Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vagner Corrêa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13323
Resumo: O presente trabalho trata da crise iniciada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, ocorrida em 25 de agosto de 1961. Esta crise desdobrou-se em um veto dos ministros militares à posse do vice-presidente João Goulart, que estava em viagem à China. Houve reação popular e a recusa do Congresso em aceitar o impeachment do vice-presidente e reações diversas à pressão dos ministros militares. Nesta pesquisa é abordada, a partir da ótica do Congresso Nacional, a resistência à tentativa de golpe militar e também os debates em torno da implantação do parlamentarismo como forma de solucionar a crise. São analisados os discursos dos parlamentares e demais registros dos Anais da Câmara dos Deputados e dos Diários do Congresso Nacional, confrontados com fontes da imprensa da época e com a bibliografia existente sobre o assunto. A pesquisa identifica nas posições assumidas pelos parlamentares, os elementos que levaram à resolução da crise político-militar, dentro de uma profunda discussão sobre a necessidade de se respeitar a Constituição para assegurar a democracia. Utiliza-se a metodologia da nova história política, pela qual, nas últimas décadas, a história cultural tem se tornado um referencial na história política, principalmente na produção de trabalhos acadêmicos.
id UFF-2_3f2a2e816dbb71b25e1a86d56ff42e12
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13323
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)ParlamentarismoLegalidadeAnálise do discursoConstituição, 1946Crise políticaBrasil; política e governo - 1961-1964O presente trabalho trata da crise iniciada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, ocorrida em 25 de agosto de 1961. Esta crise desdobrou-se em um veto dos ministros militares à posse do vice-presidente João Goulart, que estava em viagem à China. Houve reação popular e a recusa do Congresso em aceitar o impeachment do vice-presidente e reações diversas à pressão dos ministros militares. Nesta pesquisa é abordada, a partir da ótica do Congresso Nacional, a resistência à tentativa de golpe militar e também os debates em torno da implantação do parlamentarismo como forma de solucionar a crise. São analisados os discursos dos parlamentares e demais registros dos Anais da Câmara dos Deputados e dos Diários do Congresso Nacional, confrontados com fontes da imprensa da época e com a bibliografia existente sobre o assunto. A pesquisa identifica nas posições assumidas pelos parlamentares, os elementos que levaram à resolução da crise político-militar, dentro de uma profunda discussão sobre a necessidade de se respeitar a Constituição para assegurar a democracia. Utiliza-se a metodologia da nova história política, pela qual, nas últimas décadas, a história cultural tem se tornado um referencial na história política, principalmente na produção de trabalhos acadêmicos.116 p.NiteróiFerreira, Jorge LuizFreire, Américo Oscar GuichardMaia, Andréa Casa NovaLima, Vagner Corrêa de2020-04-17T16:02:47Z2020-04-17T16:02:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13323Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-08T13:33:54Zoai:app.uff.br:1/13323Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-08T13:33:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
title Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
spellingShingle Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
Lima, Vagner Corrêa de
Parlamentarismo
Legalidade
Análise do discurso
Constituição, 1946
Crise política
Brasil; política e governo - 1961-1964
title_short Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
title_full Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
title_fullStr Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
title_full_unstemmed Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
title_sort Debatendo a legalidade: a crise da renúncia, o congresso nacional e a solução parlamentarista (agosto/setembro de 1961)
author Lima, Vagner Corrêa de
author_facet Lima, Vagner Corrêa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Jorge Luiz
Freire, Américo Oscar Guichard
Maia, Andréa Casa Nova
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vagner Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Parlamentarismo
Legalidade
Análise do discurso
Constituição, 1946
Crise política
Brasil; política e governo - 1961-1964
topic Parlamentarismo
Legalidade
Análise do discurso
Constituição, 1946
Crise política
Brasil; política e governo - 1961-1964
description O presente trabalho trata da crise iniciada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, ocorrida em 25 de agosto de 1961. Esta crise desdobrou-se em um veto dos ministros militares à posse do vice-presidente João Goulart, que estava em viagem à China. Houve reação popular e a recusa do Congresso em aceitar o impeachment do vice-presidente e reações diversas à pressão dos ministros militares. Nesta pesquisa é abordada, a partir da ótica do Congresso Nacional, a resistência à tentativa de golpe militar e também os debates em torno da implantação do parlamentarismo como forma de solucionar a crise. São analisados os discursos dos parlamentares e demais registros dos Anais da Câmara dos Deputados e dos Diários do Congresso Nacional, confrontados com fontes da imprensa da época e com a bibliografia existente sobre o assunto. A pesquisa identifica nas posições assumidas pelos parlamentares, os elementos que levaram à resolução da crise político-militar, dentro de uma profunda discussão sobre a necessidade de se respeitar a Constituição para assegurar a democracia. Utiliza-se a metodologia da nova história política, pela qual, nas últimas décadas, a história cultural tem se tornado um referencial na história política, principalmente na produção de trabalhos acadêmicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-17T16:02:47Z
2020-04-17T16:02:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13323
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13323
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838793077620736