O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Antônio Moura de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11639
Resumo: Esta monografia foi desenvolvida sob a forma de uma pesquisa-ação, na qual procurou-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem de eletroquímica promovendo uma contextualização com questões da sociedade e do meio ambiente, de modo a apresentar a Química aos alunos como uma Ciência com estreita relação com o cotidiano. Para tanto, utilizou-se uma Sequência Didática a qual contou com o uso de recurso audiovisual, da experimentação e do método de Estudo de Caso, explorando a temática da contaminação ambiental por metais pesados. O projeto foi aplicado a alunos de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China, ao longo de 7 encontros semanais de 100 minutos. A avaliação do trabalho foi feita a partir da análise das produções dos discentes, sobretudo do Estudo de Caso, e dos dados coletados por meio de um questionário avaliativo. Observou-se que a utilização daqueles recursos promoveu um maior dinamismo às aulas e consequente aumento de interesse pela disciplina por parte dos alunos. Verificou-se que o Estudo de Caso é uma método promissor para o Ensino de Química, capaz de desenvolver e/ou aprimorar múltiplas habilidades nos estudantes, como a argumentação e a tomada de decisão
id UFF-2_3bda4f8573177fd960c45e98d10313bd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11639
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímicaSequência DidáticaEstudo de CasoEnsino de QuímicaContaminação AmbientalSequência didáticaEstudo de casoEnsino de químicaContaminação ambientalProdução intelectualDidactic SequenceCase StudyChemistry TeachingEnvironment ContaminationEsta monografia foi desenvolvida sob a forma de uma pesquisa-ação, na qual procurou-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem de eletroquímica promovendo uma contextualização com questões da sociedade e do meio ambiente, de modo a apresentar a Química aos alunos como uma Ciência com estreita relação com o cotidiano. Para tanto, utilizou-se uma Sequência Didática a qual contou com o uso de recurso audiovisual, da experimentação e do método de Estudo de Caso, explorando a temática da contaminação ambiental por metais pesados. O projeto foi aplicado a alunos de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China, ao longo de 7 encontros semanais de 100 minutos. A avaliação do trabalho foi feita a partir da análise das produções dos discentes, sobretudo do Estudo de Caso, e dos dados coletados por meio de um questionário avaliativo. Observou-se que a utilização daqueles recursos promoveu um maior dinamismo às aulas e consequente aumento de interesse pela disciplina por parte dos alunos. Verificou-se que o Estudo de Caso é uma método promissor para o Ensino de Química, capaz de desenvolver e/ou aprimorar múltiplas habilidades nos estudantes, como a argumentação e a tomada de decisãoThis monograph was developed in the form of an action-research, in which it was tried to facilitate the learning process of electrochemistry, promoting education contextualized with questions society and the environment. Thus, Chemistry was presented to the students as a Science with close correlation between daily life. Therefore, we used a didactic sequence that included the audiovisual resource, the experimentation and the method of the Case Study, exploring the area of environmental contamination by heavy metals. This project was applied to 3rd grade students of the high school of the “Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China”, for 7 weekly meetings of 100 minutes. The evaluation of the work was based on the analysis of the students' productions, in particular the Case Study, and the data collected through an evaluation test. Observed that the use of these resources promoted a most dynamism to the classes and consequent increase of interest by the discipline on the part of the students. Verified that the Case Study is a promising methodology for Teaching Chemistry, capable to of developing and / or improving multiple abilities, such as argumentation and decision makingChacon, Eluzir PedrazziFarias, Florence Moellmann Cordeiro deChinelli, Maura VenturaMesquita, Antônio Moura de2019-10-09T17:50:24Z2019-10-09T17:50:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMESQUITA, Antônio Moura de. O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica. Niterói, 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11639http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T22:42:33Zoai:app.uff.br:1/11639Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-27T22:42:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
title O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
spellingShingle O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
Mesquita, Antônio Moura de
Sequência Didática
Estudo de Caso
Ensino de Química
Contaminação Ambiental
Sequência didática
Estudo de caso
Ensino de química
Contaminação ambiental
Produção intelectual
Didactic Sequence
Case Study
Chemistry Teaching
Environment Contamination
title_short O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
title_full O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
title_fullStr O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
title_full_unstemmed O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
title_sort O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica
author Mesquita, Antônio Moura de
author_facet Mesquita, Antônio Moura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Eluzir Pedrazzi
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Chinelli, Maura Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Antônio Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Estudo de Caso
Ensino de Química
Contaminação Ambiental
Sequência didática
Estudo de caso
Ensino de química
Contaminação ambiental
Produção intelectual
Didactic Sequence
Case Study
Chemistry Teaching
Environment Contamination
topic Sequência Didática
Estudo de Caso
Ensino de Química
Contaminação Ambiental
Sequência didática
Estudo de caso
Ensino de química
Contaminação ambiental
Produção intelectual
Didactic Sequence
Case Study
Chemistry Teaching
Environment Contamination
description Esta monografia foi desenvolvida sob a forma de uma pesquisa-ação, na qual procurou-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem de eletroquímica promovendo uma contextualização com questões da sociedade e do meio ambiente, de modo a apresentar a Química aos alunos como uma Ciência com estreita relação com o cotidiano. Para tanto, utilizou-se uma Sequência Didática a qual contou com o uso de recurso audiovisual, da experimentação e do método de Estudo de Caso, explorando a temática da contaminação ambiental por metais pesados. O projeto foi aplicado a alunos de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China, ao longo de 7 encontros semanais de 100 minutos. A avaliação do trabalho foi feita a partir da análise das produções dos discentes, sobretudo do Estudo de Caso, e dos dados coletados por meio de um questionário avaliativo. Observou-se que a utilização daqueles recursos promoveu um maior dinamismo às aulas e consequente aumento de interesse pela disciplina por parte dos alunos. Verificou-se que o Estudo de Caso é uma método promissor para o Ensino de Química, capaz de desenvolver e/ou aprimorar múltiplas habilidades nos estudantes, como a argumentação e a tomada de decisão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-09T17:50:24Z
2019-10-09T17:50:24Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Antônio Moura de. O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica. Niterói, 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11639
identifier_str_mv MESQUITA, Antônio Moura de. O uso de uma sequência didática para o ensino contextualizado de eletroquímica. Niterói, 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135458789982208