Elaboração de uma tecnologia educacional a partir dos impactos objetivos e subjetivos na qualidade de vida dos cuidadores de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Dayana Feital
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25166
Resumo: Estamos vivendo em um momento onde há uma transição demográfica, que é explicada pelo aumento da expectativa de vida devido aos avanços na área da saúde, e a redução da taxa de fecundidade sendo esta causada pela mudança da dinâmica familiar, principalmente do papel da mulher onde ela deixa de ser somente a cuidadora do lar e passa a ser a provedora do sustento da casa. O papel do cuidador na sociedade torna-se cada vez mais importante na medida em que a demanda por este cuidado ou serviço aumenta. Ao assumir os cuidados com o idoso, o cuidador imagina ser capaz de realizá-los, mas com o passar do tempo ele começa a se descuidar das suas necessidades pessoais, simultaneamente ao processo gradativo de envelhecimento do idoso, que exige cada vez mais atenção e demanda do cuidador, e com isso o mesmo passa a exigir cada vez mais atenção e demandas do cuidador. Sendo assim, esse estudo teve como objeto: impactos objetivos e subjetivos do cuidado ao idoso na qualidade de vida, sofridos pelos cuidadores e o papel educacional do enfermeiro. Os objetivos foram: identificar os impactos objetivos e subjetivos que intervêm na qualidade de vida do Cuidador de Idosos através da Escala SF-36, descrevê-los a partir da fala dos cuidadores e elaborar uma tecnologia educacional com estratégias que minimizem esses impactos que interferem na qualidade de vida deles. Método: Pesquisa descritiva, transversal de abordagem quanti-qualitativa realizada com 120 cuidadores de idosos que se adequaram aos critérios de inclusão que foram: ser cuidador formal e familiar, idade superior a 18 anos, ambos os gêneros, com escolaridade acima de quatro anos e que realizem o cuidado a mais de 6 meses, os critérios de exclusão foram: analfabetismo e presença de dificuldade visual e auditiva. A pesquisa foi realizada em dois campos: o Centro de Atenção à Saúde do idoso e seus cuidadores (CASIC) e o Centro Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), a pesquisa foi realizada em três etapas: na primeira etapa foram coletados os dados referentes à caracterização sociodemográfica e de saúde do cuidador, na segunda etapa foi aplicada a Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida (SF-36) a esse cuidador e na terceira etapa elaborado uma tecnologia educacional visando favorecer a qualidade de vida de cuidadores de idosos. A análise dos resultados qualitativos foi realizada a partir do programa Statiscal Package for the Social Science versão 22.0 e os dados quantitativos foi analisado pelo programa Iramuteq. Resultados: Através dessa pesquisa, podemos inferir que a maioria dos cuidadores dessa pesquisa são do sexo feminino, com idade inferior a 60 anos, escolaridade mediana, do tipo familiar e que residem com o idoso. Além disso, podemos destacar o crescimento do número de idosos que cuidam de idosos, percebemos também que há uma grande vontade por parte dos cuidadores em melhorar o cuidado prestado, porém muitas vezes eles não sabem a quem recorrer e de que forma eles podem fazer isso. A partir disso, foi elaborada uma tecnologia educacional, de fácil leitura e visualização, para os cuidadores de idosos
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Ao assumir os cuidados com o idoso, o cuidador imagina ser capaz de realizá-los, mas com o passar do tempo ele começa a se descuidar das suas necessidades pessoais, simultaneamente ao processo gradativo de envelhecimento do idoso, que exige cada vez mais atenção e demanda do cuidador, e com isso o mesmo passa a exigir cada vez mais atenção e demandas do cuidador. Sendo assim, esse estudo teve como objeto: impactos objetivos e subjetivos do cuidado ao idoso na qualidade de vida, sofridos pelos cuidadores e o papel educacional do enfermeiro. Os objetivos foram: identificar os impactos objetivos e subjetivos que intervêm na qualidade de vida do Cuidador de Idosos através da Escala SF-36, descrevê-los a partir da fala dos cuidadores e elaborar uma tecnologia educacional com estratégias que minimizem esses impactos que interferem na qualidade de vida deles. Método: Pesquisa descritiva, transversal de abordagem quanti-qualitativa realizada com 120 cuidadores de idosos que se adequaram aos critérios de inclusão que foram: ser cuidador formal e familiar, idade superior a 18 anos, ambos os gêneros, com escolaridade acima de quatro anos e que realizem o cuidado a mais de 6 meses, os critérios de exclusão foram: analfabetismo e presença de dificuldade visual e auditiva. A pesquisa foi realizada em dois campos: o Centro de Atenção à Saúde do idoso e seus cuidadores (CASIC) e o Centro Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), a pesquisa foi realizada em três etapas: na primeira etapa foram coletados os dados referentes à caracterização sociodemográfica e de saúde do cuidador, na segunda etapa foi aplicada a Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida (SF-36) a esse cuidador e na terceira etapa elaborado uma tecnologia educacional visando favorecer a qualidade de vida de cuidadores de idosos. A análise dos resultados qualitativos foi realizada a partir do programa Statiscal Package for the Social Science versão 22.0 e os dados quantitativos foi analisado pelo programa Iramuteq. Resultados: Através dessa pesquisa, podemos inferir que a maioria dos cuidadores dessa pesquisa são do sexo feminino, com idade inferior a 60 anos, escolaridade mediana, do tipo familiar e que residem com o idoso. Além disso, podemos destacar o crescimento do número de idosos que cuidam de idosos, percebemos também que há uma grande vontade por parte dos cuidadores em melhorar o cuidado prestado, porém muitas vezes eles não sabem a quem recorrer e de que forma eles podem fazer isso. A partir disso, foi elaborada uma tecnologia educacional, de fácil leitura e visualização, para os cuidadores de idososWe are living in a moment where there is a demographic transition, which is explained by the increase in life expectancy due to the advances in the health area, and the reduction of the fertility rate being caused by the change in family dynamics, especially the role of the woman where She ceases to be just the caretaker of the home and becomes the provider of the household. The role of the caregiver in society becomes increasingly important as the demand for this care or service increases. In taking care of the elderly, the caregiver imagines being able to perform them, but over time he begins to neglect his personal needs, simultaneously with the gradual aging process of the elderly, which demands more and more attention and Demand of the caregiver, and with that the same one demands more and more attention and demands of the caregiver. Therefore, this study had as objective: objective and subjective impacts of care for the elderly on the quality of life suffered by caregivers and the educational role of nurses. The objectives were: to identify the objective and subjective impacts that intervene in the quality of life of the Elderly Caregiver through the SF-36 Scale, to describe them from the speech of the caregivers and to elaborate an educational technology with strategies that minimize those impacts that interfere in the Quality of life. Method: Descriptive, cross-sectional research of a quantitative-qualitative approach carried out with 120 caregivers of the elderly who fit the inclusion criteria: being a formal and family caregiver, older than 18 years of age, both genders, with schooling over four years and Who underwent care for more than 6 months, the exclusion criteria were: illiteracy and the presence of visual and hearing difficulties. The research was carried out in two fields: the Center for Health Care of the elderly and their caregivers (CASIC) and the Center for Study and Research on Aging (CEPE). The research was carried out in three stages: To the socio-demographic and health characterization of the caregiver, in the second stage the Brazilian Version of the Quality of Life Questionnaire (SF-36) was applied to this caregiver and in the third stage, an educational technology was developed to improve the quality of life of caregivers of the elderly. The analysis of the qualitative results was carried out from the program Statiscal Package for the Social Science version 22.0 and the quantitative data was analyzed by the Iramuteq program. Through this research, we can infer that the majority of the caregivers of this research are female, with less than 60 years of age, average schooling, family type and who live with the elderly. In addition, we can highlight the growth in the number of elderly caregivers, we also noticed that there is a great willingness on the part of caregivers to improve care, but often they do not know who to turn to and how they can do it . From this, an educational technology, easy to read and visualize, was developed for caregivers of the elderly73 f.Sá, Selma Petra Chaveshttp://lattes.cnpq.br/3441346855558773Lago, Edith Lucia Mendeshttp://lattes.cnpq.br/8513698194577054Pinheiro, Fernanda M.http://lattes.cnpq.br/9001863390387418Pimentel, Dayana Feital2022-06-10T12:37:59Z2022-06-10T12:37:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIMENTEL, Dayana Feital. Elaboração de uma tecnologia educacional a partir dos impactos objetivos e subjetivos na qualidade de vida dos cuidadores de idosos . 2017. 73 f. 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