Cubaleiros nas mídias digitais: fluxos narrativos e trânsitos identitários de cubanos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez Santos, Deborah
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24581
Resumo: A tese investiga a relação entre a mobilidade migratória e a construção de narrativas de si na cultura digital. Para tal, são analisados os fluxos narrativos tecidos por cubanos residentes no Brasil em ambiências individuais (perfis pessoais) e coletivas (grupos) no Facebook e no Whatsapp. A abordagem teórico-metodológica é construída com base na literatura dos estudos migratórios, do Sul Global e dos processos de construção identitária na cultura digital, a partir de um olhar metodológico de cunho etnográfico derivado do lugar da pesquisadora enquanto insider íntima (TAYLOR, 2011) na comunidade analisada. No trabalho, argumenta-se a centralidade da cultura digital para as mobilidades — espaciais e narrativas — de cubanos, ao ter sido identificada uma dialética entre o aumento da mobilidade de cubanos e a diversificação e individualização do consumo de internet na ilha, situação da qual derivam também o adensamento das redes transnacionais, assim como a crescente participação dos migrantes cubanos na vida pública do país. Desse modo, ao olhar especificamente para o contexto de mobilidade intrarregional Cuba-Brasil e para as práticas de uso e consumo da internet decorrentes, a tese propõe enquadrar as mídias digitais enquanto zonas midiáticas de fronteira que modulam os trânsitos identitários online dos migrantes “cubaleiros” no campo social transnacional (BASCH, GLICK-SCHILLER e SZANTON BLANC, 1994). Estes trânsitos, por sua vez, são operacionalizados no trabalho a partir das dimensões narrativas que os atravessam. Assim, conclui-se que os processos de construção identitária evidenciados nas formas narrativas dos cubaleiros nas mídias digitais decorrem de uma alorreferencialidade nutrida pelo colapso de contextos (MARWICK e boyd, 2011), que produz identidades fronteiriças no entorno transnacional Brasil-Cuba. Alinhada à perspectiva analítica anterior, na tese investiga-se também a ideia de temporalidades colapsadas enquanto resultado dos colapsos sociais nas mídias digitais, explorando para tal o agenciamento dos desarranjos temporais nas práticas narrativas da comunidade. A tese visa, assim, contribuir para a incipiente bibliografia sobre fluxos migratórios entre Cuba e Brasil, atentando para os modos através dos quais as narrativas de si se reconfiguram no contexto de deslocamento Sul-Sul.
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No trabalho, argumenta-se a centralidade da cultura digital para as mobilidades — espaciais e narrativas — de cubanos, ao ter sido identificada uma dialética entre o aumento da mobilidade de cubanos e a diversificação e individualização do consumo de internet na ilha, situação da qual derivam também o adensamento das redes transnacionais, assim como a crescente participação dos migrantes cubanos na vida pública do país. Desse modo, ao olhar especificamente para o contexto de mobilidade intrarregional Cuba-Brasil e para as práticas de uso e consumo da internet decorrentes, a tese propõe enquadrar as mídias digitais enquanto zonas midiáticas de fronteira que modulam os trânsitos identitários online dos migrantes “cubaleiros” no campo social transnacional (BASCH, GLICK-SCHILLER e SZANTON BLANC, 1994). Estes trânsitos, por sua vez, são operacionalizados no trabalho a partir das dimensões narrativas que os atravessam. Assim, conclui-se que os processos de construção identitária evidenciados nas formas narrativas dos cubaleiros nas mídias digitais decorrem de uma alorreferencialidade nutrida pelo colapso de contextos (MARWICK e boyd, 2011), que produz identidades fronteiriças no entorno transnacional Brasil-Cuba. Alinhada à perspectiva analítica anterior, na tese investiga-se também a ideia de temporalidades colapsadas enquanto resultado dos colapsos sociais nas mídias digitais, explorando para tal o agenciamento dos desarranjos temporais nas práticas narrativas da comunidade. A tese visa, assim, contribuir para a incipiente bibliografia sobre fluxos migratórios entre Cuba e Brasil, atentando para os modos através dos quais as narrativas de si se reconfiguram no contexto de deslocamento Sul-Sul.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe thesis aims at studying the relationship between migratory mobility and self-narratives creation practices in the digital culture. In order to do so, narrative flows from Cubans based in Brazil were analyzed both in individual (personal profiles) and collective (groups) ambiences in Facebook and Whatsapp. The theoretical approach was articulated based on migratory studies and Global South literature and identity construction on social media literature. The study was also oriented by the methodological perspective of ethnography, especially considering the researcher´s role of intimate insider (TAYLOR, 2011) in the community observed. Departing from this form of enquiry the thesis argues the centrality of digital culture for Cuban´s — spatial and narrative — mobilities, as it was noted a dialectic relationship between the increase in Cubans migratory fluxes and the pluralization and individualization of internet consumption in the island; context from which the densification of transnational networks and the increasing participation of the displaced subjects in the island´s public life also derives. Thus, focusing specifically in the Brazil-Cuba intraregional migratory context, and also in the internet´s uses and consumption practices that derive from such mobility context, the research intends to propose an understanding of digital media as frontier mediatic zones which modulate identity transits online of “cubaleiros” in the transnational social field (BASCH, GLICK-SCHILLER & SZANTON BLANC, 1994). Such transits are also understood through the narrative dimensions that traverse them. The study concludes that the identity construction processes observed in the cubaleiros narrative practices on digital media are related to the autoreferentiality that context collapse (MARWICK & boyd, 2011) produces online, configuring frontier identities in the Brasil-Cuba transnational context. Therefore, such analytical perspective allowed to also explore the idea of collapsed temporalities, understood as the result of context collapse on digital media which produces temporary entanglements in the community´s narrative practices. By focusing on the ways through which self-narratives are reconfigured in the South-South displacement context, the thesis intends to contribute to the incipient literature about Cuba and Brazil migratory relationship nowadays.211f.NiteróiPolivanov, BeatrizBarros, CarlaCogo, DeniseElHajji, MohammedZanforlin, Sofiahttp://lattes.cnpq.br/7214751933284110Rodríguez Santos, Deborah2022-02-17T16:22:08Z2022-02-17T16:22:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24581Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-17T16:22:12Zoai:app.uff.br:1/24581Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:53.251752Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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