Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721 |
Resumo: | Através da colaboração do pensamento de Antonio Gramsci a respeito da educação e de princípios pedagógicos, o presente trabalho pretende se debruçar acerca das disputas ideológicas que têm como alvo a escola. As teorias de Gramsci detêm espaço importante para a análise dos embates que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil. Nota-se que os conflitos que têm marcado a trajetória brasileira recente apresentam a escola como palco. Como a educação é uma área para qual a sociedade dirige muita atenção, movimentos como o Escola Sem Partido e o de ocupação das escolas públicas simbolizam um momento que carece de cuidado e aprofundamento. O projeto Escola Sem Partido, associado a um movimento de conservação, e o movimento de ocupação das escolas públicas, caracterizado como instrumento de resistência, têm um lugar expressivo neste trabalho, uma vez que ambos materializam as disputas de caráter ideológico que têm a escola como lócus e alvo |
id |
UFF-2_3acd3d92a18859f80057e237d34ea93c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15721 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporâneaGramsciEscolaIdeologiaGramsciSchoolIdeologyAtravés da colaboração do pensamento de Antonio Gramsci a respeito da educação e de princípios pedagógicos, o presente trabalho pretende se debruçar acerca das disputas ideológicas que têm como alvo a escola. As teorias de Gramsci detêm espaço importante para a análise dos embates que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil. Nota-se que os conflitos que têm marcado a trajetória brasileira recente apresentam a escola como palco. Como a educação é uma área para qual a sociedade dirige muita atenção, movimentos como o Escola Sem Partido e o de ocupação das escolas públicas simbolizam um momento que carece de cuidado e aprofundamento. O projeto Escola Sem Partido, associado a um movimento de conservação, e o movimento de ocupação das escolas públicas, caracterizado como instrumento de resistência, têm um lugar expressivo neste trabalho, uma vez que ambos materializam as disputas de caráter ideológico que têm a escola como lócus e alvoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThrough the collaboration of the thinking of Antonio Gramsci in respect of education and pedagogical principles, the present study intends to focus on the ideological disputes that have targeted the school. The theories of Antonio Gramsci hold important space for analysis of the onslaught that has taken place in recent years in Brazil. It should be noted that the conflicts that have marked the recent Brazilian trajectory feature the school as a stage. As education is an area for which the society directs much attention, movements like the Escola Sem Partido and the occupation of public schools symbolize a moment that requires a careful and deep regard. The project Escola Sem Partido, associated with a conservation organization, and the movement for occupation of public schools, characterized as an instrument of resistance, have a significant place in this work, since both materialize the ideological disputes that have the school as a locus98 f.Oliveira. Marcos Marques deOliveira, Marcos Marques deSantos, Ramofly Bicalho dosGomes, Rodrigo Lima RibeiroAlmeida, Carlos Alberto Lima dehttp://lattes.cnpq.br/1240361291101030http://lattes.cnpq.br/3952286468152214http://lattes.cnpq.br/3952286468152214http://lattes.cnpq.br/3815218617988955http://lattes.cnpq.br/5823890992297520http://lattes.cnpq.br/6717808991001267Sevilla, João Camilo2020-10-31T00:55:46Z2020-10-31T00:55:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSEVILLA, João Camilo. Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T22:41:48Zoai:app.uff.br:1/15721Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:15.929242Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea |
title |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea |
spellingShingle |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea Sevilla, João Camilo Gramsci Escola Ideologia Gramsci School Ideology |
title_short |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea |
title_full |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea |
title_fullStr |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea |
title_sort |
Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea |
author |
Sevilla, João Camilo |
author_facet |
Sevilla, João Camilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira. Marcos Marques de Oliveira, Marcos Marques de Santos, Ramofly Bicalho dos Gomes, Rodrigo Lima Ribeiro Almeida, Carlos Alberto Lima de http://lattes.cnpq.br/1240361291101030 http://lattes.cnpq.br/3952286468152214 http://lattes.cnpq.br/3952286468152214 http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 http://lattes.cnpq.br/5823890992297520 http://lattes.cnpq.br/6717808991001267 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sevilla, João Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramsci Escola Ideologia Gramsci School Ideology |
topic |
Gramsci Escola Ideologia Gramsci School Ideology |
description |
Através da colaboração do pensamento de Antonio Gramsci a respeito da educação e de princípios pedagógicos, o presente trabalho pretende se debruçar acerca das disputas ideológicas que têm como alvo a escola. As teorias de Gramsci detêm espaço importante para a análise dos embates que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil. Nota-se que os conflitos que têm marcado a trajetória brasileira recente apresentam a escola como palco. Como a educação é uma área para qual a sociedade dirige muita atenção, movimentos como o Escola Sem Partido e o de ocupação das escolas públicas simbolizam um momento que carece de cuidado e aprofundamento. O projeto Escola Sem Partido, associado a um movimento de conservação, e o movimento de ocupação das escolas públicas, caracterizado como instrumento de resistência, têm um lugar expressivo neste trabalho, uma vez que ambos materializam as disputas de caráter ideológico que têm a escola como lócus e alvo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-31T00:55:46Z 2020-10-31T00:55:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SEVILLA, João Camilo. Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721 |
identifier_str_mv |
SEVILLA, João Camilo. Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823637650472960 |