O tribunal é uma escola!: uma análise da formação inicial dos juízes do trabalho na Escola Judicial 1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21585 |
Resumo: | A presente dissertação analisa o contexto do curso de formação inicial dos juízes do trabalho na Escola Judicial 1, que tem um papel ativo na fase inicial da carreira dos novos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região. Como ponto de partida desta pesquisa, foram realizadas duas experiências de observação participante deste curso de formação, que tiveram como resultado a produção de dois relatórios que foram apresentados para a coordenação da Escola. O objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como os juízes aprendem as novas atividades profissionais, categorizando os conteúdos aprendidos e dando um sentido para a sua formação no tribunal. A partir dos dados de campo, que reconstituem as formas e conteúdos das atividades sociais do curso de formação inicial, com enfoque nas denominadas “aulas práticas”, que são na maior parte das vezes ministradas por membros da instituição, a ideia é compreender de que forma a identidade profissional dos juízes novatos começa a se construir nesse contexto, a partir de uma socialização profissional que é, sobretudo, uma socialização nas práticas da profissão e nos constrangimentos da instituição em que ela está inserida |
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O tribunal é uma escola!: uma análise da formação inicial dos juízes do trabalho na Escola Judicial 1Justiça do trabalhoEscola JudicialSocialização profissionalJustiça do trabalhoJuiz do trabalhoEscola de magistraturaMagistraturaFormação profissionalLabor justiceJudicial schoolProfessional socializationA presente dissertação analisa o contexto do curso de formação inicial dos juízes do trabalho na Escola Judicial 1, que tem um papel ativo na fase inicial da carreira dos novos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região. Como ponto de partida desta pesquisa, foram realizadas duas experiências de observação participante deste curso de formação, que tiveram como resultado a produção de dois relatórios que foram apresentados para a coordenação da Escola. O objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como os juízes aprendem as novas atividades profissionais, categorizando os conteúdos aprendidos e dando um sentido para a sua formação no tribunal. A partir dos dados de campo, que reconstituem as formas e conteúdos das atividades sociais do curso de formação inicial, com enfoque nas denominadas “aulas práticas”, que são na maior parte das vezes ministradas por membros da instituição, a ideia é compreender de que forma a identidade profissional dos juízes novatos começa a se construir nesse contexto, a partir de uma socialização profissional que é, sobretudo, uma socialização nas práticas da profissão e nos constrangimentos da instituição em que ela está inseridaThis dissertation analyzes the context of the initial training course of the labor judges in the Judicial School 1, which plays an active role in the initial phase of the career of the new judges of the Regional Labor Court of the 1st region, in Rio de Janeiro, Brazil. As a starting point for this research, two participant observation experiences of this training course were conducted, which resulted in the production of two reports that were presented for the coordination of the School. The objective was to identify, describe and analyze how the judges learn the new professional activities, categorizing the contents learned and giving a sense to their training in court. From the field data, which reconstitute the forms and contents of the social activities of the initial training course, focusing on the so-called "practical classes", which are mostly taught by members of the institution, the idea is to understand how the professional identity of the novice judges begins to be built in this context, from professional socialization that is, above all, socialization in the practices of the profession and in the constraints of the institution in which it is inserted140 f.Geraldo, Pedro Heitor BarrosPolicarpo, Frederico de AlmeidaBonelli, Maria Da GloriaFontainha, Fernando de CastroRamos, Lucia Lambert Passos2021-04-01T16:33:04Z2021-04-01T16:33:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Lucia Lambert Passos. O tribunal é uma escola!: uma análise da formação inicial dos juízes do trabalho na Escola Judicial 1. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21585Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T20:28:50Zoai:app.uff.br:1/21585Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-23T20:28:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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