Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Amanda Wanis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/23974
Resumo: O ideário das ‘cidades criativas’ está presente, em nível internacional, nas agendas das cidades e tem sido apropriado por alguns atores públicos e privados no Rio de Janeiro, num momento em que a cidade se prepara para receber grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Reconhecer quais ideias de cidade estão surgindo na apropriação e adaptação deste ideário no território da cidade do Rio de Janeiro é de grande relevância, já que , segundo a gestão municipal, este está sendo ‘requalificado’ na presente ocasião. Nos atuais processos de franca transformação urbana, é notável a tentativa de construir uma imagem de cidade ‘boa para os negócios’. Nesse sentido, é importante identificar as disputas simbólicas travadas entre os diferentes atores por sua ação no território, assim como as percepções dominantes que influenciam a construção e afirmação do ideário de ‘cidade criativa’ e as relações com o chamado ‘momento Rio’. Para tanto, este trabalho realiza o reconhecimento de alguns sujeitos, ideias-força e processos que configuram o ideário, como a chamada ‘economia criativa’, recorrendo à análise do discurso, suas orientações e intenções, além da identificação das plataformas de sua difusão, com sua chegada ao Rio de Janeiro. A partir da desconstrução do ideário, buscamos perceber como a versão carioca de ‘cidade criativa’ vem se configurando no território, quais disputas estão sendo travadas e as linhas dominantes de entendimento do ideário. Com esse reconhecimento, por meio de pesquisa documental – seja por eventos, matérias em jornais ou entrevistas – são desveladas imagens-síntese sobre a relação entre ‘cidade criativa’ e megaeventos no Rio de Janeiro, que indicam a percepção da ‘cultura como plataforma de venda da cidade’. Este trabalho busca, portanto, contribuir para a ampliação do debate contemporâneo em relação aos processos culturais urbanos, principalmente no que diz respeito à construção do ideário de ‘cidade criativa’ e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro.
id UFF-2_3ac8ff0b0a6b8438dd538f563f325713
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23974
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de JaneiroCidade criativaEconomia criativaDisputas simbólicasCidade-marcaCultura como negócioMegaeventosRio de JaneiroCidadeEconomia criativaEvento especialRio de Janeiro (RJ)Creative cityCreative economySymbolic disputesCity-brandCulture and businessMega eventsRio de JaneiroO ideário das ‘cidades criativas’ está presente, em nível internacional, nas agendas das cidades e tem sido apropriado por alguns atores públicos e privados no Rio de Janeiro, num momento em que a cidade se prepara para receber grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Reconhecer quais ideias de cidade estão surgindo na apropriação e adaptação deste ideário no território da cidade do Rio de Janeiro é de grande relevância, já que , segundo a gestão municipal, este está sendo ‘requalificado’ na presente ocasião. Nos atuais processos de franca transformação urbana, é notável a tentativa de construir uma imagem de cidade ‘boa para os negócios’. Nesse sentido, é importante identificar as disputas simbólicas travadas entre os diferentes atores por sua ação no território, assim como as percepções dominantes que influenciam a construção e afirmação do ideário de ‘cidade criativa’ e as relações com o chamado ‘momento Rio’. Para tanto, este trabalho realiza o reconhecimento de alguns sujeitos, ideias-força e processos que configuram o ideário, como a chamada ‘economia criativa’, recorrendo à análise do discurso, suas orientações e intenções, além da identificação das plataformas de sua difusão, com sua chegada ao Rio de Janeiro. A partir da desconstrução do ideário, buscamos perceber como a versão carioca de ‘cidade criativa’ vem se configurando no território, quais disputas estão sendo travadas e as linhas dominantes de entendimento do ideário. Com esse reconhecimento, por meio de pesquisa documental – seja por eventos, matérias em jornais ou entrevistas – são desveladas imagens-síntese sobre a relação entre ‘cidade criativa’ e megaeventos no Rio de Janeiro, que indicam a percepção da ‘cultura como plataforma de venda da cidade’. Este trabalho busca, portanto, contribuir para a ampliação do debate contemporâneo em relação aos processos culturais urbanos, principalmente no que diz respeito à construção do ideário de ‘cidade criativa’ e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro.The notion of 'creative cities' is present, in an international level, at the agendas of the cities and has been appropriated by some public and private actors in Rio de Janeiro by the time of major events, such as the Olympics and the World Cup. To recognize which ideas are emerging in the appropriation and adaptation of this notion within Rio de Janeiro’s territory is of great relevance in a moment that it is, according to municipal management, being 'requalified'. In the current processes of frank urban transformation, is notable the attempt of building an image of a ‘good-for-business’ city. In this context, it is important to identify the symbolic disputes being waged between the different actors in their actions in the territory, as well as the prevailing perceptions that influence the construction and affirmation of the idea of 'creative city' in its relations with the so-called 'Rio moment '. For this, this work makes the recognition of some subjects, key-ideas and processes that configure the notion, like the so- called 'creative economy', resorting to the discourse analysis, their orientations and intentions, beyond the identification of their diffusion platforms, with their arrival in Rio de Janeiro. From the deconstruction of the notion, we seek to understand how the ‘carioca’ version of 'creative city' is being configured in the territory, which disputes are being fought and which lines of the understanding of this notion are dominant. With this recognition, through documental research – either by events, newspaper’s articles or interviews – are unveiled synthesis-images on the relationship between 'creative city' and mega-events in Rio de Janeiro, that indicates the perception of 'culture as a selling platform of the city '. This work seeks, therefore, to contribute to the expansion of the contemporary debate in relation to the urban cultural processes, particularly regarding to the construction of the idea of 'creative city' and its impacts in the city of Rio de Janeiro.111 f.NiteróiSánchez García, Fernanda EsterBienenstein, GlaucoLima Júnior, Pedro de NovaisTeixeira, Amanda Wanis2021-12-19T01:57:25Z2021-12-19T01:57:25Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23974Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-19T01:57:28Zoai:app.uff.br:1/23974Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:41.096689Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
title Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
Teixeira, Amanda Wanis
Cidade criativa
Economia criativa
Disputas simbólicas
Cidade-marca
Cultura como negócio
Megaeventos
Rio de Janeiro
Cidade
Economia criativa
Evento especial
Rio de Janeiro (RJ)
Creative city
Creative economy
Symbolic disputes
City-brand
Culture and business
Mega events
Rio de Janeiro
title_short Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
title_full Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
title_sort Cidades criativas: a construção de um ideário e sua influência na cidade do Rio de Janeiro
author Teixeira, Amanda Wanis
author_facet Teixeira, Amanda Wanis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sánchez García, Fernanda Ester
Bienenstein, Glauco
Lima Júnior, Pedro de Novais
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Amanda Wanis
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade criativa
Economia criativa
Disputas simbólicas
Cidade-marca
Cultura como negócio
Megaeventos
Rio de Janeiro
Cidade
Economia criativa
Evento especial
Rio de Janeiro (RJ)
Creative city
Creative economy
Symbolic disputes
City-brand
Culture and business
Mega events
Rio de Janeiro
topic Cidade criativa
Economia criativa
Disputas simbólicas
Cidade-marca
Cultura como negócio
Megaeventos
Rio de Janeiro
Cidade
Economia criativa
Evento especial
Rio de Janeiro (RJ)
Creative city
Creative economy
Symbolic disputes
City-brand
Culture and business
Mega events
Rio de Janeiro
description O ideário das ‘cidades criativas’ está presente, em nível internacional, nas agendas das cidades e tem sido apropriado por alguns atores públicos e privados no Rio de Janeiro, num momento em que a cidade se prepara para receber grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Reconhecer quais ideias de cidade estão surgindo na apropriação e adaptação deste ideário no território da cidade do Rio de Janeiro é de grande relevância, já que , segundo a gestão municipal, este está sendo ‘requalificado’ na presente ocasião. Nos atuais processos de franca transformação urbana, é notável a tentativa de construir uma imagem de cidade ‘boa para os negócios’. Nesse sentido, é importante identificar as disputas simbólicas travadas entre os diferentes atores por sua ação no território, assim como as percepções dominantes que influenciam a construção e afirmação do ideário de ‘cidade criativa’ e as relações com o chamado ‘momento Rio’. Para tanto, este trabalho realiza o reconhecimento de alguns sujeitos, ideias-força e processos que configuram o ideário, como a chamada ‘economia criativa’, recorrendo à análise do discurso, suas orientações e intenções, além da identificação das plataformas de sua difusão, com sua chegada ao Rio de Janeiro. A partir da desconstrução do ideário, buscamos perceber como a versão carioca de ‘cidade criativa’ vem se configurando no território, quais disputas estão sendo travadas e as linhas dominantes de entendimento do ideário. Com esse reconhecimento, por meio de pesquisa documental – seja por eventos, matérias em jornais ou entrevistas – são desveladas imagens-síntese sobre a relação entre ‘cidade criativa’ e megaeventos no Rio de Janeiro, que indicam a percepção da ‘cultura como plataforma de venda da cidade’. Este trabalho busca, portanto, contribuir para a ampliação do debate contemporâneo em relação aos processos culturais urbanos, principalmente no que diz respeito à construção do ideário de ‘cidade criativa’ e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2021-12-19T01:57:25Z
2021-12-19T01:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/23974
Aluno de Mestrado
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/23974
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657808297984