo como a magia passa de expressão religiosa e compreensão da realidade, para ser primordialmente parte da ficção. Em seguida nos debruçamos sobre as características dos primeiros cinemas que preservam as formas culturais descritas nos capítulos anteriores. Por fim entramos na descrição que Morin faz da relação de projeção e identificação estabelecida pelo espectador de cinema.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-23T13:06:11Z
2024-01-23T13:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALERANI, Guilherme Heleno. Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32022
identifier_str_mv GALERANI, Guilherme Heleno. Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838772626194432