A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renata Rezende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29332
Resumo: Neste livro finalista do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Comunicação, Renata Rezende pesquisa como o advento das redes sociais tem atualizado a experiência com a morte, num cenário em que as novas tecnologias vêm transformando os processos comunicacionais e influenciando o cotidiano das pessoas. "A morte midiatizada", fruto de sua tese de doutorado, tem como objeto de estudo uma das muitas comunidades criadas no Orkut e, posteriormente, no Facebook, que reúne perfis de pessoas que já morreram, em um verdadeiro "cemitério digital". A autora percorre a história da morte desde a Idade Média ao que ela classifica como Idade Mídia, para refletir sobre a transformação da experiência do fim da vida, em especial, na contemporaneidade. "Com este instigante livro sobre as ressignificações da morte na era da midiatização, Renata Rezende demonstra que uma pesquisa criteriosa não precisa ceder às fórmulas áridas presentes em tantas obras acadêmicas. Pelo contrário, se desenvolvida sob o signo da sensibilidade, pode harmonizar as exigências da investigação com um olhar filosófico e uma percepção poética. "É o que a autora alcança ao analisar como as apropriações de ferramentas digitais do mundo dos vivos interferem nas experiências em torno da morte, sobretudo quando compartilhadas nos espaços de sociabilidade virtual das redes sociais. Sem deixar escapar a emoção, evidencia que, até na sociedade de telas, monitores e fluxos, a memória afetiva e os sentimentos pelos que partiram teimam em desafiar a certeza da finitude." (Dênis de Moraes)
id UFF-2_3d9eec7b77a72434b423c4fd6715256f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29332
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vidaMídia socialRede social -- aspecto socialNeste livro finalista do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Comunicação, Renata Rezende pesquisa como o advento das redes sociais tem atualizado a experiência com a morte, num cenário em que as novas tecnologias vêm transformando os processos comunicacionais e influenciando o cotidiano das pessoas. "A morte midiatizada", fruto de sua tese de doutorado, tem como objeto de estudo uma das muitas comunidades criadas no Orkut e, posteriormente, no Facebook, que reúne perfis de pessoas que já morreram, em um verdadeiro "cemitério digital". A autora percorre a história da morte desde a Idade Média ao que ela classifica como Idade Mídia, para refletir sobre a transformação da experiência do fim da vida, em especial, na contemporaneidade. "Com este instigante livro sobre as ressignificações da morte na era da midiatização, Renata Rezende demonstra que uma pesquisa criteriosa não precisa ceder às fórmulas áridas presentes em tantas obras acadêmicas. Pelo contrário, se desenvolvida sob o signo da sensibilidade, pode harmonizar as exigências da investigação com um olhar filosófico e uma percepção poética. "É o que a autora alcança ao analisar como as apropriações de ferramentas digitais do mundo dos vivos interferem nas experiências em torno da morte, sobretudo quando compartilhadas nos espaços de sociabilidade virtual das redes sociais. Sem deixar escapar a emoção, evidencia que, até na sociedade de telas, monitores e fluxos, a memória afetiva e os sentimentos pelos que partiram teimam em desafiar a certeza da finitude." (Dênis de Moraes)EdUFFNiterói, RJ2023-07-11T18:56:32Z2023-07-11T18:56:32Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipRIBEIRO, Renata Rezende. A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida. Niterói: EdUFF, 2015. (Nova Biblioteca, 3).978-85-228-1164-9http://app.uff.br/riuff/handle/1/29332ProfessorCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Renata Rezendeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-11T18:56:36Zoai:app.uff.br:1/29332Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-11T18:56:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
title A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
spellingShingle A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
Ribeiro, Renata Rezende
Mídia social
Rede social -- aspecto social
title_short A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
title_full A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
title_fullStr A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
title_full_unstemmed A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
title_sort A morte midiatizada : como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
author Ribeiro, Renata Rezende
author_facet Ribeiro, Renata Rezende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Renata Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia social
Rede social -- aspecto social
topic Mídia social
Rede social -- aspecto social
description Neste livro finalista do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Comunicação, Renata Rezende pesquisa como o advento das redes sociais tem atualizado a experiência com a morte, num cenário em que as novas tecnologias vêm transformando os processos comunicacionais e influenciando o cotidiano das pessoas. "A morte midiatizada", fruto de sua tese de doutorado, tem como objeto de estudo uma das muitas comunidades criadas no Orkut e, posteriormente, no Facebook, que reúne perfis de pessoas que já morreram, em um verdadeiro "cemitério digital". A autora percorre a história da morte desde a Idade Média ao que ela classifica como Idade Mídia, para refletir sobre a transformação da experiência do fim da vida, em especial, na contemporaneidade. "Com este instigante livro sobre as ressignificações da morte na era da midiatização, Renata Rezende demonstra que uma pesquisa criteriosa não precisa ceder às fórmulas áridas presentes em tantas obras acadêmicas. Pelo contrário, se desenvolvida sob o signo da sensibilidade, pode harmonizar as exigências da investigação com um olhar filosófico e uma percepção poética. "É o que a autora alcança ao analisar como as apropriações de ferramentas digitais do mundo dos vivos interferem nas experiências em torno da morte, sobretudo quando compartilhadas nos espaços de sociabilidade virtual das redes sociais. Sem deixar escapar a emoção, evidencia que, até na sociedade de telas, monitores e fluxos, a memória afetiva e os sentimentos pelos que partiram teimam em desafiar a certeza da finitude." (Dênis de Moraes)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2023-07-11T18:56:32Z
2023-07-11T18:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Renata Rezende. A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida. Niterói: EdUFF, 2015. (Nova Biblioteca, 3).
978-85-228-1164-9
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29332
Professor
identifier_str_mv RIBEIRO, Renata Rezende. A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida. Niterói: EdUFF, 2015. (Nova Biblioteca, 3).
978-85-228-1164-9
Professor
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838831681994752