A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparello, Valéria Medeiros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8917
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Ces enfants de ma vie (publicado em 1977), da autora canadense Gabrielle Roy (1909-1983), a partir das seguintes abordagens norteadoras: a escuta, o dom, a alteridade, a construção e a escrita de si. Esta análise apoiou-se tanto nos textos literários e autobiográficos quanto nas entrevistas e nas matérias jornalísticas de Roy, articulando o universo royano com a busca de uma realização pessoal e autoral. Neste sentido, esta dissertação se desenvolveu explorando a produtividade das palavras “dom” e “escuta”, que fazem parte do léxico royano. O modo como estes termos são trabalhados no romance permite um diálogo entre as vivências da autora e as da personagem da narradora de Ces enfants de ma vie. Assim, foram analisadas a inspiração e as estratégias autobiográficas elaboradas pela autora a partir das noções sobre “as escritas de si”, bem como foi estudada a imagem esculpida na imprensa pela autora que também acena para uma construção de si. Também foi analisada a construção do personagem Outro na qual a escuta e a empatia da personagem da narradora - que foi professora primária - em relação aos seus alunos, evidenciam o acolhimento e o respeito às diferenças, temas caros para Gabrielle Roy. Pelo exposto acima, este trabalho foi pensado na sua totalidade como uma Poética do encontro
id UFF-2_3c15fe587f414928d6e7768fd8059fcc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8917
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"Gabrielle RoyLiteraturaDomEscutaAlteridadeEscritas de siFicção francesaRoy, Gabrielle, 1909-1983EscutaAutobiografiaLittératureEnfanceDonÉcouteAltéritéLes écrits de soiO presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Ces enfants de ma vie (publicado em 1977), da autora canadense Gabrielle Roy (1909-1983), a partir das seguintes abordagens norteadoras: a escuta, o dom, a alteridade, a construção e a escrita de si. Esta análise apoiou-se tanto nos textos literários e autobiográficos quanto nas entrevistas e nas matérias jornalísticas de Roy, articulando o universo royano com a busca de uma realização pessoal e autoral. Neste sentido, esta dissertação se desenvolveu explorando a produtividade das palavras “dom” e “escuta”, que fazem parte do léxico royano. O modo como estes termos são trabalhados no romance permite um diálogo entre as vivências da autora e as da personagem da narradora de Ces enfants de ma vie. Assim, foram analisadas a inspiração e as estratégias autobiográficas elaboradas pela autora a partir das noções sobre “as escritas de si”, bem como foi estudada a imagem esculpida na imprensa pela autora que também acena para uma construção de si. Também foi analisada a construção do personagem Outro na qual a escuta e a empatia da personagem da narradora - que foi professora primária - em relação aos seus alunos, evidenciam o acolhimento e o respeito às diferenças, temas caros para Gabrielle Roy. Pelo exposto acima, este trabalho foi pensado na sua totalidade como uma Poética do encontroCe mémoire se propose à analyser le roman Ces enfants de ma vie (publié en 1977), de l’écrivain canadien Gabrielle Roy (1909-1983), à partir des approches suivantes: l’écoute, le don, l’altérité, la construction et l’écriture de soi. Cette étude s’est basée non seulement sur des textes littéraires et autobiographiques mais aussi sur des entretiens et des textes de presse signés par Roy, en articulant l’univers royen avec la recherche d’une réalisation personnelle et auctorielle. En ce sens, ce mémoire a exploré le sens productif des mots “don” et “écoute” qui font partie du lexique de l’écrivain. La façon dont ces termes sont travaillés dans le roman permet un dialogue entre les expériences de l’auteur et celles du personnage de la narratrice du livre Ces enfants de ma vie. Par conséquent l’étude a privilégié l’inspiration et les stratégies autobiographiques élaborées par Roy à partir de la notion des écritures de soi, et l’image qu’elle a bâtie dans la presse, qui renvoie aussi à l’idée de la construction de soi. En outre les réflexions proposées ont tenu compte de la construction du personnage Autre, dans laquelle l’écoute et l’empathie du personnage de la narratrice – qui a été institutrice – par rapport à ses élèves suggèrent l’accueil et le respect à l’égard des différences, thèmes si chers à Gabrielle Roy. En somme, ce travail a été conçu dans sa totalité comme une Poétique de la rencontre176f.Porto, Maria Bernadette Thereza VellosoFigueiredo, EurídiceSousa, Renato Venancio Henrique deGasparello, Valéria Medeiros2019-03-27T13:11:49Z2019-03-27T13:11:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8917openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:36:06Zoai:app.uff.br:1/8917Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T19:36:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
title A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
spellingShingle A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
Gasparello, Valéria Medeiros
Gabrielle Roy
Literatura
Dom
Escuta
Alteridade
Escritas de si
Ficção francesa
Roy, Gabrielle, 1909-1983
Escuta
Autobiografia
Littérature
Enfance
Don
Écoute
Altérité
Les écrits de soi
title_short A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
title_full A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
title_fullStr A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
title_full_unstemmed A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
title_sort A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie"
author Gasparello, Valéria Medeiros
author_facet Gasparello, Valéria Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porto, Maria Bernadette Thereza Velloso
Figueiredo, Eurídice
Sousa, Renato Venancio Henrique de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparello, Valéria Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Gabrielle Roy
Literatura
Dom
Escuta
Alteridade
Escritas de si
Ficção francesa
Roy, Gabrielle, 1909-1983
Escuta
Autobiografia
Littérature
Enfance
Don
Écoute
Altérité
Les écrits de soi
topic Gabrielle Roy
Literatura
Dom
Escuta
Alteridade
Escritas de si
Ficção francesa
Roy, Gabrielle, 1909-1983
Escuta
Autobiografia
Littérature
Enfance
Don
Écoute
Altérité
Les écrits de soi
description O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Ces enfants de ma vie (publicado em 1977), da autora canadense Gabrielle Roy (1909-1983), a partir das seguintes abordagens norteadoras: a escuta, o dom, a alteridade, a construção e a escrita de si. Esta análise apoiou-se tanto nos textos literários e autobiográficos quanto nas entrevistas e nas matérias jornalísticas de Roy, articulando o universo royano com a busca de uma realização pessoal e autoral. Neste sentido, esta dissertação se desenvolveu explorando a produtividade das palavras “dom” e “escuta”, que fazem parte do léxico royano. O modo como estes termos são trabalhados no romance permite um diálogo entre as vivências da autora e as da personagem da narradora de Ces enfants de ma vie. Assim, foram analisadas a inspiração e as estratégias autobiográficas elaboradas pela autora a partir das noções sobre “as escritas de si”, bem como foi estudada a imagem esculpida na imprensa pela autora que também acena para uma construção de si. Também foi analisada a construção do personagem Outro na qual a escuta e a empatia da personagem da narradora - que foi professora primária - em relação aos seus alunos, evidenciam o acolhimento e o respeito às diferenças, temas caros para Gabrielle Roy. Pelo exposto acima, este trabalho foi pensado na sua totalidade como uma Poética do encontro
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-03-27T13:11:49Z
2019-03-27T13:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8917
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838738029477888