Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória, Dannyeli dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15392
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo ressaltar a importância do resgate da empatia e do outramento como prática educativa escolar, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento do aluno e para as transformações do professor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Para que possamos compreender a importância do outramento e da alteridade em sala de aula, o trabalho inicia-se com a síntese do aspecto histórico da educação que apresentou características próprias que puderam contribuir com as configurações escolares que conhecemos atualmente, dando ênfase nas mudanças sociais e culturais que corroboraram para que pudéssemos pensar novas formas de fazer educação. Pensar em uma pedagogia da empatia requer algumas posturas e posicionamentos por parte da escola, das famílias, da sociedade e, principalmente, do professor, contribuindo para que esta forma de se pensar educação não recaia no mero discurso, para tanto, serão analisados os impactos da mesma no âmbito educacional visando possíveis mudanças sociais
id UFF-2_3d99c2165f030d016f3f9c6dad1c4472
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15392
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-seEmpatiaSujeitoAlteridadeOutrar-seProfessorEducaçãoAlteridadeEmpatiaDocenteEmpathySubjectOthernessDoing goodTeacherO presente trabalho monográfico tem por objetivo ressaltar a importância do resgate da empatia e do outramento como prática educativa escolar, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento do aluno e para as transformações do professor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Para que possamos compreender a importância do outramento e da alteridade em sala de aula, o trabalho inicia-se com a síntese do aspecto histórico da educação que apresentou características próprias que puderam contribuir com as configurações escolares que conhecemos atualmente, dando ênfase nas mudanças sociais e culturais que corroboraram para que pudéssemos pensar novas formas de fazer educação. Pensar em uma pedagogia da empatia requer algumas posturas e posicionamentos por parte da escola, das famílias, da sociedade e, principalmente, do professor, contribuindo para que esta forma de se pensar educação não recaia no mero discurso, para tanto, serão analisados os impactos da mesma no âmbito educacional visando possíveis mudanças sociaisThe present monographic work aims to emphasize the importance of rescuing empathy and the past as a school educational practice, emphasizing its benefits for the student’s development and for the teacher’s transformations in both the professional and personal spheres. In order to understand the importance of otherness and otherness in the classroom, the work begins with the synthesis of the historical aspect of education that has its own characteristics that could contribute to the school configurations we know today, emphasizing social and social changes corroborated so that we could think of new ways of doing education. Thinking about a pedagogy of empathy requires some attitudes and positions on the part of the school, families, society and, especially, the teacher, contributing to this way of thinking education does not fall into the mere discourse, so the impacts will be analyzed in the educational field aiming at possible social changesMontes, Fernanda FerreiraGonçalves, Maria das GraçasVitória, Dannyeli dos Santos2020-10-22T19:06:22Z2020-10-22T19:06:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15392http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T17:56:52Zoai:app.uff.br:1/15392Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-14T17:56:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
title Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
spellingShingle Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
Vitória, Dannyeli dos Santos
Empatia
Sujeito
Alteridade
Outrar-se
Professor
Educação
Alteridade
Empatia
Docente
Empathy
Subject
Otherness
Doing good
Teacher
title_short Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
title_full Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
title_fullStr Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
title_full_unstemmed Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
title_sort Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se
author Vitória, Dannyeli dos Santos
author_facet Vitória, Dannyeli dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montes, Fernanda Ferreira
Gonçalves, Maria das Graças
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitória, Dannyeli dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Sujeito
Alteridade
Outrar-se
Professor
Educação
Alteridade
Empatia
Docente
Empathy
Subject
Otherness
Doing good
Teacher
topic Empatia
Sujeito
Alteridade
Outrar-se
Professor
Educação
Alteridade
Empatia
Docente
Empathy
Subject
Otherness
Doing good
Teacher
description O presente trabalho monográfico tem por objetivo ressaltar a importância do resgate da empatia e do outramento como prática educativa escolar, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento do aluno e para as transformações do professor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Para que possamos compreender a importância do outramento e da alteridade em sala de aula, o trabalho inicia-se com a síntese do aspecto histórico da educação que apresentou características próprias que puderam contribuir com as configurações escolares que conhecemos atualmente, dando ênfase nas mudanças sociais e culturais que corroboraram para que pudéssemos pensar novas formas de fazer educação. Pensar em uma pedagogia da empatia requer algumas posturas e posicionamentos por parte da escola, das famílias, da sociedade e, principalmente, do professor, contribuindo para que esta forma de se pensar educação não recaia no mero discurso, para tanto, serão analisados os impactos da mesma no âmbito educacional visando possíveis mudanças sociais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-22T19:06:22Z
2020-10-22T19:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15392
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838895316926464