O papel do pedagogo na aplicação das medidas socioeducativas de meio aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daniele dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7806
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida na área da Educação com foco nas Medidas Socioeducativas implementadas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto no município de Angra dos Reis e no município de Mangaratiba, ambos municípios fazem parte da Região Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Destacamos que é de suma importância avançarmos nos debates e pesquisas sobre as Políticas socioeducativas, que por sua vez, atende um público de jovens que por várias questões se envolvem em atos infracionais. São grandes as necessidades e desafios a serem superados pelas instituições responsáveis pela execução das medidas para garantir os direitos dos jovens em conflito com a lei de acordo com o Art. 49 do SINASE. Cabe ressaltar que essas medidas são eminentemente educativas, ou seja, o processo das atividades realizadas deve ir de encontro ao previsto no Art. 100 do ECA, levando “em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário”. Neste sentido, a monografia tem como objetivo refletir sobre o papel do pedagogo na implementação da política socioeducativa, especialmente de meio aberto
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