Como a desvalorização da literatura nos conduziu ao bolsonarismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, José Eduardo Fonseca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26094
Resumo: Este trabalho visa a elaborar hipóteses sobre como a desvalorização da Literatura nos conduziu ao bolsonarismo. Ele é organizado em dois eixos de investigação, um dedicado a compreender a formação do bolsonarismo e, outro, destinado a examinar a educação literária no Brasil, no Ensino Básico, o papel da Literatura na formação do ser humano e, finalmente, como a desvalorização da Literatura nos conduziu ao bolsonarismo. Este trabalho partiu da observação da aparência dos objetos de estudo, passando para a análise de suas atividades com o fim de formular hipóteses verificáveis segundo as categorias de conhecimento evocadas. Sendo a Literatura capaz de estabelecer diálogos com outras categorias do conhecimento, a análise de textos literários apontou as áreas do saber a serem convidadas para o diálogo. Analisando os escritos de Machado de Assis e Aluizio Azevedo e cruzando com os trabalhos de Jessé Souza (2019), Darcy Ribeiro (1983) e Ladislaw Dowbor (2017) foi possível analisar dinâmicas comportamentais relativas às classes sociais brasileiras que pavimentaram o caminho para o bolsonarismo. Determinada a natureza do bolsonarismo como um movimento político de massas fascista (Gustave Le Bon, Sigmund Freud e Wilhelm Reich), surgiu a necessidade de estudar quais são as condições para o aparecimento e para a ascensão de um movimento do tipo. Observou-se que, movimentos desse tipo jamais ocorrem em apenas uma localidade em um determinado período, mas, que, em um determinado período, ascendem movimentos fascistas em diversas localidades, sendo a crise econômica um dos pressupostos, justificando o uso da Literatura Comparada (Bernardo Kucinski, Fiódor Dostoiévski, José Saramago). Nas sociedades em que movimentos políticos fascistas ascenderam observou-se certo processo de alienação cultural, através da observação da indústria cultural e do mercado (Guy Debord, Theodor Adorno e Max Horkheimer), em conjunto com técnicas de formação, condicionamento e controle comportamental, resultando em indivíduos de baixa autoconfiança (ocultada por atitudes públicas de exibicionismo), que se submetiam à direção de líderes carismáticos fascistas (Wilhelm Reich). Notou-se, no modo como a indústria cultural exerce seu controle, o uso de uma Teoria da Literatura, na construção de suas narrativas e no cuidado estético para induzir as pessoas a consumir e a pensar de forma diversa às próprias necessidades, procedimento parecido ao do líder de massa fascista. Isso evidenciou que os movimentos políticos fascistas surgem se aproveitando de uma estrutura de dominação que pertence ao mercado, ou à indústria cultural, ou à elite. A segunda parte desta dissertação é dedicada a analisar a importância da Literatura (Antonio Candido, Vera Maria Tietzmann Silva, Jean-Paul Sartre e Paulo Freire) e seu processo de desvalorização no Brasil, no Ensino Básico, caracterizado, atualmente, por uma dinâmica de ensino que mais contribui para afastar os educandos da disciplina (Mirian H. Y. Zappone). A necessidade de Literatura (ainda que em formatos diversos) é, cada vez mais, preenchida pela indústria cultural espetacular, que condiciona as sociedades a consumirem seus produtos e suas filosofias. Ao final da dissertação, o leitor saberá como a desvalorização da Literatura nos conduziu ao bolsonarismo.
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Sendo a Literatura capaz de estabelecer diálogos com outras categorias do conhecimento, a análise de textos literários apontou as áreas do saber a serem convidadas para o diálogo. Analisando os escritos de Machado de Assis e Aluizio Azevedo e cruzando com os trabalhos de Jessé Souza (2019), Darcy Ribeiro (1983) e Ladislaw Dowbor (2017) foi possível analisar dinâmicas comportamentais relativas às classes sociais brasileiras que pavimentaram o caminho para o bolsonarismo. Determinada a natureza do bolsonarismo como um movimento político de massas fascista (Gustave Le Bon, Sigmund Freud e Wilhelm Reich), surgiu a necessidade de estudar quais são as condições para o aparecimento e para a ascensão de um movimento do tipo. Observou-se que, movimentos desse tipo jamais ocorrem em apenas uma localidade em um determinado período, mas, que, em um determinado período, ascendem movimentos fascistas em diversas localidades, sendo a crise econômica um dos pressupostos, justificando o uso da Literatura Comparada (Bernardo Kucinski, Fiódor Dostoiévski, José Saramago). Nas sociedades em que movimentos políticos fascistas ascenderam observou-se certo processo de alienação cultural, através da observação da indústria cultural e do mercado (Guy Debord, Theodor Adorno e Max Horkheimer), em conjunto com técnicas de formação, condicionamento e controle comportamental, resultando em indivíduos de baixa autoconfiança (ocultada por atitudes públicas de exibicionismo), que se submetiam à direção de líderes carismáticos fascistas (Wilhelm Reich). Notou-se, no modo como a indústria cultural exerce seu controle, o uso de uma Teoria da Literatura, na construção de suas narrativas e no cuidado estético para induzir as pessoas a consumir e a pensar de forma diversa às próprias necessidades, procedimento parecido ao do líder de massa fascista. Isso evidenciou que os movimentos políticos fascistas surgem se aproveitando de uma estrutura de dominação que pertence ao mercado, ou à indústria cultural, ou à elite. A segunda parte desta dissertação é dedicada a analisar a importância da Literatura (Antonio Candido, Vera Maria Tietzmann Silva, Jean-Paul Sartre e Paulo Freire) e seu processo de desvalorização no Brasil, no Ensino Básico, caracterizado, atualmente, por uma dinâmica de ensino que mais contribui para afastar os educandos da disciplina (Mirian H. Y. Zappone). A necessidade de Literatura (ainda que em formatos diversos) é, cada vez mais, preenchida pela indústria cultural espetacular, que condiciona as sociedades a consumirem seus produtos e suas filosofias. Ao final da dissertação, o leitor saberá como a desvalorização da Literatura nos conduziu ao bolsonarismo.This work aims to elaborate hypotheses about how the devaluation of Literature led us to Bolsonarism. It’s organized in two axes of investigation, one dedicated to understanding the formation of Bolsonarism and the other, destined to examine literary education in Brazil, in Basic Education, the role of Literature in the formation of the human being and, finally, how the devaluation of Literature led us to Bolsonarism. This work started from the observation of the appearance of the objects of study, moving on to the analysis of their activities in order to formulate verifiable hypotheses according to the evoked categories of knowledge. Since Literature is capable of establishing dialogues with other categories of knowledge, the analysis of literary texts pointed out the areas of knowledge to be invited to dialogue. Analyzing the writings of Machado de Assis and Aluizio Azevedo and crossing with the works of Jessé Souza (2019), Darcy Ribeiro (1983) and Ladislaw Dowbor (2017), it was possible to analyze behavioral dynamics related to Brazilian social classes that paved the way for Bolsonarism . Given the nature of Bolsonarism as a fascist mass political movement (Gustave Le Bon, Sigmund Freud and Wilhelm Reich), the need arose to study the conditions for the emergence and rise of such a movement. It was observed that fascist movements never occur in just one location in a period, but that, in a given period, fascist movements rise in several locations, with the economic crisis being one of the assumptions, justifying the use of Comparative Literature (Bernardo Kucinski, Fyodor Dostoevsky, José Saramago). In societies where fascist political movements arose, a certain process of cultural alienation was observed, through the observation of the cultural industry and the market (Debord, Adorno and Horkheimer), together with techniques of formation, conditioning and behavioral control, resulting in individuals of low self-confidence (hidden by attitudes of exhibitionism), who submitted to the direction of charismatic fascist leaders (Reich). It was noticed, in the way which the cultural industry exerts its control, the use of a Theory of Literature, in the construction of its narratives and in the aesthetic care to induce people to consume and to think in a different way to their own needs, a procedure like the one of fascist mass leader. This evidenced that fascist political movements emerge taking advantage of a domination structure that belongs to the market, or to the cultural industry, or to the elite. The second part of this dissertation is dedicated to analyzing the importance of Literature (Antonio Candido, Vera Maria Tietzmann Silva, Jean-Paul Sartre and Paulo Freire) and its process of devaluation in Brazil, in Basic Education, currently characterized by education dynamics that most contribute to alienating students from the subject (Mirian HY Zappone). The need for Literature (although in different formats) is increasingly fulfilled by the spectacular cultural industry, which conditions societies to consume its products and philosophies. At the end of the dissertation, the reader will know how the devaluation of Literature led us to Bolsonarism.237 p.Batista, Ceila Maria FerreiraBrandão, José Eduardo Fonseca2022-08-12T13:48:44Z2022-08-12T13:48:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRANDÃO, José Eduardo Fonseca. Como a desvalorização da literatura nos conduziu ao bolsonarismo. 2022. 237 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26094CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-12T13:48:48Zoai:app.uff.br:1/26094Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-12T13:48:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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