Viabilidade financeira da integração dos modos rodoviário e dutoviário para o transporte de etanol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6328 |
Resumo: | O transporte de etanol a partir da Região Centro-Sul, baseado no uso do modo rodoviário, é apontado como um dos gargalos para a distribuição do biocombustível no Brasil. Investimentos vêm sendo feitos buscando aperfeiçoar o sistema logístico para o escoamento da produção de etanol da região, por meio da construção de dutos. No entanto, a viabilidade de dutos para o transporte de etanol no Brasil é questionada por vários estudos, devido, principalmente, a incerteza da existência de volume de produção que justifique a utilização dos mesmos. Aumentando as incertezas dessa viabilidade, um período de crise produtiva tem marcado o setor sucroalcoleiro, a paritr de 2008, e vem se agravando com o fechamento de várias usinas nos últimos anos. Torna-se necessária a avaliação de soluções que contribuam para a elevação do retorno sobre os investimentos em projetos de construção de dutos para o etanol. O investimento em um sistema de transporte multimodal para o biocombustível aparece como possível solução, dada às vantagens técnicas e financeiras que a multimodalidade pode oferecer a um sistema desse tipo, ao permitir o aproveitamento dos benefícios que cada modo de transporte apresenta no que diz respeito aos parâmetros de capacidade, distância e custo. Nesse contexto, o presente trabalho busca responder qual o efeito sobre a viabilidade financeira de um projeto dutoviário de sua integração a projetos que busquem oferecer transporte rodoviário para coleta do etanol produzido por usinas da região Centro-Sul do Brasil. Para isso, foram utilizadas as técnicas de orçamento de capital VPL e TIR. Os resultados do estudo apontaram que o duto analisado pode não ser viável no atual contexto de crise do setor. O projeto que vise à integração, apesar de melhorar a viabilidade do empreendimento dutoviário, não seria suficiente para tornar viável sua construção e operação. |
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Viabilidade financeira da integração dos modos rodoviário e dutoviário para o transporte de etanolEtanolTransporte rodoviárioTransporte dutoviárioTransporte multimodalViabilidade financeiraEtanolTransporte rodoviárioBiocombustívelDutoEthanolRoad transportPipeline transportationMultimodal transportFinancial viabilityO transporte de etanol a partir da Região Centro-Sul, baseado no uso do modo rodoviário, é apontado como um dos gargalos para a distribuição do biocombustível no Brasil. Investimentos vêm sendo feitos buscando aperfeiçoar o sistema logístico para o escoamento da produção de etanol da região, por meio da construção de dutos. No entanto, a viabilidade de dutos para o transporte de etanol no Brasil é questionada por vários estudos, devido, principalmente, a incerteza da existência de volume de produção que justifique a utilização dos mesmos. Aumentando as incertezas dessa viabilidade, um período de crise produtiva tem marcado o setor sucroalcoleiro, a paritr de 2008, e vem se agravando com o fechamento de várias usinas nos últimos anos. Torna-se necessária a avaliação de soluções que contribuam para a elevação do retorno sobre os investimentos em projetos de construção de dutos para o etanol. O investimento em um sistema de transporte multimodal para o biocombustível aparece como possível solução, dada às vantagens técnicas e financeiras que a multimodalidade pode oferecer a um sistema desse tipo, ao permitir o aproveitamento dos benefícios que cada modo de transporte apresenta no que diz respeito aos parâmetros de capacidade, distância e custo. Nesse contexto, o presente trabalho busca responder qual o efeito sobre a viabilidade financeira de um projeto dutoviário de sua integração a projetos que busquem oferecer transporte rodoviário para coleta do etanol produzido por usinas da região Centro-Sul do Brasil. Para isso, foram utilizadas as técnicas de orçamento de capital VPL e TIR. Os resultados do estudo apontaram que o duto analisado pode não ser viável no atual contexto de crise do setor. O projeto que vise à integração, apesar de melhorar a viabilidade do empreendimento dutoviário, não seria suficiente para tornar viável sua construção e operação.The transportation of ethanol from South-Central Region, based on the use of road transport, is named as one of the bottlenecks for the development of biofuel in Brazil. Investments have been made seeking to improve the logistics system for the transportation of ethanol production in the region through the construction of pipelines. However, the feasibility of pipelines to transport ethanol in Brazil is questioned by several studies, mainly due to the uncertainty of the existence of production volume to justify their use. Increasing uncertainties of viability, a period of productive crisis has marked the sugar-alcohol sector from 2008 and has worsened with the closure of several plants in recent years. It is necessary to evaluate solutions that contribute to raising the return on investments in pipeline construction projects for ethanol. Investment in a multimodal transportation system for biofuels appears as a possible solution, given the technical and financial advantages that can offer a multimodal transport system, by allowing the utilization of the benefits that each mode can offer with respect to capacity, distance and cost parameters. In this context, this paper seeks to answer what influence on the financial viability of a pipeline project on its integration with projects that seek to provide road transport to collect the ethanol produced by plants in the Center- South region of Brazil. For this porpuse, the capital budgeting techniques NPV and IRR were used. The study results showed that the analyzed pipeline may not be feasible in the current productive crisis context. The project aimed to integration, while improving the feasibility of the pipeline project would not be enough to feasible its construction and operation.114 f.Universidade Federal FluminenseVolta RedondaLeal Junior, Ilton CurtyGuabiroba, Ricardo César da SilvaSilva, Marcelino Aurélio Vieira daLacerda, Pítias TeodoroGonzaga, Miller José Vargas2018-04-18T19:10:32Z2018-04-18T19:10:32Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6328Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-14T15:11:34Zoai:app.uff.br:1/6328Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-14T15:11:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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