Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioravante, Flávia Fragoso dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1774
Resumo: O presente estudo contempla como objeto as ações educativas em saúde desenvolvidas pelo enfermeiro durante à assistência pré-natal, com enfoque na prevenção da infecção urinária em gestantes acompanhadas na Unidade de Saúde da Família. Objetivo geral: complementar a prática assistencial do enfermeiro através da utilização de uma cartilha educativa com foco na prevenção da infecção urinária na gravidez. Objetivos específicos: 1- construir uma cartilha educativa com foco na prevenção da infecção urinária na gravidez; 2- aplicar, com base na Metodologia da Problematização, a cartilha educativa em um grupo de gestantes acompanhadas na Unidade de Saúde da Família; 3- analisar a aplicação da cartilha educativa, tendo em vista os problemas de enfermagem que predispõem à ocorrência da infecção urinária na gravidez. Materiais e Métodos: estudo descritivo com abordagem qualitativa, tendo como referencial a Metodologia da Problematização. Cenário: Unidade de Saúde da Família em Petrópolis, Rio de Janeiro. Participantes: 15 gestantes. Coleta de dados: entrevista individual e grupal, com o uso de questionários, gravador e notas de campo. Análise: triangulação dos dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro/ Universidade Federal Fluminense, parecer nº 866.758. Resultados: construiu-se uma cartilha educativa, que foi aplicada a um grupo de gestantes, e, que continha informações acerca da infecção urinária na gravidez e de como prevení-la. Das gestantes participantes, 80% eram maiores de 20 anos, 46,6% brancas, 66,7% com ensino fundamental, 46,7% solteiras, 60% do lar, 80% com renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos, 66,6% com número de gestações entre 1 a 2 e 26,6% com histórico de doença sexualmente transmissível. Os problemas de enfermagem evidenciados foram a baixa ingestão hídrica, o baixo consumo de frutas e verduras, o déficit de higiene após a relação sexual e à evacuação, o atraso do esvaziamento voluntário da bexiga e o medo das gestantes quanto ao uso de antibióticos. A cartilha foi avaliada como adequada pelas gestantes, quanto aos objetivos, à organização, ao estilo da escrita, à aparência e à motivação. Conclusões: a cartilha complementa a prática assistencial do enfermeiro, sendo uma importante ferramenta de discussão e reflexão, facilitadora da autonomia e da tomada de decisão das gestantes frente às situações-problemas relacionadas à infecção urinária
id UFF-2_3a5374179fbee87361962a5dcf210f91
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1774
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivoGravidezInfecções urináriasEducação em saúdeGravidezInfecções urináriasEducação em saúdePregnancyUrinary tract infectionsHealth educationO presente estudo contempla como objeto as ações educativas em saúde desenvolvidas pelo enfermeiro durante à assistência pré-natal, com enfoque na prevenção da infecção urinária em gestantes acompanhadas na Unidade de Saúde da Família. Objetivo geral: complementar a prática assistencial do enfermeiro através da utilização de uma cartilha educativa com foco na prevenção da infecção urinária na gravidez. Objetivos específicos: 1- construir uma cartilha educativa com foco na prevenção da infecção urinária na gravidez; 2- aplicar, com base na Metodologia da Problematização, a cartilha educativa em um grupo de gestantes acompanhadas na Unidade de Saúde da Família; 3- analisar a aplicação da cartilha educativa, tendo em vista os problemas de enfermagem que predispõem à ocorrência da infecção urinária na gravidez. Materiais e Métodos: estudo descritivo com abordagem qualitativa, tendo como referencial a Metodologia da Problematização. Cenário: Unidade de Saúde da Família em Petrópolis, Rio de Janeiro. Participantes: 15 gestantes. Coleta de dados: entrevista individual e grupal, com o uso de questionários, gravador e notas de campo. Análise: triangulação dos dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro/ Universidade Federal Fluminense, parecer nº 866.758. Resultados: construiu-se uma cartilha educativa, que foi aplicada a um grupo de gestantes, e, que continha informações acerca da infecção urinária na gravidez e de como prevení-la. Das gestantes participantes, 80% eram maiores de 20 anos, 46,6% brancas, 66,7% com ensino fundamental, 46,7% solteiras, 60% do lar, 80% com renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos, 66,6% com número de gestações entre 1 a 2 e 26,6% com histórico de doença sexualmente transmissível. Os problemas de enfermagem evidenciados foram a baixa ingestão hídrica, o baixo consumo de frutas e verduras, o déficit de higiene após a relação sexual e à evacuação, o atraso do esvaziamento voluntário da bexiga e o medo das gestantes quanto ao uso de antibióticos. A cartilha foi avaliada como adequada pelas gestantes, quanto aos objetivos, à organização, ao estilo da escrita, à aparência e à motivação. Conclusões: a cartilha complementa a prática assistencial do enfermeiro, sendo uma importante ferramenta de discussão e reflexão, facilitadora da autonomia e da tomada de decisão das gestantes frente às situações-problemas relacionadas à infecção urináriaThis study includes as an object the educative actions in health developed by the nurse during the prenatal care, focusing on prevention of urinary tract infection in pregnant women who have been observed by the Family Health Unit. Overall objective: to complement the professional abilities of nurses through the use of an educational booklet focusing on prevention of urinary tract infection in pregnancy. Specific objectives: 1- build an educational booklet focusing on prevention of urinary tract infection in pregnancy; 2 apply, based on the Curriculum Methodology , the educational booklet in a group of pregnant women of Family Health Unit; 3- Watch the implementation of the educational booklet, taking into consideration the nursing problems that predispose the occurrence of urinary tract infection in pregnancy. Materials and Methods: a descriptive study with a qualitative approach, taking as reference the Curriculum Methodology. Scenario: Family Health Unit in Petropolis, Rio de Janeiro. Participants: 15 pregnant women. Data collection: personal and group interviews, using questionnaires, recorder and field notes. Analysis: triangulation of data. The study was approved by the Ethics in Research Committee of the University Hospital Antônio Pedro / Fluminense Federal University, opinion No. 866,758. Results: an educational booklet has been built, and it was applied to a group of pregnant women. It contained information about urinary infection during pregnancy and how to prevent it. The participating pregnant women, 80% were older than 20 years, 46.6% white, 66.7% with primary education, 46.7% were single, 60% housewives, 80% with family income between 1-2 minimum wages, 66 , 6% with number of pregnancies between 1-2 and 26.6% with a history of sexually transmitted disease. The nursing problems discovered were low water intake, low consumption of fruits and vegetables, the hygiene deficit after sexual intercourse or draining, the delay of voluntary bladder emptying and fear of pregnant women about the use of antibiotics. The booklet was approved by the pregnant women, who liked the organization, the aim, the writing style, the appearance and the motivation it brings. Conclusions: the project complements the abilities of nurses and it is an important discussion and reflection tool, facilitating autonomy and decision-making of pregnant women in the face of situations-problems related to urinary tract infectionQueluci, Gisella de CarvalhoMesquita, Maria Gefé da RosaFerreira, Simone Cruz MachadoFioravante, Flávia Fragoso dos Santos2016-05-20T18:38:38Z2016-05-20T18:38:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIORAVANTE, Flávia Fragoso dos Santos. Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015https://app.uff.br/riuff/handle/1/1774http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-22T18:33:51Zoai:app.uff.br:1/1774Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:51.016699Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
title Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
spellingShingle Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
Fioravante, Flávia Fragoso dos Santos
Gravidez
Infecções urinárias
Educação em saúde
Gravidez
Infecções urinárias
Educação em saúde
Pregnancy
Urinary tract infections
Health education
title_short Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
title_full Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
title_fullStr Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
title_full_unstemmed Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
title_sort Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez: estudo descritivo
author Fioravante, Flávia Fragoso dos Santos
author_facet Fioravante, Flávia Fragoso dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queluci, Gisella de Carvalho
Mesquita, Maria Gefé da Rosa
Ferreira, Simone Cruz Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioravante, Flávia Fragoso dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez
Infecções urinárias
Educação em saúde
Gravidez
Infecções urinárias
Educação em saúde
Pregnancy
Urinary tract infections
Health education
topic Gravidez
Infecções urinárias
Educação em saúde
Gravidez
Infecções urinárias
Educação em saúde
Pregnancy
Urinary tract infections
Health education
description O presente estudo contempla como objeto as ações educativas em saúde desenvolvidas pelo enfermeiro durante à assistência pré-natal, com enfoque na prevenção da infecção urinária em gestantes acompanhadas na Unidade de Saúde da Família. Objetivo geral: complementar a prática assistencial do enfermeiro através da utilização de uma cartilha educativa com foco na prevenção da infecção urinária na gravidez. Objetivos específicos: 1- construir uma cartilha educativa com foco na prevenção da infecção urinária na gravidez; 2- aplicar, com base na Metodologia da Problematização, a cartilha educativa em um grupo de gestantes acompanhadas na Unidade de Saúde da Família; 3- analisar a aplicação da cartilha educativa, tendo em vista os problemas de enfermagem que predispõem à ocorrência da infecção urinária na gravidez. Materiais e Métodos: estudo descritivo com abordagem qualitativa, tendo como referencial a Metodologia da Problematização. Cenário: Unidade de Saúde da Família em Petrópolis, Rio de Janeiro. Participantes: 15 gestantes. Coleta de dados: entrevista individual e grupal, com o uso de questionários, gravador e notas de campo. Análise: triangulação dos dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro/ Universidade Federal Fluminense, parecer nº 866.758. Resultados: construiu-se uma cartilha educativa, que foi aplicada a um grupo de gestantes, e, que continha informações acerca da infecção urinária na gravidez e de como prevení-la. Das gestantes participantes, 80% eram maiores de 20 anos, 46,6% brancas, 66,7% com ensino fundamental, 46,7% solteiras, 60% do lar, 80% com renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos, 66,6% com número de gestações entre 1 a 2 e 26,6% com histórico de doença sexualmente transmissível. Os problemas de enfermagem evidenciados foram a baixa ingestão hídrica, o baixo consumo de frutas e verduras, o déficit de higiene após a relação sexual e à evacuação, o atraso do esvaziamento voluntário da bexiga e o medo das gestantes quanto ao uso de antibióticos. A cartilha foi avaliada como adequada pelas gestantes, quanto aos objetivos, à organização, ao estilo da escrita, à aparência e à motivação. Conclusões: a cartilha complementa a prática assistencial do enfermeiro, sendo uma importante ferramenta de discussão e reflexão, facilitadora da autonomia e da tomada de decisão das gestantes frente às situações-problemas relacionadas à infecção urinária
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-05-20T18:38:38Z
2016-05-20T18:38:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIORAVANTE, Flávia Fragoso dos Santos. Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1774
identifier_str_mv FIORAVANTE, Flávia Fragoso dos Santos. Tecnologia educacional para a prevenção da infecção urinária na gravidez. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823592170586112