A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoal, Patrícia Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Vera Alice da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16783
Resumo: Nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS), vem se aperfeiçoando para garantir a sua universalidade, equidade e integralidade. De forma pertinente, o governo, instituiu normas de acesso ao SUS através de dispositivos regulatórios, desenvolvendo para tanto, sistemas informatizados, facilitadores da gestão e aplicação da regulação propriamente dita. O uso de ferramentas e processos computacionais para regular o acesso à assistência médica de média e alta complexidade deveria favorecer o ingresso ao tratamento de forma mais simplificada e democrática. O presente estudo propõe analisar o processo de disponibilização das vagas de atendimento assistencial no INCA pelos sistemas de regulação a fim de verificar se: houve redução no número de abertura de vagas? Houve melhoria no processo de administração das filas? Há mais pacientes entrando na instituição já sem possibilidade terapêutica de cura? Delimitou-se o intervalo entre os anos de 2010 a 2016, por existir uma disponibilização de dados mais acessível e confiável através do uso de ferramentas gerenciais. O emprego de um formulário de coletas de dados objetivo e desembaraçado foi um facilitador na operacionalização da pesquisa. Preliminarmente, há uma aparente redução do número de matrículas abertas neste período e um crescente número de transferências de pacientes virgens de tratamento, ou apenas com tratamento paliativo para a unidade de cuidados paliativos, oriundos das demais unidades do INCA. Procurou-se elucidar também adequações para a regulação de acesso ao tratamento do câncer, tendo em vista que esta é uma doença a qual o início rápido do tratamento se constitui em um dos maiores fatores de chance de cura.
id UFF-2_3c04afb5636955bbe0706230087c9a25
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16783
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016RegulaçãoSaúdeCâncerINCAServiço públicoAcesso aos serviços de saúdeNos últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS), vem se aperfeiçoando para garantir a sua universalidade, equidade e integralidade. De forma pertinente, o governo, instituiu normas de acesso ao SUS através de dispositivos regulatórios, desenvolvendo para tanto, sistemas informatizados, facilitadores da gestão e aplicação da regulação propriamente dita. O uso de ferramentas e processos computacionais para regular o acesso à assistência médica de média e alta complexidade deveria favorecer o ingresso ao tratamento de forma mais simplificada e democrática. O presente estudo propõe analisar o processo de disponibilização das vagas de atendimento assistencial no INCA pelos sistemas de regulação a fim de verificar se: houve redução no número de abertura de vagas? Houve melhoria no processo de administração das filas? Há mais pacientes entrando na instituição já sem possibilidade terapêutica de cura? Delimitou-se o intervalo entre os anos de 2010 a 2016, por existir uma disponibilização de dados mais acessível e confiável através do uso de ferramentas gerenciais. O emprego de um formulário de coletas de dados objetivo e desembaraçado foi um facilitador na operacionalização da pesquisa. Preliminarmente, há uma aparente redução do número de matrículas abertas neste período e um crescente número de transferências de pacientes virgens de tratamento, ou apenas com tratamento paliativo para a unidade de cuidados paliativos, oriundos das demais unidades do INCA. Procurou-se elucidar também adequações para a regulação de acesso ao tratamento do câncer, tendo em vista que esta é uma doença a qual o início rápido do tratamento se constitui em um dos maiores fatores de chance de cura.Thielmann, RicardoMaria, Márcio EustáquioPaschoal, Patrícia AlvesCosta, Vera Alice da Silva2021-01-29T17:32:54Z2021-01-29T17:32:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPASCHOAL, Patrícia Alves; COSTA, Vera Alice da Silva. A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16783http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T20:28:43Zoai:app.uff.br:1/16783Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:45.661153Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
title A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
spellingShingle A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
Paschoal, Patrícia Alves
Regulação
Saúde
Câncer
INCA
Serviço público
Acesso aos serviços de saúde
title_short A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
title_full A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
title_fullStr A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
title_full_unstemmed A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
title_sort A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016
author Paschoal, Patrícia Alves
author_facet Paschoal, Patrícia Alves
Costa, Vera Alice da Silva
author_role author
author2 Costa, Vera Alice da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thielmann, Ricardo
Maria, Márcio Eustáquio
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoal, Patrícia Alves
Costa, Vera Alice da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação
Saúde
Câncer
INCA
Serviço público
Acesso aos serviços de saúde
topic Regulação
Saúde
Câncer
INCA
Serviço público
Acesso aos serviços de saúde
description Nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS), vem se aperfeiçoando para garantir a sua universalidade, equidade e integralidade. De forma pertinente, o governo, instituiu normas de acesso ao SUS através de dispositivos regulatórios, desenvolvendo para tanto, sistemas informatizados, facilitadores da gestão e aplicação da regulação propriamente dita. O uso de ferramentas e processos computacionais para regular o acesso à assistência médica de média e alta complexidade deveria favorecer o ingresso ao tratamento de forma mais simplificada e democrática. O presente estudo propõe analisar o processo de disponibilização das vagas de atendimento assistencial no INCA pelos sistemas de regulação a fim de verificar se: houve redução no número de abertura de vagas? Houve melhoria no processo de administração das filas? Há mais pacientes entrando na instituição já sem possibilidade terapêutica de cura? Delimitou-se o intervalo entre os anos de 2010 a 2016, por existir uma disponibilização de dados mais acessível e confiável através do uso de ferramentas gerenciais. O emprego de um formulário de coletas de dados objetivo e desembaraçado foi um facilitador na operacionalização da pesquisa. Preliminarmente, há uma aparente redução do número de matrículas abertas neste período e um crescente número de transferências de pacientes virgens de tratamento, ou apenas com tratamento paliativo para a unidade de cuidados paliativos, oriundos das demais unidades do INCA. Procurou-se elucidar também adequações para a regulação de acesso ao tratamento do câncer, tendo em vista que esta é uma doença a qual o início rápido do tratamento se constitui em um dos maiores fatores de chance de cura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-01-29T17:32:54Z
2021-01-29T17:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASCHOAL, Patrícia Alves; COSTA, Vera Alice da Silva. A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16783
identifier_str_mv PASCHOAL, Patrícia Alves; COSTA, Vera Alice da Silva. A introdução do sistema de regulação de vagas no INCA 2010-2016. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823620799856640