O homossexual masculino em Bichas e Xampy: corpo, identidade e protagonismo social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15827 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir as identidades e protagonismos associadas ao homossexual masculino nos filmes documentários “BICHAS, o documentário” (Marlon Parente, Recife, 2016) e “Xampy” (Daniel Wierman e Paulo Menezes, São Paulo, 2014). Pretende-se, com este foco, observar as estratégias narrativas destas obras em torno destes protagonismos, em cotejo a um cenário marcado pelas revisões dos valores relacionados ao homossexual masculino no Brasil. Entre os autores que balizaram este percurso está João Silverio Trevisan pela recuperação que faz da trajetória do movimento LGBTQIA+ no Brasil e sua relação com o audiovisual brasileiro. Também trabalhamos o conceito de estigma do Goffman e o de preconceito de Heller, além de nos valer de Stuart Hall, Bauman, Tomaz Tadeu da Silva e Judith Butler para discutir as questões relacionadas à identidade. Destaca-se, especialmente, o conceito/proposta da “Ética Bixa” de Paco Vidarte, entendendo o protagonismo do homossexual como corpo político. Quanto à problematização que fazemos em relação às representações homossexuais, recorremos, mesmo que breve e pontualmente a Maffesoli e Foucault. A abrangência das discussões e a recorrência aos autores citados têm como fundamento um percurso metodológico que teve como ponto de partida o diagnóstico de diversas obras audiovisuais que buscavam problematizar a representação e identidade do protagonismo do homossexual masculino. Tal situação nos levou a uma revisão bibliográfica que buscou recuperar um breve histórico da construção desta representação e também da militância afinada às lutas do movimento LGBTQIA+ o que nos ofereceu as chaves conceituais que estruturam este estudo, isto é, representação, identidade e a “Ética Bixa”, esta última como um horizonte potente na perspectiva de quebra de estereótipos. Este caminho de investigação nos levou a concluir, ao final do estudo, que nos documentários-objetos da pesquisa, existem representações dos limites de transgressão no corpo e na retórica do homossexual masculino autoafirmado “bicha”, e que o entendimento destes limites nos permite novos entendimentos sobre a construção de identidades na comunidade LGBTQIA+. |
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O homossexual masculino em Bichas e Xampy: corpo, identidade e protagonismo socialDocumentáriosLGBTQIA+IdentidadesCotidianoHomossexual MasculinoDocumentário (Cinema)HomossexualidadeMinoria sexualIdentidadeCotidianoDocumentariesLGBTQIA+IdentitiesDaily lifeMale homosexualO objetivo deste trabalho é discutir as identidades e protagonismos associadas ao homossexual masculino nos filmes documentários “BICHAS, o documentário” (Marlon Parente, Recife, 2016) e “Xampy” (Daniel Wierman e Paulo Menezes, São Paulo, 2014). Pretende-se, com este foco, observar as estratégias narrativas destas obras em torno destes protagonismos, em cotejo a um cenário marcado pelas revisões dos valores relacionados ao homossexual masculino no Brasil. Entre os autores que balizaram este percurso está João Silverio Trevisan pela recuperação que faz da trajetória do movimento LGBTQIA+ no Brasil e sua relação com o audiovisual brasileiro. Também trabalhamos o conceito de estigma do Goffman e o de preconceito de Heller, além de nos valer de Stuart Hall, Bauman, Tomaz Tadeu da Silva e Judith Butler para discutir as questões relacionadas à identidade. Destaca-se, especialmente, o conceito/proposta da “Ética Bixa” de Paco Vidarte, entendendo o protagonismo do homossexual como corpo político. Quanto à problematização que fazemos em relação às representações homossexuais, recorremos, mesmo que breve e pontualmente a Maffesoli e Foucault. A abrangência das discussões e a recorrência aos autores citados têm como fundamento um percurso metodológico que teve como ponto de partida o diagnóstico de diversas obras audiovisuais que buscavam problematizar a representação e identidade do protagonismo do homossexual masculino. 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Este caminho de investigação nos levou a concluir, ao final do estudo, que nos documentários-objetos da pesquisa, existem representações dos limites de transgressão no corpo e na retórica do homossexual masculino autoafirmado “bicha”, e que o entendimento destes limites nos permite novos entendimentos sobre a construção de identidades na comunidade LGBTQIA+.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe aim of this paper is to discuss the identities and protagonisms associated with male homosexuals in the documentary films “BICHAS, o documentário” (Marlon Parente, Recife, 2016) and “Xampy” (Daniel Wierman and Paulo Menezes, São Paulo, 2014). It´s intended, with this focus, to observe the narrative strategies of these works around these protagonisms, in comparison with a scenario marked by the revisions of the values related to male homosexuals in Brazil. Among the authors that marked this path is João Silverio Trevisan for the recovery he makes of the trajectory of the LGBTQIA+ movement in Brazil and its relationship with the Brazilian audiovisual. We also worked on Goffman's concept of stigma and Heller's prejudice, in addition to using Stuart Hall, Bauman, Tomaz Tadeu da Silva and Judith Butler to discuss issues related to identity. The concept / proposal of “Ética Bixa” by Paco Vidarte stands out, understanding the role of the homosexual as a political body. As to the problematization that we do in relation to homosexual representations, we resort, even if briefly and punctually to Maffesoli and Foucault. The scope of the discussions and the recurrence of the aforementioned authors are based on a methodological path that had as a starting point the diagnosis of several audiovisual works that sought to problematize the representation and identity of the male homosexual protagonism. This situation led us to a bibliographic review that sought to recover a brief history of the construction of this representation and also of the militancy in tune with the struggles of the LGBTQIA+ movement, which offered us the conceptual keys that structure this study, that is, representation, identity and the “Ética Bixa”, this last one as a powerful horizon in the perspective of breaking stereotypes. This investigation path led us to conclude, at the end of the study, that in the researched documentaries, there are representations of the limits of transgression in the body and in the rhetoric of the self-affirmed male homosexual “fag”, and that the understanding of these limits allows us new understandings about the construction of identities in the LGBTQIA+ community.128fSilva, Denise Tavares daRibeiro, Renata RezendeBragaglia, Ana PaulaRodrigues, Cristiano JoséFraga, Thiago Ribeiro2020-11-09T17:32:42Z2020-11-09T17:32:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15827Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:06:02Zoai:app.uff.br:1/15827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T03:06:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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