Figurações da morte em Azul-Corvo e Hanói de Adriana Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3018 |
Resumo: | A presente dissertação, no âmbito da literatura brasileira contemporânea, com base, sobretudo, em Azul-corvo e Hanói, tem como objetivo investigar as diferentes figurações da morte na obra de Adriana Lisboa. Como a interrupção definitiva da vida do ser humano tem se tornado um tema interdito na sociedade capitalista de consumo, os romances da autora abordam a dificuldade, cada vez maior, que o ser humano tem de lidar com a questão da finitude, mas sugerem como o diálogo entre a literatura e outras artes pode tornar o nosso destino mais leve, pois mais importante do que a chegada é a aprendizagem da caminhada, que de acordo com as percepções e a sensibilidade de cada indivíduo dão o tom do significado do morrer. Nas obras da autora, o tema da morte conflui para uma reflexão sobre a transitoriedade dos seres diante da inexorabilidade do tempo e o poder transformador da memória e do amor à vida e do desapego material |
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Figurações da morte em Azul-Corvo e Hanói de Adriana LisboaMorteInterditoAdriana LisboaOutras artesTempoLiteratura brasileiraLisboa, Adriana, 1970-; Azul-CorvoLisboa, Adriana, 1970-; HanóiMuerteInterditoOtras artesTiempoA presente dissertação, no âmbito da literatura brasileira contemporânea, com base, sobretudo, em Azul-corvo e Hanói, tem como objetivo investigar as diferentes figurações da morte na obra de Adriana Lisboa. Como a interrupção definitiva da vida do ser humano tem se tornado um tema interdito na sociedade capitalista de consumo, os romances da autora abordam a dificuldade, cada vez maior, que o ser humano tem de lidar com a questão da finitude, mas sugerem como o diálogo entre a literatura e outras artes pode tornar o nosso destino mais leve, pois mais importante do que a chegada é a aprendizagem da caminhada, que de acordo com as percepções e a sensibilidade de cada indivíduo dão o tom do significado do morrer. Nas obras da autora, o tema da morte conflui para uma reflexão sobre a transitoriedade dos seres diante da inexorabilidade do tempo e o poder transformador da memória e do amor à vida e do desapego materialEste trabajo, em el ambito de la literatura brasileña contemporánea, basado principalmente en Azul-Corvo y Hanói, tiene como objetivo investigar las diferentes figuraciones de la muerte en la obra de Adriana Lisboa. Cómo la interrupción definitiva de la vida humana se ha convertido en un tema prohibido en la sociedad de consumo capitalista, las obras de la autora abordan la dificuldad, cada vez mayor, que los seres humanos tienen en lidar con la cuestión de la finitud, pero sugieren que el diálogo entre la literatura y otras artes puede hacer que nuestro destino se torne más suave, pués más importante que la llegada está el aprendizado de la caminada, que de acuerdo a las percepciones y la sensibilidad de cada individuo establecen el tono del significado de la muerte. En las obras de la autora, el tema de la muerte converge a reflexionar sobre la fugacidad del ser con el tiempo inevitable, el poder transformador de la memoria y el amor a la vida y el material de desprendimientoChiarelli, Stefania RotaFarinaccio, PascoalDealtry, GiovannaSantos, Leonardo Pereira dos2017-03-09T16:29:14Z2017-03-09T16:29:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3018CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T18:31:09Zoai:app.uff.br:1/3018Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:08.785972Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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