Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23974 |
Resumo: | O ideário das ‘cidades criativas’ está presente, em nível internacional, nas agendas das cidades e tem sido apropriado por alguns atores públicos e privados no Rio de Janeiro, num momento em que a cidade se prepara para receber grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Reconhecer quais ideias de cidade estão surgindo na apropriação e adaptação deste ideário no território da cidade do Rio de Janeiro é de grande relevância, já que , segundo a gestão municipal, este está sendo ‘requalificado’ na presente ocasião. Nos atuais processos de franca transformação urbana, é notável a tentativa de construir uma imagem de cidade ‘boa para os negócios’. Nesse sentido, é importante identificar as disputas simbólicas travadas entre os diferentes atores por sua ação no território, assim como as percepções dominantes que influenciam a construção e afirmação do ideário de ‘cidade criativa’ e as relações com o chamado ‘momento Rio’. Para tanto, este trabalho realiza o reconhecimento de alguns sujeitos, ideias-força e processos que configuram o ideário, como a chamada ‘economia criativa’, recorrendo à análise do discurso, suas orientações e intenções, além da identificação das plataformas de sua difusão, com sua chegada ao Rio de Janeiro. A partir da desconstrução do ideário, buscamos perceber como a versão carioca de ‘cidade criativa’ vem se configurando no território, quais disputas estão sendo travadas e as linhas dominantes de entendimento do ideário. Com esse reconhecimento, por meio de pesquisa documental – seja por eventos, matérias em jornais ou entrevistas – são desveladas imagens-síntese sobre a relação entre ‘cidade criativa’ e megaeventos no Rio de Janeiro, que indicam a percepção da ‘cultura como plataforma de venda da cidade’. Este trabalho busca, portanto, contribuir para a ampliação do debate contemporâneo em relação aos processos culturais urbanos, principalmente no que diz respeito à construção do ideário de ‘cidade criativa’ e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro. |
id |
UFF-2_3ac8ff0b0a6b8438dd538f563f325713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23974 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de JaneiroCidade criativaEconomia criativaDisputas simbólicasCidade-marcaCultura como negócioMegaeventosRio de JaneiroCidadeEconomia criativaEvento especialRio de Janeiro (RJ)Creative cityCreative economySymbolic disputesCity-brandCulture and businessMega eventsRio de JaneiroO ideário das ‘cidades criativas’ está presente, em nível internacional, nas agendas das cidades e tem sido apropriado por alguns atores públicos e privados no Rio de Janeiro, num momento em que a cidade se prepara para receber grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Reconhecer quais ideias de cidade estão surgindo na apropriação e adaptação deste ideário no território da cidade do Rio de Janeiro é de grande relevância, já que , segundo a gestão municipal, este está sendo ‘requalificado’ na presente ocasião. Nos atuais processos de franca transformação urbana, é notável a tentativa de construir uma imagem de cidade ‘boa para os negócios’. Nesse sentido, é importante identificar as disputas simbólicas travadas entre os diferentes atores por sua ação no território, assim como as percepções dominantes que influenciam a construção e afirmação do ideário de ‘cidade criativa’ e as relações com o chamado ‘momento Rio’. Para tanto, este trabalho realiza o reconhecimento de alguns sujeitos, ideias-força e processos que configuram o ideário, como a chamada ‘economia criativa’, recorrendo à análise do discurso, suas orientações e intenções, além da identificação das plataformas de sua difusão, com sua chegada ao Rio de Janeiro. A partir da desconstrução do ideário, buscamos perceber como a versão carioca de ‘cidade criativa’ vem se configurando no território, quais disputas estão sendo travadas e as linhas dominantes de entendimento do ideário. Com esse reconhecimento, por meio de pesquisa documental – seja por eventos, matérias em jornais ou entrevistas – são desveladas imagens-síntese sobre a relação entre ‘cidade criativa’ e megaeventos no Rio de Janeiro, que indicam a percepção da ‘cultura como plataforma de venda da cidade’. Este trabalho busca, portanto, contribuir para a ampliação do debate contemporâneo em relação aos processos culturais urbanos, principalmente no que diz respeito à construção do ideário de ‘cidade criativa’ e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro.The notion of 'creative cities' is present, in an international level, at the agendas of the cities and has been appropriated by some public and private actors in Rio de Janeiro by the time of major events, such as the Olympics and the World Cup. To recognize which ideas are emerging in the appropriation and adaptation of this notion within Rio de Janeiro’s territory is of great relevance in a moment that it is, according to municipal management, being 'requalified'. In the current processes of frank urban transformation, is notable the attempt of building an image of a ‘good-for-business’ city. In this context, it is important to identify the symbolic disputes being waged between the different actors in their actions in the territory, as well as the prevailing perceptions that influence the construction and affirmation of the idea of 'creative city' in its relations with the so-called 'Rio moment '. For this, this work makes the recognition of some subjects, key-ideas and processes that configure the notion, like the so- called 'creative economy', resorting to the discourse analysis, their orientations and intentions, beyond the identification of their diffusion platforms, with their arrival in Rio de Janeiro. From the deconstruction of the notion, we seek to understand how the ‘carioca’ version of 'creative city' is being configured in the territory, which disputes are being fought and which lines of the understanding of this notion are dominant. With this recognition, through documental research – either by events, newspaper’s articles or interviews – are unveiled synthesis-images on the relationship between 'creative city' and mega-events in Rio de Janeiro, that indicates the perception of 'culture as a selling platform of the city '. This work seeks, therefore, to contribute to the expansion of the contemporary debate in relation to the urban cultural processes, particularly regarding to the construction of the idea of 'creative city' and its impacts in the city of Rio de Janeiro.111 f.NiteróiSánchez García, Fernanda EsterBienenstein, GlaucoLima Júnior, Pedro de NovaisTeixeira, Amanda Wanis2021-12-19T01:57:25Z2021-12-19T01:57:25Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23974Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-19T01:57:28Zoai:app.uff.br:1/23974Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:41.096689Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro |
title |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro Teixeira, Amanda Wanis Cidade criativa Economia criativa Disputas simbólicas Cidade-marca Cultura como negócio Megaeventos Rio de Janeiro Cidade Economia criativa Evento especial Rio de Janeiro (RJ) Creative city Creative economy Symbolic disputes City-brand Culture and business Mega events Rio de Janeiro |
title_short |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro |
author |
Teixeira, Amanda Wanis |
author_facet |
Teixeira, Amanda Wanis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sánchez García, Fernanda Ester Bienenstein, Glauco Lima Júnior, Pedro de Novais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Amanda Wanis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade criativa Economia criativa Disputas simbólicas Cidade-marca Cultura como negócio Megaeventos Rio de Janeiro Cidade Economia criativa Evento especial Rio de Janeiro (RJ) Creative city Creative economy Symbolic disputes City-brand Culture and business Mega events Rio de Janeiro |
topic |
Cidade criativa Economia criativa Disputas simbólicas Cidade-marca Cultura como negócio Megaeventos Rio de Janeiro Cidade Economia criativa Evento especial Rio de Janeiro (RJ) Creative city Creative economy Symbolic disputes City-brand Culture and business Mega events Rio de Janeiro |
description |
O ideário das ‘cidades criativas’ está presente, em nível internacional, nas agendas das cidades e tem sido apropriado por alguns atores públicos e privados no Rio de Janeiro, num momento em que a cidade se prepara para receber grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Reconhecer quais ideias de cidade estão surgindo na apropriação e adaptação deste ideário no território da cidade do Rio de Janeiro é de grande relevância, já que , segundo a gestão municipal, este está sendo ‘requalificado’ na presente ocasião. Nos atuais processos de franca transformação urbana, é notável a tentativa de construir uma imagem de cidade ‘boa para os negócios’. Nesse sentido, é importante identificar as disputas simbólicas travadas entre os diferentes atores por sua ação no território, assim como as percepções dominantes que influenciam a construção e afirmação do ideário de ‘cidade criativa’ e as relações com o chamado ‘momento Rio’. Para tanto, este trabalho realiza o reconhecimento de alguns sujeitos, ideias-força e processos que configuram o ideário, como a chamada ‘economia criativa’, recorrendo à análise do discurso, suas orientações e intenções, além da identificação das plataformas de sua difusão, com sua chegada ao Rio de Janeiro. A partir da desconstrução do ideário, buscamos perceber como a versão carioca de ‘cidade criativa’ vem se configurando no território, quais disputas estão sendo travadas e as linhas dominantes de entendimento do ideário. Com esse reconhecimento, por meio de pesquisa documental – seja por eventos, matérias em jornais ou entrevistas – são desveladas imagens-síntese sobre a relação entre ‘cidade criativa’ e megaeventos no Rio de Janeiro, que indicam a percepção da ‘cultura como plataforma de venda da cidade’. Este trabalho busca, portanto, contribuir para a ampliação do debate contemporâneo em relação aos processos culturais urbanos, principalmente no que diz respeito à construção do ideário de ‘cidade criativa’ e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2021-12-19T01:57:25Z 2021-12-19T01:57:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23974 Aluno de Mestrado |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23974 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823657808297984 |