Prática deliberada em ciclos rápidos: construção de cenários para preparo e administração de medicamentos endovenosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23220 |
Resumo: | Introdução: A promoção de práticas seguras na administração de medicamentos por via endovenosa representa uma das tarefas que requer preocupação da equipe de enfermagem. Dentre as causas mais comuns do erro de medicação, encontram-se procedimentos e técnicas realizados de forma inadequada e incorreta. Para garantir a segurança do paciente neste aspecto, é importante que os profissionais sejam treinados e capacitados para realização do procedimento. Diante desse contexto, surge uma nova estratégia de ensino chamada de Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR). A PDCR é o nome dado a uma metodologia estratégica de simulação realística, onde um caso clínico é aplicado aos alunos e este é simulado várias vezes até que a competência desejada seja atingida com maestria. São construídos cenários com objetivos pré definidos em cada ciclo da prática deliberada, onde o aluno deve completar cada ciclo sem erros. O estudo tem como objeto de pesquisa a construção de cenários de simulação realística relacionados a administração segura de medicamentos venosos através da PDCR. Objetivos: Construir dois cenários simulados para treinamento de preparo e administração de medicamentos endovenosos utilizando a metodologia de prática deliberada em ciclos rápidos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada de abordagem qualitativa e foi adotada por abordar o processo de desenvolvimento e criação de um novo produto. Os cenários serão idealizados de acordo com o International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). Esse documento visa normas de prática recomendada para a padronização do design de simulação. Para o desenvolvimento de cada cenário, as seguintes etapas serão implementadas: planejamento; objetivo; materiais; estrutura e formato da simulação; descrição do caso; briefing e debriefing. Resultados: Foram construídos dois cenários de PDCR de acordo com o guia INACSL. Os cenários contém objetivos primários, materiais necessários e infraestrutura do cenário, participantes do cenário, briefing do participante e os guias para a condução da PDCR. Os cenários abordam: leitura e interpretação da prescrição médica, cálculo de medicação, diluição de medicação, administração em acesso periférico. Discussão: A discussão foi categorizada em: teorizando a prática deliberada em ciclos rápidos; medicação sem danos no contexto da enfermagem; simulação da prática deliberada em ciclos rápidos como meio de uma prática de medicamentos endovenosos segura. Conclusão: As metodologias de ensino e aprendizagem tradicionais e simuladas são efetivas e eficazes. No que se diz respeito a PDCR, esse método de treinamento traz vantagens importantes em relação à simulação tradicional, expondo constantemente todos os participantes ao cenário de simulação, com repetição de tarefas até a maestria na aquisição das competências desejadas, criando um ambiente seguro que utiliza o erro como ferramenta de aprendizagem |
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A PDCR é o nome dado a uma metodologia estratégica de simulação realística, onde um caso clínico é aplicado aos alunos e este é simulado várias vezes até que a competência desejada seja atingida com maestria. São construídos cenários com objetivos pré definidos em cada ciclo da prática deliberada, onde o aluno deve completar cada ciclo sem erros. O estudo tem como objeto de pesquisa a construção de cenários de simulação realística relacionados a administração segura de medicamentos venosos através da PDCR. Objetivos: Construir dois cenários simulados para treinamento de preparo e administração de medicamentos endovenosos utilizando a metodologia de prática deliberada em ciclos rápidos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada de abordagem qualitativa e foi adotada por abordar o processo de desenvolvimento e criação de um novo produto. Os cenários serão idealizados de acordo com o International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). Esse documento visa normas de prática recomendada para a padronização do design de simulação. Para o desenvolvimento de cada cenário, as seguintes etapas serão implementadas: planejamento; objetivo; materiais; estrutura e formato da simulação; descrição do caso; briefing e debriefing. Resultados: Foram construídos dois cenários de PDCR de acordo com o guia INACSL. Os cenários contém objetivos primários, materiais necessários e infraestrutura do cenário, participantes do cenário, briefing do participante e os guias para a condução da PDCR. Os cenários abordam: leitura e interpretação da prescrição médica, cálculo de medicação, diluição de medicação, administração em acesso periférico. Discussão: A discussão foi categorizada em: teorizando a prática deliberada em ciclos rápidos; medicação sem danos no contexto da enfermagem; simulação da prática deliberada em ciclos rápidos como meio de uma prática de medicamentos endovenosos segura. Conclusão: As metodologias de ensino e aprendizagem tradicionais e simuladas são efetivas e eficazes. No que se diz respeito a PDCR, esse método de treinamento traz vantagens importantes em relação à simulação tradicional, expondo constantemente todos os participantes ao cenário de simulação, com repetição de tarefas até a maestria na aquisição das competências desejadas, criando um ambiente seguro que utiliza o erro como ferramenta de aprendizagemIntroduction: The promotion of safe practices in the administration of medications intravenously represents one of the tasks that requires the concern of the nursing team. Among the most common causes of medication errors, procedures are sought and techniques performed inappropriately and incorrectly. To ensure patient safety in this regard, it is important that professionals are trained and qualified to perform the procedure. In this context, a new teaching strategy emerges called Rapid-Cycle Deliberate Practice (RCDP). RCDP is the name given to a strategic methodology of realistic simulation, where a clinical case is applied to students and it is simulated several times until the competence is achieved with mastery. Scenarios with defined objectives are built in each cycle of deliberate practice, where the student must complete each cycle without errors. The study has as its research object the construction of a realistic simulation related to the safe administration of venous drugs through the RCDP. Objectives: To construct two simulated scenarios for training in the preparation and administration of intravenous drugs using the methodology of deliberate practice in rapid cycles. Methodology: This is an applied methodological research with a qualitative approach and was adopted because it addresses the process of developing and creating a new product. The scenarios will be idealized according to the International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). This document aims at standards of best practice for the standardization of simulation design. For the development of each scenario, the following steps will be implemented: planning; objective; materials; simulation structure and format; description of the case; briefing and debriefing. Results: Two RCDP scenarios were built according to the INACSL guide. The scenarios contain primary objectives, necessary materials and infrastructure that the scenario has, participants in the scenario, participant briefing and guides for RCDP. The scenarios will address: reading and interpretation of medical prescription, calculation of medication, dilution of medication, administration in peripheral access. Discussion: The discussion was categorized into: theorizing Rapid-Cycle Deliberate Practice; harmless medication in the nursing context; simulation of Rapid-Cycle Deliberate Practice as a means of safe intravenous drug practice. Conclusion: Traditional and simulated teaching and learning methodologies are effective and efficient. With regard to RCDP, this training method has important advantages over traditional simulation, constantly exposing all participants to the simulation scenario, with repetition of tasks until mastery in acquiring the desired skills, creating a safe environment that uses error as a learning toolNiteróiDias, Beatriz FernandesSilva, Liliane Faria daCarmo, Thalita Gomes doHipólito, Rodrigo LeiteFernandes, Ana Luiza Coelho2021-09-15T18:57:46Z2021-09-15T18:57:46Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFernandes, Ana Luiza Coelho. Prática deliberada em ciclos rápidos: construção de cenários para preparo e administração de medicamentos endovenosos. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23220Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-10T17:52:00Zoai:app.uff.br:1/23220Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:04.663184Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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