Modelagem e simulação da remoção de CO2 do ar utilizando rodas dessecantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Camila Libório de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kolk, Sophie Matelli
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1811
Resumo: No presente trabalho, será apresentada uma proposta de captura do gás carbônico para contribuir com a redução do efeito estufa e consequente diminuição do aquecimento global. O método utilizado será feito por adsorção física do CO2 em um rotor com mini-canais de sílica gel, com posterior armazenamento do CO2 para que ele não seja novamente liberado para a atmosfera. Para que o gás possa ser armazenado, é feita a dessorção do material adsorvente por meio de aquecimento. O adsorvente ideal deve ser seletivo para o CO2 e ter boa capacidade adsortiva, para que assim possa ser utilizado em larga escala e aplicado em diversos lugares, como aparelhos de ar condicionado, por exemplo. O rotor apresentado é constituído de um material adsorvente e poroso que possui mini-canais por onde passam correntes de ar e na passagem dessas correntes ocorre a adsorção do CO2 às paredes do adsorvente. Neste contexto, uma comparação foi estabelecida entre as isotermas da literatura e gráficos de dados experimentais para que se pudesse concluir qual isoterma mais se adequava aos dados. Com isso, a isoterma de Sips foi selecionada por ter sido a que melhor coincidiu com os parâmetros da adsorção em questão e será mostrado como tal isoterma foi escolhida para este trabalho. A análise dos efeitos do rotor em relação à qualidade do ar e à redução da carga carbônica será feita com auxílio de um modelo numérico obtido pelo Método dos Volumes Finitos (MVF) e elaborado no software Wolfram Mathematica com uso da ferramenta NDSolve. Além disso, também serão discutidas as vantagens e desvantagens desse tipo de aplicação
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