Edgar Morin e a visão mágica no audiovisual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32022 |
Resumo: | A intenção desta pesquisa é usar os principais conceitos apresentados por Edgar Morin no livro O Cinema ou o Homem Imaginário, como um mapa dentro de um universo de pesquisa extenso e multidisciplinar. Com isso o caminho que percorremos apresenta um ponto de interesse central: o conflito e o encontro entre a objetividade e subjetividade no cinema. Começamos a partir do conceito de "duplo" para esboçar possíveis explicações sobre a relação do ser humano com a imagem e qual o papel da magia dentro disso. Seguimos entendendo como a magia passa de expressão religiosa e compreensão da realidade, para ser primordialmente parte da ficção. Em seguida nos debruçamos sobre as características dos primeiros cinemas que preservam as formas culturais descritas nos capítulos anteriores. Por fim entramos na descrição que Morin faz da relação de projeção e identificação estabelecida pelo espectador de cinema. |
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