Guias turísticos impressos e suas dimensões de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Amanda da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1754
Resumo: A informação desde a antiguidade é tida como ferramenta primordial para a comunicação. Os canais pelos quais ela é transmitida modificaram-se ao longo do tempo, ao meio oral e escrito, acrescentou-se o eletrônico. Para o Turismo, a informação é tão importante que é considerada um serviço, fundamental para que a atividade ocorra. Parte-se da premissa motivação para que um turista inicie o que culminará com uma viagem de lazer. Um das etapas do planejamento da viagem é a busca por informações, que também se dá no decorrer da viagem. Dentre alguns canais para se obter informações turísticas, estão os guias turísticos, distribuidores de informações sobre os produtores de serviços e produtos turísticos. Este trabalho analisou quatro guias turísticos, que tivessem como tema o Brasil, abordassem a cidade do Rio de Janeiro e fossem escritos em inglês. Através de ideias expostas por alguns autores, estipularam-se dez dimensões de análise, que foram utilizadas para analisar cada um dos guias: Eyewitness, RoughGuide, Footprint e Baedeker. Posteriormente, foram estabelecidas pontuações, de 1 a 4, aonde 1 foi considerado a pior nota em termos de atendimento às dimensões de análise, seguindo assim em ordem crescente até o número 4. Após somatório dos pontos, o guia considerado o melhor, dentre os quatro analisados, foi o EyewitnessTravel, da editora britânica, DorlingKingsley. Por fim, verificou-se a necessidade de mais trabalhos que versem sobre este tema, os guias turísticos, e que abordem seu conteúdo, quantitativamente e qualitativamente, a fim de identificar o conteúdo das informações que estão sendo passadas sobre o Brasil, para os turistas
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