Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sevilla, João Camilo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721
Resumo: Através da colaboração do pensamento de Antonio Gramsci a respeito da educação e de princípios pedagógicos, o presente trabalho pretende se debruçar acerca das disputas ideológicas que têm como alvo a escola. As teorias de Gramsci detêm espaço importante para a análise dos embates que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil. Nota-se que os conflitos que têm marcado a trajetória brasileira recente apresentam a escola como palco. Como a educação é uma área para qual a sociedade dirige muita atenção, movimentos como o Escola Sem Partido e o de ocupação das escolas públicas simbolizam um momento que carece de cuidado e aprofundamento. O projeto Escola Sem Partido, associado a um movimento de conservação, e o movimento de ocupação das escolas públicas, caracterizado como instrumento de resistência, têm um lugar expressivo neste trabalho, uma vez que ambos materializam as disputas de caráter ideológico que têm a escola como lócus e alvo
id UFF-2_3acd3d92a18859f80057e237d34ea93c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15721
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporâneaGramsciEscolaIdeologiaGramsciSchoolIdeologyAtravés da colaboração do pensamento de Antonio Gramsci a respeito da educação e de princípios pedagógicos, o presente trabalho pretende se debruçar acerca das disputas ideológicas que têm como alvo a escola. As teorias de Gramsci detêm espaço importante para a análise dos embates que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil. Nota-se que os conflitos que têm marcado a trajetória brasileira recente apresentam a escola como palco. Como a educação é uma área para qual a sociedade dirige muita atenção, movimentos como o Escola Sem Partido e o de ocupação das escolas públicas simbolizam um momento que carece de cuidado e aprofundamento. O projeto Escola Sem Partido, associado a um movimento de conservação, e o movimento de ocupação das escolas públicas, caracterizado como instrumento de resistência, têm um lugar expressivo neste trabalho, uma vez que ambos materializam as disputas de caráter ideológico que têm a escola como lócus e alvoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThrough the collaboration of the thinking of Antonio Gramsci in respect of education and pedagogical principles, the present study intends to focus on the ideological disputes that have targeted the school. The theories of Antonio Gramsci hold important space for analysis of the onslaught that has taken place in recent years in Brazil. It should be noted that the conflicts that have marked the recent Brazilian trajectory feature the school as a stage. As education is an area for which the society directs much attention, movements like the Escola Sem Partido and the occupation of public schools symbolize a moment that requires a careful and deep regard. The project Escola Sem Partido, associated with a conservation organization, and the movement for occupation of public schools, characterized as an instrument of resistance, have a significant place in this work, since both materialize the ideological disputes that have the school as a locus98 f.Oliveira. Marcos Marques deOliveira, Marcos Marques deSantos, Ramofly Bicalho dosGomes, Rodrigo Lima RibeiroAlmeida, Carlos Alberto Lima dehttp://lattes.cnpq.br/1240361291101030http://lattes.cnpq.br/3952286468152214http://lattes.cnpq.br/3952286468152214http://lattes.cnpq.br/3815218617988955http://lattes.cnpq.br/5823890992297520http://lattes.cnpq.br/6717808991001267Sevilla, João Camilo2020-10-31T00:55:46Z2020-10-31T00:55:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSEVILLA, João Camilo. Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T22:41:48Zoai:app.uff.br:1/15721Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:15.929242Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
title Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
spellingShingle Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
Sevilla, João Camilo
Gramsci
Escola
Ideologia
Gramsci
School
Ideology
title_short Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
title_full Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
title_fullStr Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
title_full_unstemmed Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
title_sort Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
author Sevilla, João Camilo
author_facet Sevilla, João Camilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira. Marcos Marques de
Oliveira, Marcos Marques de
Santos, Ramofly Bicalho dos
Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro
Almeida, Carlos Alberto Lima de
http://lattes.cnpq.br/1240361291101030
http://lattes.cnpq.br/3952286468152214
http://lattes.cnpq.br/3952286468152214
http://lattes.cnpq.br/3815218617988955
http://lattes.cnpq.br/5823890992297520
http://lattes.cnpq.br/6717808991001267
dc.contributor.author.fl_str_mv Sevilla, João Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci
Escola
Ideologia
Gramsci
School
Ideology
topic Gramsci
Escola
Ideologia
Gramsci
School
Ideology
description Através da colaboração do pensamento de Antonio Gramsci a respeito da educação e de princípios pedagógicos, o presente trabalho pretende se debruçar acerca das disputas ideológicas que têm como alvo a escola. As teorias de Gramsci detêm espaço importante para a análise dos embates que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil. Nota-se que os conflitos que têm marcado a trajetória brasileira recente apresentam a escola como palco. Como a educação é uma área para qual a sociedade dirige muita atenção, movimentos como o Escola Sem Partido e o de ocupação das escolas públicas simbolizam um momento que carece de cuidado e aprofundamento. O projeto Escola Sem Partido, associado a um movimento de conservação, e o movimento de ocupação das escolas públicas, caracterizado como instrumento de resistência, têm um lugar expressivo neste trabalho, uma vez que ambos materializam as disputas de caráter ideológico que têm a escola como lócus e alvo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-31T00:55:46Z
2020-10-31T00:55:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEVILLA, João Camilo. Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721
identifier_str_mv SEVILLA, João Camilo. Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823637650472960