Aplicação de modelo baseado em equações de transporte para previsão de laminação a quente de aço microligado ao Nióbio
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26926 |
Resumo: | Os aços carbono são materiais que possuem uma ampla gama de propriedades mecânicas dependendo de sua composição, o elemento de liga básico é o carbono que influi na estrutura do material e em conseqüência, nas suas propriedades. Os outros elementos de liga, quer provenientes das matérias primas, quer especialmente adicionados em quantidades adequadas, modificam também a estrutura, as propriedades mecânicas e podem ainda conferir características especiais. Os elementos microligantes quando adicionados ao aço retardam o início do processo de recristalização da austenita durante a laminação controlada, que é caracterizada por apresentar uma faixa de temperatura que corresponde à região onde a recristalização da austenita entre passes é incompleta e que gera microestruturas com tamanhos de grão ferríticos heterogêneos, comprometendo a tenacidade do produto final. A necessidade de se evitar trabalhar a deformação a quente na faixa de temperatura onde ocorre a recristalização da austenita e, desse modo, garantir a qualidade do produto laminado é a principal motivação para o desenvolvimento deste estudo. A partir do conhecimento das temperaturas críticas é possível selecionar as temperaturas em que devem ocorrer os diversos estágios deste processo, garantindo, inclusive produtos de alta qualidade via laminação controlada e facilitando o planejamento dos passes de laminação. Neste trabalho foram realizadas laminações experimentais em escala industrial na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com o objetivo de estudar a melhor prática de temperatura de extração dos fornos de reaquecimento de placas do laminador de tiras a quente, LTQ, de aços ARBL microligados com Nb, além de visar redução de tempo de parada do esboço na entrada do trem acabador com conseqüente aumento de produtividade na laminação a quente desses aços. Posteriormente foi realizada uma previsão das temperaturas de processo de laminação a quente, por meio de modelamento matemático de maneira a prever a evolução dos fenômenos de amaciamento que ocorre durante o processo. |
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Aplicação de modelo baseado em equações de transporte para previsão de laminação a quente de aço microligado ao NióbioMicroligadoNióbioLaminação a quenteModelo matemáticoEngenharia MetalúrgicaProcessamento e caracterização de materiaisRecristalização (Metalurgia)Laminação a quenteAço de alta resistência e baixa ligaNióbioProdução intelectualMicroalloyedNiobiumHot rollingMathematical modelOs aços carbono são materiais que possuem uma ampla gama de propriedades mecânicas dependendo de sua composição, o elemento de liga básico é o carbono que influi na estrutura do material e em conseqüência, nas suas propriedades. Os outros elementos de liga, quer provenientes das matérias primas, quer especialmente adicionados em quantidades adequadas, modificam também a estrutura, as propriedades mecânicas e podem ainda conferir características especiais. Os elementos microligantes quando adicionados ao aço retardam o início do processo de recristalização da austenita durante a laminação controlada, que é caracterizada por apresentar uma faixa de temperatura que corresponde à região onde a recristalização da austenita entre passes é incompleta e que gera microestruturas com tamanhos de grão ferríticos heterogêneos, comprometendo a tenacidade do produto final. A necessidade de se evitar trabalhar a deformação a quente na faixa de temperatura onde ocorre a recristalização da austenita e, desse modo, garantir a qualidade do produto laminado é a principal motivação para o desenvolvimento deste estudo. A partir do conhecimento das temperaturas críticas é possível selecionar as temperaturas em que devem ocorrer os diversos estágios deste processo, garantindo, inclusive produtos de alta qualidade via laminação controlada e facilitando o planejamento dos passes de laminação. Neste trabalho foram realizadas laminações experimentais em escala industrial na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com o objetivo de estudar a melhor prática de temperatura de extração dos fornos de reaquecimento de placas do laminador de tiras a quente, LTQ, de aços ARBL microligados com Nb, além de visar redução de tempo de parada do esboço na entrada do trem acabador com conseqüente aumento de produtividade na laminação a quente desses aços. Posteriormente foi realizada uma previsão das temperaturas de processo de laminação a quente, por meio de modelamento matemático de maneira a prever a evolução dos fenômenos de amaciamento que ocorre durante o processo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCarbon steels are materials having a wide range of mechanical properties depending on their composition, the basic alloying element is carbon which influences the structure of the material and as a result, their properties. Other alloying elements or from the raw materials or specially added in appropriate amounts also modify the structure, mechanical properties and can still give microalloying specials elements. The characteristics when added to steel delay the onset of recrystallization process of austenite same times the controlled rolling, which is characterized by having a temperature range which corresponds to the region where the austenite recrystallization between passes is incomplete and that generates ferritic microstructure with heterogeneous grain sizes, affecting the toughness of the product. A need to avoid working the hot deformation in the temperature range where the recrystallization of austenite occurs and thereby ensure the quality of the rolled product, is the main motivation for the development of this study. A from the knowledge of critical temperatures can be selected temperatures in that must take place the various stages of this process, ensuring, including high quality products via controlled rolling and facilitating the planning of the work rolling passes. In this industrial tests were held in CSN in order to study the best practice extraction temperature of the rolling mill plates reheating furnaces of the hot strip, of microalloyed HSLA steels with Nb, besides seeking reduction outline of down time at the entrance of the finishing train with consequent increase in productivity in the hot rolling of these steels. Subsequently an estimate of the lamination process temperatures in hot was carried out by means of mathematical modeling in order to predict the evolution of the softening phenomenon which occurs during the process.123 p.Castro, José Adilson dehttp://lattes.cnpq.br/4613010410524009Moreira, Luciano Pessanhahttp://lattes.cnpq.br/5673024226638200Bicalho, Luiz de Araujohttp://lattes.cnpq.br/8539733929926269http://lattes.cnpq.br/5377700071409996Silva, Melina Gamis da2022-11-11T16:08:18Z2022-11-11T16:08:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Melina Gamis da. Aplicação de modelo baseado em equações de transporte para previsão de laminação a quente de aço microligado ao Nióbio. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Metalúrgica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26926CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-11T16:08:22Zoai:app.uff.br:1/26926Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:35.007413Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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