As várias faces do colono português em Caderno de memórias coloniais e Crônica da Rua 513.2
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11650 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida nesta tese compara a presença do colono português em Moçambique, além das consequências da colonização, a partir do ponto de vista da escritora portuguesa Isabela Figueiredo, em seu romance Caderno de memórias coloniais (2010), e do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, em seu romance Crónica da Rua 513.2 (2006). Os aspectos a serem comparados são: as várias faces do colono português e como contar essa história, tendo a família como personificação do colonialismo no primeiro romance e como a literatura, a história e a autoficção dialogam com essas narrativas; a violência dentro do cotidiano moçambicano, seja aquela contra o colonizado durante o período colonial, ou contra os portugueses durante a guerra de libertação, ou, ainda, a violência contra as personagens femininas nos dois romances, tanto contra as brancas quanto contra as negras; por fim, voltemos nossa análise às conjunturas do colono após a descolonização, seja o ex-colono retornado, seja aquele que optou por ficar em Moçambique, além de analisar o espaço nas duas narrativas. Ambos os romances foram lidos, majoritariamente, a partir das propostas que Albert Memmi levanta em seus livros Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador (2007) e Retrato do descolonizado árabe-muçulmano e de alguns outros (2007), sem deixar, é claro, de considerar outros pensadores acerca da colonização, tais como: Stuart Hall, Frantz Fanon e Edward Said |
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As várias faces do colono português em Caderno de memórias coloniais e Crônica da Rua 513.2ColonoColonizadoRetornadoViolênciaIsabela FigueiredoJoão Paulo Borges CoelhoLiteratura comparadaColonização portuguesaColonistColonizedReturnedViolenceA pesquisa desenvolvida nesta tese compara a presença do colono português em Moçambique, além das consequências da colonização, a partir do ponto de vista da escritora portuguesa Isabela Figueiredo, em seu romance Caderno de memórias coloniais (2010), e do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, em seu romance Crónica da Rua 513.2 (2006). Os aspectos a serem comparados são: as várias faces do colono português e como contar essa história, tendo a família como personificação do colonialismo no primeiro romance e como a literatura, a história e a autoficção dialogam com essas narrativas; a violência dentro do cotidiano moçambicano, seja aquela contra o colonizado durante o período colonial, ou contra os portugueses durante a guerra de libertação, ou, ainda, a violência contra as personagens femininas nos dois romances, tanto contra as brancas quanto contra as negras; por fim, voltemos nossa análise às conjunturas do colono após a descolonização, seja o ex-colono retornado, seja aquele que optou por ficar em Moçambique, além de analisar o espaço nas duas narrativas. Ambos os romances foram lidos, majoritariamente, a partir das propostas que Albert Memmi levanta em seus livros Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador (2007) e Retrato do descolonizado árabe-muçulmano e de alguns outros (2007), sem deixar, é claro, de considerar outros pensadores acerca da colonização, tais como: Stuart Hall, Frantz Fanon e Edward SaidThe research developed in this thesis compares the presence of the Portuguese colonist in Mozambique, as well as the consequences of the colonization, from the point of view of the Portuguese writer Isabela Figueiredo, in her novel Caderno de memórias coloniais (2010), and from the Mozambican writer João Paulo Borges Coelho, in his novel Crónica da Rua 513.2 (2006). The aspects to be compared are: the many faces of the Portuguese colonist and how to tell this story, having the family as the personification of the colonialism in the first novel and how the literature, the history and the autofiction dialog with these narratives; the violence within the Mozambican daily life, whether the one against the colonized during the colonial period, or against the Portuguese during the liberation war, or even the violence against the female characters in the two novels, against both white and black; finally, let us return to our analysis of the conjunctures of the colonist after the decolonization, whether the returned former colonist, or the one who chose to stay in Mozambique, to addition to the analysis of the space between the two narratives. Both novels were read, mostly, from the proposal that Albert Memmi raises in his books Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador (2007) and Retrato do descolonizado árabe-muçulmano e de alguns outros (2007), without leaving, of course, to consider other thinkers about colonization, such as: Stuart Hall, Frantz Fanon, and Edward Said196f.Jorge, Silvio RenatoNascimento, Jorge Luiz doCan, Nazir AhmedPequeno, TatianaSilva, Renata Flavia daBelonia, Cinthia da Silva2019-10-10T17:15:21Z2019-10-10T17:15:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11650CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-17T19:06:21Zoai:app.uff.br:1/11650Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:17.310632Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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