Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15392 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem por objetivo ressaltar a importância do resgate da empatia e do outramento como prática educativa escolar, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento do aluno e para as transformações do professor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Para que possamos compreender a importância do outramento e da alteridade em sala de aula, o trabalho inicia-se com a síntese do aspecto histórico da educação que apresentou características próprias que puderam contribuir com as configurações escolares que conhecemos atualmente, dando ênfase nas mudanças sociais e culturais que corroboraram para que pudéssemos pensar novas formas de fazer educação. Pensar em uma pedagogia da empatia requer algumas posturas e posicionamentos por parte da escola, das famílias, da sociedade e, principalmente, do professor, contribuindo para que esta forma de se pensar educação não recaia no mero discurso, para tanto, serão analisados os impactos da mesma no âmbito educacional visando possíveis mudanças sociais |
id |
UFF-2_3d99c2165f030d016f3f9c6dad1c4472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15392 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-seEmpatiaSujeitoAlteridadeOutrar-seProfessorEducaçãoAlteridadeEmpatiaDocenteEmpathySubjectOthernessDoing goodTeacherO presente trabalho monográfico tem por objetivo ressaltar a importância do resgate da empatia e do outramento como prática educativa escolar, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento do aluno e para as transformações do professor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Para que possamos compreender a importância do outramento e da alteridade em sala de aula, o trabalho inicia-se com a síntese do aspecto histórico da educação que apresentou características próprias que puderam contribuir com as configurações escolares que conhecemos atualmente, dando ênfase nas mudanças sociais e culturais que corroboraram para que pudéssemos pensar novas formas de fazer educação. Pensar em uma pedagogia da empatia requer algumas posturas e posicionamentos por parte da escola, das famílias, da sociedade e, principalmente, do professor, contribuindo para que esta forma de se pensar educação não recaia no mero discurso, para tanto, serão analisados os impactos da mesma no âmbito educacional visando possíveis mudanças sociaisThe present monographic work aims to emphasize the importance of rescuing empathy and the past as a school educational practice, emphasizing its benefits for the student’s development and for the teacher’s transformations in both the professional and personal spheres. In order to understand the importance of otherness and otherness in the classroom, the work begins with the synthesis of the historical aspect of education that has its own characteristics that could contribute to the school configurations we know today, emphasizing social and social changes corroborated so that we could think of new ways of doing education. Thinking about a pedagogy of empathy requires some attitudes and positions on the part of the school, families, society and, especially, the teacher, contributing to this way of thinking education does not fall into the mere discourse, so the impacts will be analyzed in the educational field aiming at possible social changesMontes, Fernanda FerreiraGonçalves, Maria das GraçasVitória, Dannyeli dos Santos2020-10-22T19:06:22Z2020-10-22T19:06:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15392http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T17:56:52Zoai:app.uff.br:1/15392Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:02.378977Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se |
title |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se |
spellingShingle |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se Vitória, Dannyeli dos Santos Empatia Sujeito Alteridade Outrar-se Professor Educação Alteridade Empatia Docente Empathy Subject Otherness Doing good Teacher |
title_short |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se |
title_full |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se |
title_fullStr |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se |
title_sort |
Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se |
author |
Vitória, Dannyeli dos Santos |
author_facet |
Vitória, Dannyeli dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montes, Fernanda Ferreira Gonçalves, Maria das Graças |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitória, Dannyeli dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Sujeito Alteridade Outrar-se Professor Educação Alteridade Empatia Docente Empathy Subject Otherness Doing good Teacher |
topic |
Empatia Sujeito Alteridade Outrar-se Professor Educação Alteridade Empatia Docente Empathy Subject Otherness Doing good Teacher |
description |
O presente trabalho monográfico tem por objetivo ressaltar a importância do resgate da empatia e do outramento como prática educativa escolar, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento do aluno e para as transformações do professor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Para que possamos compreender a importância do outramento e da alteridade em sala de aula, o trabalho inicia-se com a síntese do aspecto histórico da educação que apresentou características próprias que puderam contribuir com as configurações escolares que conhecemos atualmente, dando ênfase nas mudanças sociais e culturais que corroboraram para que pudéssemos pensar novas formas de fazer educação. Pensar em uma pedagogia da empatia requer algumas posturas e posicionamentos por parte da escola, das famílias, da sociedade e, principalmente, do professor, contribuindo para que esta forma de se pensar educação não recaia no mero discurso, para tanto, serão analisados os impactos da mesma no âmbito educacional visando possíveis mudanças sociais |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-22T19:06:22Z 2020-10-22T19:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15392 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823717026627584 |