Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verbicaro, Camilla Garcias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13294
Resumo: O presente trabalho analisa a presença e evolução, entre alunos de engenharia de produção do campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense, das competências de descoberta que caracterizam um perfil de profissional inovador, conforme modelo proposto por Dyer, Gregersen e Christensen (2012). Para tanto, o estudo, de natureza exploratória, aplica um questionário a trinta alunos ingressantes no curso e vinte alunos concluintes. Adicionalmente, a pesquisa entrevistou em profundidade três alunos de períodos intermediários a fim de validar alguns achados de pesquisa. Os resultados sinalizam que há, de fato, um crescimento sistemático das chamadas competências de descoberta, sendo parte deste atribuível aos anos de vida acadêmica. Simultaneamente, aponta algumas fragilidades, tanto na esfera da gestão do curso quanto fora desta, cuja superação poderia intensificar o acúmulo das desejadas competências
id UFF-2_3a8697589e52dd1efb4e11912ca3922f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13294
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFFEducação em EngenhariaEngenheiro inovadorCompetências de descobertaInovação tecnológicaFormação profissionalEngenharia de produçãoEngineering educationInnovative engineersDiscovery skillsO presente trabalho analisa a presença e evolução, entre alunos de engenharia de produção do campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense, das competências de descoberta que caracterizam um perfil de profissional inovador, conforme modelo proposto por Dyer, Gregersen e Christensen (2012). Para tanto, o estudo, de natureza exploratória, aplica um questionário a trinta alunos ingressantes no curso e vinte alunos concluintes. Adicionalmente, a pesquisa entrevistou em profundidade três alunos de períodos intermediários a fim de validar alguns achados de pesquisa. Os resultados sinalizam que há, de fato, um crescimento sistemático das chamadas competências de descoberta, sendo parte deste atribuível aos anos de vida acadêmica. Simultaneamente, aponta algumas fragilidades, tanto na esfera da gestão do curso quanto fora desta, cuja superação poderia intensificar o acúmulo das desejadas competênciasThis paper analyzes the presence and evolution among students of production engineering at uff/Niterói of the discoveries skills that characterize an innovative professional profile, according to the model proposed by Dyer, Gregersen and Christensen (2012). Therefore, the study, exploratory, applied a questionnaire to thirty students in the first periods of the course and the twenty students in the last periods of the course. Additionally, the survey interviewed in depth three students of interim periods in order to validate some research findings. The results indicate that there is, in fact, a systematic growth of so-called discovery skills, being part of this attributable to years of academic life. At the same time, points out some weaknesses that are under ongoing management control and others beyond the control of the course management, the overshoot could intensify the accumulation of the desired skillsAndrade, Emmanuel Paiva deAlvarez, DeniseMelo, Michele Cristina SilvaVerbicaro, Camilla Garcias2020-04-14T13:47:19Z2020-04-14T13:47:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVERBICARO, Camilla Garcias. Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção na UFF. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13294http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-14T19:41:53Zoai:app.uff.br:1/13294Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-14T19:41:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
title Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
spellingShingle Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
Verbicaro, Camilla Garcias
Educação em Engenharia
Engenheiro inovador
Competências de descoberta
Inovação tecnológica
Formação profissional
Engenharia de produção
Engineering education
Innovative engineers
Discovery skills
title_short Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
title_full Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
title_fullStr Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
title_full_unstemmed Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
title_sort Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF
author Verbicaro, Camilla Garcias
author_facet Verbicaro, Camilla Garcias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Emmanuel Paiva de
Alvarez, Denise
Melo, Michele Cristina Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Verbicaro, Camilla Garcias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Engenharia
Engenheiro inovador
Competências de descoberta
Inovação tecnológica
Formação profissional
Engenharia de produção
Engineering education
Innovative engineers
Discovery skills
topic Educação em Engenharia
Engenheiro inovador
Competências de descoberta
Inovação tecnológica
Formação profissional
Engenharia de produção
Engineering education
Innovative engineers
Discovery skills
description O presente trabalho analisa a presença e evolução, entre alunos de engenharia de produção do campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense, das competências de descoberta que caracterizam um perfil de profissional inovador, conforme modelo proposto por Dyer, Gregersen e Christensen (2012). Para tanto, o estudo, de natureza exploratória, aplica um questionário a trinta alunos ingressantes no curso e vinte alunos concluintes. Adicionalmente, a pesquisa entrevistou em profundidade três alunos de períodos intermediários a fim de validar alguns achados de pesquisa. Os resultados sinalizam que há, de fato, um crescimento sistemático das chamadas competências de descoberta, sendo parte deste atribuível aos anos de vida acadêmica. Simultaneamente, aponta algumas fragilidades, tanto na esfera da gestão do curso quanto fora desta, cuja superação poderia intensificar o acúmulo das desejadas competências
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-04-14T13:47:19Z
2020-04-14T13:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VERBICARO, Camilla Garcias. Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção na UFF. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13294
identifier_str_mv VERBICARO, Camilla Garcias. Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção na UFF. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135253652865024